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Estrutura Organizacional
ORGANOGRAMA É a representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos, seus níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles.
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Princípios básicos a serem obedecidos:
ORGANOGRAMA Princípios básicos a serem obedecidos: SIMPLICIDADE - O organograma deve apresentar apenas os elementos essenciais à compreensão da estrutura organizacional. PADRONIZAÇÃO – Uniformidade e coerência. ATUALIZAÇÃO - Retrata a realidade da organização em determinado momento.
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EXEMPLO DE UM ORGANOGRAMA TÍPICO
GERÊNCIA GERAL Assessoria Jurídica Auditoria Gerência de Pessoal Gerência de Produção Gerência de Marketing Gerência de Finanças Autoridade de linha ou hierárquica Autoridade funcional (ou normativa, ou técnica) Autoridade de fiscalização
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Organograma: regras básicas
No alto da folha do organograma deve constar obrigatoriamente o nome da organização. O retângulo representa a fração organizacional e também o cargo gerencial, administrativo, de liderança. A representação gráfica dos retângulos pode ser nos dois sentidos: horizontal e vertical. Havendo siglas, elas devem ser explicitadas na legenda. A linha contínua é a linha de autoridade hierárquica (vertical) e de coordenação (horizontal)
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Organograma: regras básicas
O organograma deve ser feito por grupamento de unidades, partindo das unidades de direção, assessoramento até as de cunho operacional. Unidades de mesma nomenclatura (divisões, departamentos, superintendências etc.) deve estar sempre na mesma linha horizontal. Deve ser obedecida a ordem alfabética de entrada por grupamento semelhante de unidades.
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ORGANOGRAMAS Os retângulos representativos dos órgãos contém:
O NOME DO ÓRGÃO Seção de Compras Pode-se incluir também o nome do chefe do órgão Seção de Compras Chefe: A. RAMOS
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS NO ORGANOGRAMA
A sigla do órgão: Seção de Compras SECOM Seção de Compras SECOM Outra forma de apresentar o centro de custo: Seção de Compras
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS NO ORGANOGRAMA
Inclusão do efetivo do órgão: Seção de Compras Chefe: A. RAMOS 25 Inclusão do centro de custo do órgão: Seção de Compras Chefe: A. RAMOS 25
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ORGANOGRAMA CONTENDO O QUANTITATIVO DE CADA CARGO NO ÓRGÃO
SETOR DE CONTABILIDADE 1 Contador Chefe 2 Contadores 2 Subcontadores 8 Conferentes 13 Auxiliares de contabilidade 4 digitadores
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EXEMPLO DE TAMANHOS IDEAIS DE RETÂNGULOS NO ORGANOGRAMA
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ORGANOGRAMAS COM AS ATIVIDADES MEIOS SEPARADAS DAS ATIVIDADES FINS
DIRETOR EXECUTIVO MEIOS Serviço de Pessoal Serviço de Finanças Serviço de Suprimento Serviço de Jurídico Divisão Industrial Divisão Comercial FINS
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ESPESSURA DAS LINHAS HIERÁRQUICAS E DAS LINHAS DOS PERÍMETROS DOS RETÂNGULOS
Mais adequado Menos adequado
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REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE ORGANOGRAMAS COM POUCO ESPAÇO NO PAPEL
Depto. Pessoal Seção de Seleção Seção de Treinamento Seção de Registros Mais adequada Menos adequada Menos adequada
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FORMAS DE REPRESENTAÇÃO EM RASCUNHO
Divisão de Estoques Setor de Matérias-primas Divisão de Compras Departamento de Suprimentos Setor de Lubrificantes Divisão de Transportes Setor de Materiais Diversos Divisão de Distribuição
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REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE ÓRGÃOS EM VIA DE CRIAÇÃO
GERÊNCIA DE MARKETING Filial Sudeste Filial Sul Filial Nordeste Filial Centro-oeste
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ORGANOGRAMA CIRCULAR
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Os organogramas facilitam:
VANTAGENS: Os organogramas facilitam: Identificação de deficiências na organização Coordenação e comunicação Definição de responsabilidades Integração e treinamento
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Os organogramas facilitam:
DESVANTAGENS: Os organogramas facilitam: A formalização fixa situações que, com o tempo podem tornar-se inadequadas; Os organogramas não mostram toda a estrutura organizacional.
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O QUE OS ORGANOGRAMAS INDICAM
OS ÓRGÃOS - A divisão do trabalho em unidades, a natureza das atividades executadas e a forma pela qual elas foram grupadas. AS PRINCIPAIS RELAÇÕES FORMAIS – isto é, quem é superior de quem. As linhas representam as relações superior-subordinado, com seu fluxo implícito de ordens, prestações de contas e delegações. Os níveis hierárquicos são definidos, até certo ponto, pelos títulos dos órgãos.
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O QUE O ORGANOGRAMA PERMITE ANALISAR DEFICIÊNCIAS DA ESTRUTURA:
Superposições, duplicações e lacunas de atribuições; Excesso de níveis hierárquicos; Excesso de subordinados para um mesmo chefe; Subordinações inadequadas; Subordinações múltiplas. É sempre mais fácil ignorar deficiências quando elas não estão explícitas.
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O QUE OS ORGANOGRAMAS NÃO INDICAM
As relações de prestações de serviços; As diferenças de grau de autoridade e influência entre as pessoas que aparecem no organograma no mesmo nível; As linhas de comunicação - nas quais se apóia o trabalho das pessoas. A rede de comunicações é tão intrincada que seria impossível representá-la graficamente; A organização informal.
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A Comunicação no Organograma
Comunicação Formal Presidente Informação Normas e instruções Vice Presidente Vice Presidente Gerente Gerente Gerente Gerente Esforços de coordenação
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