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Slide 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03 FASES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA PUC – MINAS PROFESSOR: MAURÍLIO DA SILVA Transparências.

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1 Slide 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03 FASES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA PUC – MINAS PROFESSOR: MAURÍLIO DA SILVA Transparências utilizadas em sala de aula com fins exclusivamente didáticos.

2 Slide 2 FASES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA AVALIAÇÃO DO EFEITO DAS VARIÁVEIS RELEVANTES Variáveis Controláveis: Preço dos produtos, linhas de produtos, despesas de publicidade, controle de qualidade, etc. Variáveis não controláveis: Crescimento da população, renda per capta, política econômica; facilidade ou dificuldade na obtenção de Matéria Prima e de Mão-de-Obra, pressões ambientais, etc. ESPECIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS DA EMPRESA Participação no Mercado; Relacionamento com Clientes; Qualidade dos Produtos e Serviços, etc.

3 Slide 3 FASES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA A EMPRESA % do Mercado a Atender; Retorno Esperado; Índice de Satisfação do Cliente; Redução das Taxas de Refugo de produtos em processo; FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA Como incluir a empresa em um novo mercado? Qual o tipo de equipamento (tecnologia) a utilizar? Investir em qualificação (treinamento) ou buscar mão-de-obra qualificada no mercado?

4 Slide 4 FASES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA PREPARAÇÃO DAS PREMISSAS DE PLANEJAMENTO Preparação e divulgação das instruções para elaboração do orçamento; Inicio da participação efetiva de todos os níveis no processo. PREPARAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE PROJETOS Atividades que podem e devem ser avaliadas e controladas de forma especial. PREPARAÇÃO E APROVAÇÃO DE UM PLANO DE RESULTADOS DE LONGO PRAZO PREPARAÇÃO E APROVAÇÃO DE UM PLANO DE RESULTADOS DE CURTO PRAZO

5 Slide 5 FASES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES SUPLEMENTARES Análise Custo-Volume-Lucro; Orçamento Variável: Cálculos dos Custos/Despesas para diferentes níveis de atividade. EXECUÇÃO DOS PLANOS ELABORAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RELATÓRIOS DE DESEMPENHO Mensais, quinzenais, semanais, diários, etc; IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS DE ACOMPANHAMENTO Analisam os motivos que ocasionaram um desempenho favorável ou desfavorável;

6 Slide 6 ASPECTOS DO CONTROLE DE ATIVIDADES O Controle envolve: Comparação do Previsto x Realizado; Relatórios comunicando desvios ocorridos (mensais, semanais, diários); Análise para verificar a causa dos desvios; Levantamento, escolha e implantação das alternativas que possibilitam a correção dos desvios; Acompanhamento para verificar os resultados conseguidos em conseqüência da implantação da alternativa escolhida. Vantagens do controle : Permite indicar necessidades de medidas corretivas; Proporciona informações paras a avaliação do desempenho; Aponta oportunidade de aproveitamento de economia ou aumento de eficiências transferíveis a outras partes da empresa.

7 Slide 7 PEÇAS ORÇAMENTÁRIAS Orçamento Econômico (operacional): Envolve a discriminação das receitas e custos ; Orientado pelos objetivos e metais propostos ; Refere-se ao processo operacional da empresa; Compõe-se dos seguintes orçamentos: Orçamento de Vendas; Orçamento de Produção; oSub-Orçamento de Matérias-Primas; oSub-Orçamento de Estoques; oSub-Orçamento de Compras; oSub-Orçamento de Mão-de-Obra Direta; oSub-Orçamento dos Custo Indiretos de Produção; Orçamento de Despesas Operacionais;

8 Slide 8 PEÇAS ORÇAMENTÁRIAS Orçamento de Investimentos Refere-se a alternativa de investimento que dispõe a empresa para implantar, modernizar e/ou ampliar a sua capacidade de produção ou de comercialização; Refere-se a projetos de investimentos que normalmente envolvem aplicações de quantias substancias, com impactos por período longo; Envolvem gastos irrecuperáveis e fixos, que dificilmente podem ser corrigidos ou repostos, executada a decisão; O orçamento de capital constitui-se a etapa de viabilidade financeira. Orçamento de Caixa (ou de Disponibilidades) Instrumento utilizado para detectar excedentes de caixa ou escassez de recursos financeiros; Caracteriza-se pelas projeções de ingressos e de desembolsos para um período determinado. Instrumento de tomada de decisões;

9 Slide 9 COMPONENTES DE UM SISTERMA ORÇAMENTÁRIO Objetivos e metas Orçamento de vendas Orçamento de despesas operacionais Orçamento de produção Produtos Segmentos mercadológicos Despesas administrativas Despesas com vendas Despesa tributária Despesas financeiras Matérias-primas Mão-de-obra direta C. I. Fabricação Custo dos produtos vendidos


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