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Estrutura Organizacional ORGANOGRAMA É a representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos,

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Apresentação em tema: "Estrutura Organizacional ORGANOGRAMA É a representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos,"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura Organizacional ORGANOGRAMA É a representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos, seus níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles.

2 ORGANOGRAMA Princípios básicos a serem obedecidos: SIMPLICIDADE - O organograma deve apresentar apenas os elementos essenciais à compreensão da estrutura organizacional. PADRONIZAÇÃO – Uniformidade e coerência. ATUALIZAÇÃO - Retrata a realidade da organização em determinado momento.

3 EXEMPLO DE UM ORGANOGRAMA TÍPICO GERÊNCIA GERAL Assessoria Jurídica Auditoria Gerência de Pessoal Gerência de Produção Gerência de Marketing Gerência de Finanças Autoridade de linha ou hierárquica Autoridade funcional (ou normativa, ou técnica) Autoridade de fiscalização

4 Organograma: regras básicas No alto da folha do organograma deve constar obrigatoriamente o nome da organização. O retângulo representa a fração organizacional e também o cargo gerencial, administrativo, de liderança. A representação gráfica dos retângulos pode ser nos dois sentidos: horizontal e vertical. Havendo siglas, elas devem ser explicitadas na legenda. A linha contínua é a linha de autoridade hierárquica (vertical) e de coordenação (horizontal)

5 Organograma: regras básicas O organograma deve ser feito por grupamento de unidades, partindo das unidades de direção, assessoramento até as de cunho operacional. Unidades de mesma nomenclatura (divisões, departamentos, superintendências etc.) deve estar sempre na mesma linha horizontal. Deve ser obedecida a ordem alfabética de entrada por grupamento semelhante de unidades.

6 ORGANOGRAMAS Os retângulos representativos dos órgãos contém: O NOME DO ÓRGÃO Seção de Compras Pode-se incluir também o nome do chefe do órgão Seção de Compras Chefe: A. RAMOS

7 INFORMAÇÕES ADICIONAIS NO ORGANOGRAMA A sigla do órgão: Outra forma de apresentar o centro de custo: Seção de Compras Seção de Compras SECOM Seção de Compras SECOM

8 INFORMAÇÕES ADICIONAIS NO ORGANOGRAMA Inclusão do efetivo do órgão: Seção de Compras Chefe: A. RAMOS 25 Inclusão do centro de custo do órgão: Seção de Compras Chefe: A. RAMOS

9 ORGANOGRAMA CONTENDO O QUANTITATIVO DE CADA CARGO NO ÓRGÃO SETOR DE CONTABILIDADE 1 Contador Chefe 2 Contadores 2 Subcontadores 8 Conferentes 13 Auxiliares de contabilidade 4 digitadores

10 EXEMPLO DE TAMANHOS IDEAIS DE RETÂNGULOS NO ORGANOGRAMA

11 ORGANOGRAMAS COM AS ATIVIDADES MEIOS SEPARADAS DAS ATIVIDADES FINS DIRETOR EXECUTIVO Serviço de Pessoal Serviço de Finanças Serviço de Suprimento Serviço de Jurídico Divisão Industrial Divisão Comercial FINS MEIOS

12 ESPESSURA DAS LINHAS HIERÁRQUICAS E DAS LINHAS DOS PERÍMETROS DOS RETÂNGULOS Mais adequadoMenos adequado

13 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE ORGANOGRAMAS COM POUCO ESPAÇO NO PAPEL Depto. Pessoal Seção de Seleção Seção de Treinamento Seção de Registros Mais adequadaMenos adequada

14 FORMAS DE REPRESENTAÇÃO EM RASCUNHO Departamento de Suprimentos Divisão de Estoques Divisão de Compras Divisão de Transportes Divisão de Distribuição Setor de Matérias-primas Setor de Lubrificantes Setor de Materiais Diversos

15 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE ÓRGÃOS EM VIA DE CRIAÇÃO GERÊNCIA DE MARKETING Filial Sudeste Filial Sul Filial Nordeste Filial Centro-oeste

16 ORGANOGRAMA CIRCULAR

17

18 ORGANOGRAMAS VANTAGENS: Os organogramas facilitam: Identificação de deficiências na organização Coordenação e comunicação Definição de responsabilidades Integração e treinamento

19 ORGANOGRAMAS DESVANTAGENS: Os organogramas facilitam: A formalização fixa situações que, com o tempo podem tornar-se inadequadas; Os organogramas não mostram toda a estrutura organizacional.

20 O QUE OS ORGANOGRAMAS INDICAM OS ÓRGÃOS - A divisão do trabalho em unidades, a natureza das atividades executadas e a forma pela qual elas foram grupadas. AS PRINCIPAIS RELAÇÕES FORMAIS – isto é, quem é superior de quem. As linhas representam as relações superior- subordinado, com seu fluxo implícito de ordens, prestações de contas e delegações. Os níveis hierárquicos são definidos, até certo ponto, pelos títulos dos órgãos.

21 O QUE O ORGANOGRAMA PERMITE ANALISAR DEFICIÊNCIAS DA ESTRUTURA: Superposições, duplicações e lacunas de atribuições; Excesso de níveis hierárquicos; Excesso de subordinados para um mesmo chefe; Subordinações inadequadas; Subordinações múltiplas. É sempre mais fácil ignorar deficiências quando elas não estão explícitas.

22 O QUE OS ORGANOGRAMAS NÃO INDICAM As relações de prestações de serviços; As diferenças de grau de autoridade e influência entre as pessoas que aparecem no organograma no mesmo nível; As linhas de comunicação - nas quais se apóia o trabalho das pessoas. A rede de comunicações é tão intrincada que seria impossível representá-la graficamente; A organização informal.

23 A Comunicação no Organograma Comunicação Formal Informação Normas e instruções Esforços de coordenação Presidente Vice Presidente Gerente


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