A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de."— Transcrição da apresentação:

1 MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados.

2 Controller Aplica-se a diversos cargos na área de contabilidade, cujo nível e responsabilidades variam de uma empresa para outra. Aplica-se a diversos cargos na área de contabilidade, cujo nível e responsabilidades variam de uma empresa para outra. Principal executivo da área de contabilidade administrativa Principal executivo da área de contabilidade administrativa

3 Funcões do controller Planejamento e Controle; Planejamento e Controle; Relatórios Internos; Relatórios Internos; Avaliação e Consultoria; Avaliação e Consultoria; Relatórios externos; Relatórios externos; Proteção dos Ativos; Proteção dos Ativos; Avaliação Econômica. Avaliação Econômica.

4 Controladoria É a grande responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização da gestão de negócios das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção de sistemas de informação que dêem suporte ao processo de planejamento e controle.

5 Controller É uma posição de apoio incluído na alta administraçãoda empresa; É uma posição de apoio incluído na alta administraçãoda empresa; Responsável por todo o processamento da informação contábil da organização; Responsável por todo o processamento da informação contábil da organização; Deve responder ao diretor ou vice- presidente administrativo e financeiro, e tem suas funções diferenciadas do responsãvel pela aplicação e captação de recursos, que denomina de tesoureiro; Deve responder ao diretor ou vice- presidente administrativo e financeiro, e tem suas funções diferenciadas do responsãvel pela aplicação e captação de recursos, que denomina de tesoureiro;

6 Controladoria e Tesouraria A posição do controller se encontra separada do responsável pela tesouraria, pois esta é uma atividade de linha operacional, que basicamente tem como função o suprimento de recursos para as demais atividades desenvolvidas internamente na companhia, atividade essa que deve ser avaliada igualmente às demais pela Controladoria. A posição do controller se encontra separada do responsável pela tesouraria, pois esta é uma atividade de linha operacional, que basicamente tem como função o suprimento de recursos para as demais atividades desenvolvidas internamente na companhia, atividade essa que deve ser avaliada igualmente às demais pela Controladoria.

7 CONTROLADORIA E TESOURARIA FINANÇAS RECURSOS PARA AS ATIVIDADES PESQUISA E DESENVOLVIMENTO COMPRAS E ESTOCAGENSVENDAS E PRODUÇÃO

8 Controladoria Caracteriza-se como uma atividade operacional, e, portanto de linha, não sendo entendida como órgão de staff. Caracteriza-se como uma atividade operacional, e, portanto de linha, não sendo entendida como órgão de staff.

9 Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. A busca por um novo estilo organizacional para atender as crescentes necessidades de eficiência das empresas, impulsionou a criação desse estilo que busca especializar as áreas da organização para que os esforços dos colaboradores tenham foco em tarefas específicas. Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados

10 MISSÃO CONTROLADORIA Como asseguradora da eficácia empresarial, é uma atividade absolutamente comprometida com os resultados da entidade, e, portanto, sua atuação é operacional. Como asseguradora da eficácia empresarial, é uma atividade absolutamente comprometida com os resultados da entidade, e, portanto, sua atuação é operacional.

11 MISSÃO DA CONTROALDORIA Missão-suportar todo o processo de gestão empresarial por intermédio de seu sistema de informação, que é um sistema de apoio à gestão. Missão-suportar todo o processo de gestão empresarial por intermédio de seu sistema de informação, que é um sistema de apoio à gestão.

12 Sistema de Informação de Controladoria É integrado com os sistemas operacionais e tem como características essencial a mensuração econômica das operações para planejamento, controle e avaliação dos resultados e desempenho dos gestores das áreas de responsabilidade. É integrado com os sistemas operacionais e tem como características essencial a mensuração econômica das operações para planejamento, controle e avaliação dos resultados e desempenho dos gestores das áreas de responsabilidade.

13 INFLUÊNCIA E PERSUASÃO O controle pode e deve exercer influência junto aos demais gestores, e o faz pelo conhecimento da ciência da gestão econômica. O controle pode e deve exercer influência junto aos demais gestores, e o faz pelo conhecimento da ciência da gestão econômica. O conhecimento da empresa como um todo e o conjunto dos planos de ação, associados ao conhecimento científicoda administração econômica, permitem ao profissional da Controladoria exercer um papel influenciador. O conhecimento da empresa como um todo e o conjunto dos planos de ação, associados ao conhecimento científicoda administração econômica, permitem ao profissional da Controladoria exercer um papel influenciador.

14 INFLÊNCIA E PERSUASÃO A persuasão é fundamental para a influência e é uma característica pessoal que deve ser desenvolvida pelo controller. A persuasão é fundamental para a influência e é uma característica pessoal que deve ser desenvolvida pelo controller.

15 Papel do controller Monitoramento do plano de ação da empresa, fazendo a avaliação coordenada da atuação de todos os gestores, sempre com foco no desempenho e resultados, global e setorial. Monitoramento do plano de ação da empresa, fazendo a avaliação coordenada da atuação de todos os gestores, sempre com foco no desempenho e resultados, global e setorial. OBS: O controller não é responsável pelo alcance dos resultados planejados. OBS: O controller não é responsável pelo alcance dos resultados planejados. Os gestores que são responsáveis pela geração de resultado de cada uma de suas áreas. Os gestores que são responsáveis pela geração de resultado de cada uma de suas áreas.

16 Pode-se resumir o papel do controller: Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais; Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais; Apoio aos demais gestores; Apoio aos demais gestores; Influência; Influência; Persuasão; Persuasão; Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área. Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área.

17 ESTRUTURA DA CONTROLADORIA Área contábil e fiscal: responsável pelas informações societárias, fiscais e funções de guarda de ativos, tais como:demonstrativos a serem publicados, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários etc. Área contábil e fiscal: responsável pelas informações societárias, fiscais e funções de guarda de ativos, tais como:demonstrativos a serem publicados, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários etc.

18 ESTRUTURA DA CONTROLADORIA Área de planejamento e controle: que incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos, e a contabilidade por responsabilidade. Área de planejamento e controle: que incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos, e a contabilidade por responsabilidade.

19 QUESTÃO TRIBUTÁRIA Além da apuração dos tributos e o monitoramento das relações com as autoridades tributárias, impõe-se também um modelo de gestão antecipatório, objetivando a otimização da carga tributária, de gestão e planejamento tributário.Assim, alocamos na área contábil e fiscal a apuração tributária e na área de planejamento e controle, a gestão tributária Além da apuração dos tributos e o monitoramento das relações com as autoridades tributárias, impõe-se também um modelo de gestão antecipatório, objetivando a otimização da carga tributária, de gestão e planejamento tributário.Assim, alocamos na área contábil e fiscal a apuração tributária e na área de planejamento e controle, a gestão tributária

20 CONTROLE INTERNO É um conjunto de normas, procedimentos, instrumentos e ações adotados de forma sistêmica pelas empresas que devem estar em constante evolução, assegurando o atingimento dos resultados conforme objetivos preestabelecidos, protegendo o patrimônio e garantindo transparência às operações. É um conjunto de normas, procedimentos, instrumentos e ações adotados de forma sistêmica pelas empresas que devem estar em constante evolução, assegurando o atingimento dos resultados conforme objetivos preestabelecidos, protegendo o patrimônio e garantindo transparência às operações.

21 OBJETIVOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE INTERNO Proteger o patrimônio empresarial; Proteger o patrimônio empresarial; Aumentar a exatidão, fidedignidade e tempestividade dos relatórios contábeis e gerenciais e outras informações de natureza operacional; Aumentar a exatidão, fidedignidade e tempestividade dos relatórios contábeis e gerenciais e outras informações de natureza operacional; Auxiliar a administração na conduta eficiente e ordenada dos negócios; Auxiliar a administração na conduta eficiente e ordenada dos negócios; Promover e avaliar a eficiência operacional de todos os aspectos das atividades empresariais. Promover e avaliar a eficiência operacional de todos os aspectos das atividades empresariais.

22 Importância do controle interno Gerar relatórios e informações para o controle eficiente das operações e transações e que permitam refletir e analisar a complexidade do sistema empresa; Gerar relatórios e informações para o controle eficiente das operações e transações e que permitam refletir e analisar a complexidade do sistema empresa; Procedimentos, critérios e ações que permitam a melhor proteção que a empresa possa ter contra as falhas humanas intencionais ou não. Procedimentos, critérios e ações que permitam a melhor proteção que a empresa possa ter contra as falhas humanas intencionais ou não.

23 Estrutura Administrativa Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Recursos Humanos; Gestão da Tecnologia de Informação; Gestão da Tecnologia de Informação; Gestão de Suprimentos ou Compras; Gestão de Suprimentos ou Compras; Gestão de Logísticas; Gestão de Logísticas; Administração Geral. Administração Geral.

24 Gestão de Recursos Humanos Atualmente com o conceito de Capital Intelectual, haverá uma integração ainda maior com a Controladoria, já que a inteligência da empresa, contida nos seus recursos humanos, é hoje considerada o maior dos ativos empresariais. Atualmente com o conceito de Capital Intelectual, haverá uma integração ainda maior com a Controladoria, já que a inteligência da empresa, contida nos seus recursos humanos, é hoje considerada o maior dos ativos empresariais.

25 Gestão da Tecnologia da Informação Os sistemas de informação são apenas uma parte de um conjunto maior de ferramentas tecnológicas, que é a tecnologia de informação. A associação de sistemas de informações com as novas tecnologias de transmissão de dados e novos conceitos de comunicação gerou a necessidade de um executivo responsável pela gestão dessa atividade, que chega a ser uma das mais relevantes dentro de algumas empresas. Os sistemas de informação são apenas uma parte de um conjunto maior de ferramentas tecnológicas, que é a tecnologia de informação. A associação de sistemas de informações com as novas tecnologias de transmissão de dados e novos conceitos de comunicação gerou a necessidade de um executivo responsável pela gestão dessa atividade, que chega a ser uma das mais relevantes dentro de algumas empresas.

26 Gestão de Suprimentos ou Compras É comum que a atividade de compras esteja subordinada ao responsável geral pela área de produção.Algumas empresas, com uma participação de materiais comprados de muita relevância no produto final, têm posicionado esta área no mesmo nível das áreas de produção, comercialização e finanças, considerando- a estratégica. É comum que a atividade de compras esteja subordinada ao responsável geral pela área de produção.Algumas empresas, com uma participação de materiais comprados de muita relevância no produto final, têm posicionado esta área no mesmo nível das áreas de produção, comercialização e finanças, considerando- a estratégica.

27 QUESTÕES Alguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa e outros defendem a sua situação como área operacional.Tendo como referência estes slides, faça sua análise e apresente argumentos que justifiquem sua posição sobre o assunto. Alguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa e outros defendem a sua situação como área operacional.Tendo como referência estes slides, faça sua análise e apresente argumentos que justifiquem sua posição sobre o assunto. Discorra sobre as funções que existem e são necessárias dentro da empresa e a possibilidade do exercício dessas funções por uma ou mais pessoas ou diferentes pessoas. Discorra sobre as funções que existem e são necessárias dentro da empresa e a possibilidade do exercício dessas funções por uma ou mais pessoas ou diferentes pessoas. Alguns estudiosos entendem que o setor de Controladoria deve situar-se hierarquicamente acima de todas as outras funções operacionais.Apresente argumentos a favor e contra esta colocação. Alguns estudiosos entendem que o setor de Controladoria deve situar-se hierarquicamente acima de todas as outras funções operacionais.Apresente argumentos a favor e contra esta colocação. Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades. Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades.


Carregar ppt "MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google