A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller O que é Controladoria ? O que é Controladoria ? É a unidade administrativa dentro da empresa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller O que é Controladoria ? O que é Controladoria ? É a unidade administrativa dentro da empresa."— Transcrição da apresentação:

1 Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller O que é Controladoria ? O que é Controladoria ? É a unidade administrativa dentro da empresa que, através da Ciência Contábil e do Sistema de Informação de Controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa. (Padoveze) É a unidade administrativa dentro da empresa que, através da Ciência Contábil e do Sistema de Informação de Controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa. (Padoveze)

2 Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller 1)Missão da Controladoria: a) assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados (Catelli). b) Dar suporte à gestão de negócios da empresa, de modo a assegurar que esta atinja seus objetivos, cumprindo assim sua missão (Peleias) c) Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia empresarial, nunca é uma posição passiva, mas ativa, sabendo da responsabilidade que tem a controladoria de fazer acontecer o planejado.

3 O Controller e suas funções: Controller: é o principal executivo da área de contabilidade administrativa. Controller: é o principal executivo da área de contabilidade administrativa. O Controller deve realmente controlar a empresa, através de relatórios, interpretando dados pertinentes, deve exercer uma força ou influência ou projetar uma atitude que impele a administração rumo a decisões lógicas e compatíveis com os objetivos da empresa (Horngren). O Controller deve realmente controlar a empresa, através de relatórios, interpretando dados pertinentes, deve exercer uma força ou influência ou projetar uma atitude que impele a administração rumo a decisões lógicas e compatíveis com os objetivos da empresa (Horngren).

4 O Controller e suas funções: Função de planejamento Função de planejamento Função de controle Função de controle Função de reporte Função de reporte Função Contábil Função Contábil

5 O Controller e suas funções: Em resumo: Em resumo: A Controladoria é a grande responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização da gestão de negócios das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção de sistemas de informação que dêem suporte ao processo de planejamento e controle (Peleias)

6 A Controladoria na Organização Presidente Vice-Presidente Diretor de Produção Vice-Presidente Diretor Adm / Financeiro CONTROLLERTESOUREIRO Vice-Presidente Diretor de Comercialização

7 O papel do Controller: Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais. Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais. Apoio aos demais gestores Apoio aos demais gestores Influência Influência Persuasão Persuasão Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área. Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área.

8 Estrutura da Controladoria A responsabilidade da controladoria é ser responsável pelo sistema de informação contábil gerencial da empresa e sua função é assegurar o resultado da companhia. A responsabilidade da controladoria é ser responsável pelo sistema de informação contábil gerencial da empresa e sua função é assegurar o resultado da companhia. Dividimos em duas grandes áreas: Dividimos em duas grandes áreas: Área contábil e fiscal. Área contábil e fiscal. Área de planejamento e controle. Área de planejamento e controle.

9 Organograma Relação com Investidores Relação com Investidores Sistema de Informação Gerencial Sistema de Informação Gerencial Auditoria Interna Auditoria Interna Planejamento e Controle Planejamento e Controle Escrituração Escrituração

10 Planejamento e Controle Orçamento, Projeções e Análise de Investimentos Orçamento, Projeções e Análise de Investimentos Contabilidade de Custos Contabilidade de Custos Contabilidade por Responsabilidade Contabilidade por Responsabilidade Acompanhamento do Negócio e Estudos Especiais. Acompanhamento do Negócio e Estudos Especiais.

11 Escrituração Contabilidade Societária Contabilidade Societária Controle Patrimonial Controle Patrimonial Contabilidade Tributária Contabilidade Tributária

12 Auditoria Interna Está ligado essencialmente ao controle interno, cabe ao administrador, através de seus conceitos, sistemas e procedimentos, avaliar permanentemente a aderência das pessoas, setores, departamentos e atividades ao perfeito cumprimento das normas, instruções e procedimentos constantes ao sistema de controle interno da Cia. Está ligado essencialmente ao controle interno, cabe ao administrador, através de seus conceitos, sistemas e procedimentos, avaliar permanentemente a aderência das pessoas, setores, departamentos e atividades ao perfeito cumprimento das normas, instruções e procedimentos constantes ao sistema de controle interno da Cia.

13 Controle Interno Objetivos na implantação do Controle Interno Objetivos na implantação do Controle Interno Proteger o patrimônio empresarial Proteger o patrimônio empresarial Aumentar a exatidão, fidelidade e a tempestividade dos relatórios contábeis. Aumentar a exatidão, fidelidade e a tempestividade dos relatórios contábeis. Auxiliar a Administração na condução eficiente e ordenada dos negócios. Auxiliar a Administração na condução eficiente e ordenada dos negócios. Promover e avaliar a eficiência operacional de todos os aspectos das atividades empresariais. Promover e avaliar a eficiência operacional de todos os aspectos das atividades empresariais. Comunicar as diretrizes administrativas e estimular o seu cumprimento. Comunicar as diretrizes administrativas e estimular o seu cumprimento.

14 Controle Interno Importância do Controle Interno Importância do Controle Interno Gerar relatórios e informações para o controle eficiente das operações e transações da empresa. Gerar relatórios e informações para o controle eficiente das operações e transações da empresa. Procedimentos, critérios e ações que garantam a responsabilidade Administrativa, para garantir os Ativos da empresa e pela prevenção contra o mau uso dos recursos. Procedimentos, critérios e ações que garantam a responsabilidade Administrativa, para garantir os Ativos da empresa e pela prevenção contra o mau uso dos recursos. Procedimentos, critérios e ações que permitam a melhor proteção que a empresa possa ter contra as falhas humanas intencionais ou não. Procedimentos, critérios e ações que permitam a melhor proteção que a empresa possa ter contra as falhas humanas intencionais ou não.

15 Controle Interno Princípios de Controle Interno Princípios de Controle Interno Clara delegação de autoridade. Clara delegação de autoridade. A Execução das transações deve ser segregada de seu registro contábil. A Execução das transações deve ser segregada de seu registro contábil. As transações somente devem ser realizadas mediante autorização. As transações somente devem ser realizadas mediante autorização. As transações devem ter lastro em documento hábil, amparado segundo os procedimentos e autorizações. As transações devem ter lastro em documento hábil, amparado segundo os procedimentos e autorizações. Nunca o mesmo funcionário deve ter todo o ciclo operacional da transação sob seu controle Nunca o mesmo funcionário deve ter todo o ciclo operacional da transação sob seu controle

16 Estrutura Administrativa Gestão de Recursos Humanos Gestão de Recursos Humanos Gestão da Tecnologia de Informação Gestão da Tecnologia de Informação Gestão de Suprimentos ou Compras Gestão de Suprimentos ou Compras Gestão de Logística Gestão de Logística Administração Geral Administração Geral

17 Gestão de Recursos Humanos É bastante distinta da Atividade de Controladoria, mas no plano geral dos recursos humanos, os conceitos da empresa sobre estes recursos, decorrente de suas culturas e valores, deve ser monitorado de forma centralizada, sob pena de se criarem privilégios dentro das empresas.

18 Gestão da Tecnologia de Informação Cabe ao controller nesta área ser ou não o gestor do sistema dependendo do porte da empresa. Cabe ao controller nesta área ser ou não o gestor do sistema dependendo do porte da empresa. O importante é que estará sob sua responsabilidade o comando do sistema de informação de Controladoria. O importante é que estará sob sua responsabilidade o comando do sistema de informação de Controladoria.

19 Gestão de Suprimentos ou Compras Cabe ao controller nesta área ser ou não o gestor do sistema dependendo do porte da empresa. Cabe ao controller nesta área ser ou não o gestor do sistema dependendo do porte da empresa. Por exemplo em algumas empresas – um especialista fica com a administração da área de compras e a administração geral dos estoques, com a Controladoria. Por exemplo em algumas empresas – um especialista fica com a administração da área de compras e a administração geral dos estoques, com a Controladoria.

20 Gestão de Logística Logística hoje baseia-se na procura dos melhores processos de transporte, manuseio e distribuição, objetivando a otimização de seus custos. Logística hoje baseia-se na procura dos melhores processos de transporte, manuseio e distribuição, objetivando a otimização de seus custos. Transporte de MP e Componentes Transporte de MP e Componentes Transporte Interno de Materiais e produtos Transporte Interno de Materiais e produtos Distribuição dos Produtos Finais Distribuição dos Produtos Finais Integração da cadeia de suprimentos Integração da cadeia de suprimentos Integração da cadeia de distribuição Integração da cadeia de distribuição Integração das cadeias de suprimentos, transporte interno e distribuição. Integração das cadeias de suprimentos, transporte interno e distribuição. Escolha dos processos adequados para as integrações Escolha dos processos adequados para as integrações Monitoramento informático dos processos de transporte e manuseio de entradas e saídas materiais Monitoramento informático dos processos de transporte e manuseio de entradas e saídas materiais

21 Administração Geral Principais ciclos: Principais ciclos: Compras ao pagamento Compras ao pagamento Pedido ao recebimento Pedido ao recebimento Produção à venda Produção à venda Recursos humanos Recursos humanos

22 Fundamentos para implantação de uma Controladoria 1º) Diagnóstico sobre a empresa 1º) Diagnóstico sobre a empresa a) Estrutura organizacional a) Estrutura organizacional b) Unidade de negócios / processos operacionais b) Unidade de negócios / processos operacionais c) Produtos e Serviços; linhas de produtos c) Produtos e Serviços; linhas de produtos d) Eventos econômicos d) Eventos econômicos e) Tecnologia e sistemas de informação e) Tecnologia e sistemas de informação

23 Fundamentos para implantação de uma Controladoria 2º) Áreas a serem Atendidas 2º) Áreas a serem Atendidas a) A empresa a) A empresa b) As divisões ou Unidades de negócios b) As divisões ou Unidades de negócios c) Os Departamentos c) Os Departamentos d) Os produtos e serviços d) Os produtos e serviços e) As Atividades e) As Atividades f) As Transações f) As Transações

24 Fundamentos para implantação de uma Controladoria 3º) Estruturação do Sistema Contábil Tradicional 3º) Estruturação do Sistema Contábil Tradicional a) Relatórios Básicos a) Relatórios Básicos b) Plano de Contas fiscal e Gerencial b) Plano de Contas fiscal e Gerencial c) Flexibilidade – flexível, íntegra e precisa. c) Flexibilidade – flexível, íntegra e precisa. d) Análise e Orçamento – sempre integrados. d) Análise e Orçamento – sempre integrados.

25 Fundamentos para implantação de uma Controladoria 4º) Estruturação do Sistema Contábil Gerencial 4º) Estruturação do Sistema Contábil Gerencial a) Sistemas de Custo, Preços de venda. a) Sistemas de Custo, Preços de venda. b) Contabilidade por Responsabilidade e Unidade do Negócio; b) Contabilidade por Responsabilidade e Unidade do Negócio; c) Orçamentos e Projeções; c) Orçamentos e Projeções; d) Informações para a Estratégia; d) Informações para a Estratégia; e) Gestão Tributária. e) Gestão Tributária.

26 Pergunta: Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades. Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades.


Carregar ppt "Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller O que é Controladoria ? O que é Controladoria ? É a unidade administrativa dentro da empresa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google