A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global, diante disto, alguns estudiosos definem a função do contador como um profissional capaz de produzir e/ou gerenciar informações úteis aos usuários da contabilidade para tomada de decisão. O profissional contábil tem que ter um conhecimento diversificado dentro de sua formação para conseguir responder ao mercado de trabalho. Hoje a área de atuação contábil, espera um profissional capaz de resolver os problemas de sua entidade, problemas estes que vão desde o controle da produção até a venda ao consumidor final. Pode-se observar que através da formação o contador tem condições de orientar, conduzir e até mesmo tomar as decisões dentro de um ambiente empresarial. Isto deixa claro que o contador não estuda somente números, o seu trabalho começa com a interpretação destes números, ou seja, tem que atuar como um assessor empresarial ajudando a melhorar sempre o ambiente em que atua. Por isso, dizemos que Contabilidade não é apenas números, é também pensamento critico sobre a situação existente dentro da entidade e em todo o seu ambiente externo. Como podemos observar, a Contabilidade é uma das ciências com um campo de atuação mais amplo que existe, porem, a realização profissional depende da atuação de cada um dentro da área escolhida.

2 Campo de atuação: Qualquer pessoa, física ou jurídica, que tenha necessidade de manter registros patrimoniais é potencial beneficiário dos conhecimentos e das práticas contábeis. O campo de aplicação da contabilidade é o das entidades econômico- administrativas (são organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, ação administrativa e fim determinado). São aquelas que, para atingirem seus objetivos, sejam eles, econômicas ou sociais, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica necessários a seus fins. As principais áreas de atuação são: Contabilidade fiscal Contabilidade publica Contabilidade de custos Contabilidade gerencial Auditoria Perícia contábil Os contabilistas no Brasil atuam nos seguimentos empresariais gerando oportunidades nas iniciativas privadas e publicas, pela geração de emprego ou trabalho (prestação de serviço).

3 Objeto: É o patrimônio estudando seus aspectos dinâmicos (as mutações patrimoniais no tempo) e estáticos (composição e os valores dos seus diversos elementos). A contabilidade surgiu da necessidade de controlar o patrimônio, seria impossível esse controle sem que houvesse registros organizados sobre todos os fatos ocorridos. Para conhecer a situação do patrimônio em determinado momento, bem como suas variações e os efeitos da ação administrativa sobre a riqueza patrimonial é que a contabilidade registra, classifica, demonstra, analisa e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio, evidenciando seus aspectos específicos (dinheiro, mercadorias, máquinas e imóveis) e quantitativos (evidencia a quantidade de cada componente expressa em moeda).

4 Objetivos: Ouve-se dizer com freqüência que um dos objetivos da contabilidade é o acompanhamento da evolução econômica e financeira de uma entidade. O Conselho federal de Contabilidade através da Resolução 774/99, aponta que o objetivo cientifico da contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na apreensão e análise das causas de suas mutações. A Contabilidade obtém os dados através de documentos, sintetiza-os e apresenta aos usuários na forma de relatórios. A complexidade do processo de geração da informação contábil surge em função da imensa gama de usuários internos e externos, cada qual com requisitos específicos e processos decisórios diferenciados. O contador deve possuir habilidade suficiente para padronizar as informações atendendo diversos usuários adaptando- o de acordo com os requisitos específicos de cada um.

5 Finalidade: A principal finalidade da contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade, através do planejamento (adoção de modelo de ações dentre diversos outros possíveis, podendo abranger toda a entidade ou apenas parcialmente, dependendo do objetivo maior) e do controle (análise da obediência das definições adotadas pela organização, verificando o desempenho da empresa e se suas metas foram atingidas). Essas informações são indispensáveis à orientação administrativa, permitindo maior eficiência na gestão econômica e financeira da entidade e no controle dos bens patrimoniais. Não é somente a administração, entretanto, que interessam o controle do patrimônio e as informações, interpretações e orientação sobre sua composição e variações, mas também a terceiros, que tem interesses vinculados ao patrimônio, como investidores, financiadores, autoridades fiscais e demais pessoas ou entidades que mantém relações econômicas ou financeiras com a entidade administrada. A Contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a História na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da ida econômica da entidade, não sendo possível também fazer previsões para o futuro nem organizar planos para a orientação administrativa.


Carregar ppt "Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google