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Administração Financeira III

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Apresentação em tema: "Administração Financeira III"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Financeira III
Orçamento

2 Administração Financeira
Objetivo da Função Financeira Maximização da Rentabilidade x Liquidez Meta da Administração Financeira Maximização da Riqueza x Maximização dos Lucros

3 Orçamento Conceito: “É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para cada uma de suas subdivisões.” “Expressão monetária de um plano conjunto de ações.” Welsch

4 Orçamento “ é um conjunto de planos e políticas que formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite a administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.” (MOREIRA, 1989 P.15)

5 Orçamento Planejamento:
“É estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados e definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro, determinado, para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos porventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades” Sanvicente

6 Orçamento O Planejamento Financeiro operacional visa:
Definir a hierarquia dos objetivos, iniciando com os objetivos gerais; Compreendendo os objetivos específicos, tais como: linhas de produtos, linhas de serviços, área de atuação, percentual (%) de participação de mercado, administração de capital, margem de lucro, etc.; Definir a estratégia a ser usada: como agir – método de ação para alcançar os objetivos da empresa; Detalhar as ações para implantação da estratégia, de acordo com as políticas e projetos da empresa; Fixar o padrão de desempenho esperado (resultados) a curto e a longo prazo.

7 Orçamento PREPARAÇÃO – identifica os objetivos da empresa, padroniza informações e avalia o sistema a ser aplicado de acordo com o mercado alvo. ELABORAÇÃO – reúne as informações sobre receitas e despesas e as previsões iniciais, testa-se os números e analisa de acordo com a análise de sensibilidade, realiza projeções, revisa procedimentos e consolida. MONITORAÇÃO – emite relatórios de acompanhamento e avalia diferenças entre os valores orçados e realizados, sugere correções, se necessário.

8 O que é orçamento ??? NA VISÃO EMPRESARIAL
É um poderoso instrumento de planejamento e controle financeiro usado pelas empresas para definir o nível de atividades futuras. É visto pelos administradores como a principal ferramenta capaz de levá-los a alcançar não apenas os objetivos empresariais, mas também o seu sucesso profissional.

9 Princípios do Planejamento
Contribuição aos objetivos: interligação entre eles; Precedência: vem antes das outras; Maior penetração e abrangência: provoca modificações nas características e atividades da empresa; Maior eficiência, eficácia e efetividade: maximizar resultados e minimizar as deficiências.

10 Planejamento Pode Ser Participativo: participação das áreas envolvidas; Coordenado: leva em consideração alguns aspectos; Integrado: objetivo elaborado pela alta ADM e passado para as demais áreas da empresa; Permanente: revisão constante.

11 Filosofias do Planejamento
Satisfação: atender o nível mínimo de satisfação ao responsável pela execução; Otimização: utilizar técnicas matemáticas e estatísticas, modelos de simulação, imaginar os resultados possíveis; Adaptação: saber inovar, adaptar, adequar e lidar com a incerteza.

12 Importância do orçamento
Os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle, porque: ajudam a coordenar as ações dos líderes de diferentes áreas (departamentos); estabelecem um compromisso com os objetivos da organização; Confere autoridade ao administrador (gerente) de cada área para realizar despesas; Fornece metas claras de receitas e fixa padrões ideais para o monitoramento das atividades da empresa.

13 O orçamento é usado para...
Ajudar os gerentes de departamentos atingir os objetivos traçados; Demonstrar a situação financeira da empresa a terceiros; Identificar as responsabilidades de cada área de atuação e das pessoas envolvidas; Estimular as pessoas a pensar no futuro e planejar, facilitando assim, a comunicação dos diversos objetivos; Avaliar sistematicamente os diferentes aspectos da empresa.

14 Objetivos do orçamento
PLANEJAR – programar as atividades de um modo lógico e sistematizado, de maneira que as ações de curto prazo, corresponda à estratégia de longo prazo da empresa. COORDENAR – as ações/atividades dos diversos departamentos da empresa para garantir a sinergia e consistência das ações. COMUNICAR – informar a todos os objetivos, oportunidades e planos da empresa aos diversos gerentes de equipes para a sua disseminação.

15 Objetivos do orçamento
MOTIVAR – fornece estímulos para que todos atinjam as metas pessoais e organizacionais desejadas. CONTROLAR – controla as atividades da empresa por comparação (ações) com os planos originais, para realizar os ajustes necessários. AVALIAR – fornecer bases para a avaliação dos resultados de cada departamento, com base nas metas propostas pela direção, nas estratégias e nos recursos.

16 Processo de Tomada de Decisão
Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Obtenção das Informações Elaboração de Previsões Escolha da Opção Implantação da Decisão Avaliação do Desempenho Feedback

17 Esquema dos Orçamentos
ORÇAMENTO DE VENDAS + _ VARIAÇÃO DE ESTOQUES DE PRODUTOS ACABADOS = ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO ORÇAMENTO DE MATÉRIA-PRIMA ORÇAMENTOS DE MÂO-DE-OBRA DIRETA ORÇAMENTOS DE CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO


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