A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot."— Transcrição da apresentação:

1 MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot

2 Controller Aplica-se a diversos cargos na área de contabilidade , cujo nível e responsabilidades variam de uma empresa para outra. Principal executivo da área de contabilidade administrativa

3 Funcões do controller Planejamento e Controle; Relatórios Internos;
Avaliação e Consultoria; Relatórios externos; Proteção dos Ativos; Avaliação Econômica.

4 Controladoria É a grande responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização da gestão de negócios das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção de sistemas de informação que dêem suporte ao processo de planejamento e controle.

5 Controller É uma posição de apoio incluído na alta administraçãoda empresa; Responsável por todo o processamento da informação contábil da organização; Deve responder ao diretor ou vice-presidente administrativo e financeiro, e tem suas funções diferenciadas do responsãvel pela aplicação e captação de recursos, que denomina de tesoureiro;

6 Controladoria e Tesouraria
A posição do controller se encontra separada do responsável pela tesouraria, pois esta é uma atividade de linha operacional, que basicamente tem como função o suprimento de recursos para as demais atividades desenvolvidas internamente na companhia, atividade essa que deve ser avaliada igualmente às demais pela Controladoria.

7 CONTROLADORIA E TESOURARIA

8 Controladoria Caracteriza-se como uma atividade operacional, e , portanto de linha, não sendo entendida como órgão de staff.

9 Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. A busca por um novo estilo organizacional para atender as crescentes necessidades de eficiência das empresas, impulsionou a criação desse estilo que busca especializar as áreas da organização para que os esforços dos colaboradores tenham foco em tarefas específicas. Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados

10 MISSÃO CONTROLADORIA Como asseguradora da eficácia empresarial, é uma atividade absolutamente comprometida com os resultados da entidade , e, portanto, sua atuação é operacional.

11 MISSÃO DA CONTROALDORIA
Missão-suportar todo o processo de gestão empresarial por intermédio de seu sistema de informação, que é um sistema de apoio à gestão.

12 Sistema de Informação de Controladoria
É integrado com os sistemas operacionais e tem como características essencial a mensuração econômica das operações para planejamento, controle e avaliação dos resultados e desempenho dos gestores das áreas de responsabilidade.

13 INFLUÊNCIA E PERSUASÃO
O controle pode e deve exercer influência junto aos demais gestores, e o faz pelo conhecimento da ciência da gestão econômica. O conhecimento da empresa como um todo e o conjunto dos planos de ação, associados ao conhecimento científicoda administração econômica , permitem ao profissional da Controladoria exercer um papel influenciador.

14 INFLÊNCIA E PERSUASÃO A persuasão é fundamental para a influência e é uma característica pessoal que deve ser desenvolvida pelo controller.

15 Papel do controller Monitoramento do plano de ação da empresa, fazendo a avaliação coordenada da atuação de todos os gestores, sempre com foco no desempenho e resultados, global e setorial. OBS: O controller não é responsável pelo alcance dos resultados planejados. Os gestores que são responsáveis pela geração de resultado de cada uma de suas áreas.

16 Pode-se resumir o papel do controller:
Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais; Apoio aos demais gestores; Influência; Persuasão; Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área.

17 ESTRUTURA DA CONTROLADORIA
Área contábil e fiscal: responsável pelas informações societárias, fiscais e funções de guarda de ativos, tais como:demonstrativos a serem publicados, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários etc.

18 ESTRUTURA DA CONTROLADORIA
Área de planejamento e controle: que incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos, e a contabilidade por responsabilidade.

19 QUESTÃO TRIBUTÁRIA Além da apuração dos tributos e o monitoramento das relações com as autoridades tributárias, impõe-se também um modelo de gestão antecipatório, objetivando a otimização da carga tributária, de gestão e planejamento tributário.Assim, alocamos na área contábil e fiscal a apuração tributária e na área de planejamento e controle, a gestão tributária

20 CONTROLE INTERNO É um conjunto de normas, procedimentos, instrumentos e ações adotados de forma sistêmica pelas empresas que devem estar em constante evolução, assegurando o atingimento dos resultados conforme objetivos preestabelecidos, protegendo o patrimônio e garantindo transparência às operações.

21 OBJETIVOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE INTERNO
Proteger o patrimônio empresarial; Aumentar a exatidão, fidedignidade e tempestividade dos relatórios contábeis e gerenciais e outras informações de natureza operacional; Auxiliar a administração na conduta eficiente e ordenada dos negócios; Promover e avaliar a eficiência operacional de todos os aspectos das atividades empresariais.

22 Importância do controle interno
Gerar relatórios e informações para o controle eficiente das operações e transações e que permitam refletir e analisar a complexidade do sistema empresa; Procedimentos, critérios e ações que permitam a melhor proteção que a empresa possa ter contra as falhas humanas intencionais ou não.

23 Estrutura Administrativa
Gestão de Recursos Humanos; Gestão da Tecnologia de Informação; Gestão de Suprimentos ou Compras; Gestão de Logísticas; Administração Geral.

24 Gestão de Recursos Humanos
Atualmente com o conceito de Capital Intelectual, haverá uma integração ainda maior com a Controladoria, já que a inteligência da empresa, contida nos seus recursos humanos, é hoje considerada o maior dos ativos empresariais.

25 Gestão da Tecnologia da Informação
Os sistemas de informação são apenas uma parte de um conjunto maior de ferramentas tecnológicas, que é a tecnologia de informação. A associação de sistemas de informações com as novas tecnologias de transmissão de dados e novos conceitos de comunicação gerou a necessidade de um executivo responsável pela gestão dessa atividade , que chega a ser uma das mais relevantes dentro de algumas empresas.

26 Gestão de Suprimentos ou Compras
É comum que a atividade de compras esteja subordinada ao responsável geral pela área de produção.Algumas empresas , com uma participação de materiais comprados de muita relevância no produto final, têm posicionado esta área no mesmo nível das áreas de produção, comercialização e finanças, considerando-a estratégica.

27 QUESTÕES Alguns estudiosos entendem que a Controladoria é uma posição de staff na empresa e outros defendem a sua situação como área operacional .Tendo como referência estes slides , faça sua análise e apresente argumentos que justifiquem sua posição sobre o assunto. Discorra sobre as funções que existem e são necessárias dentro da empresa e a possibilidade do exercício dessas funções por uma ou mais pessoas ou diferentes pessoas. Alguns estudiosos entendem que o setor de Controladoria deve situar-se hierarquicamente acima de todas as outras funções operacionais.Apresente argumentos a favor e contra esta colocação. Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades.


Carregar ppt "MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google