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JOGO DE EMPRESAS Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura

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Apresentação em tema: "JOGO DE EMPRESAS Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura"— Transcrição da apresentação:

1 JOGO DE EMPRESAS Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura

2 Simulação Empresarial, Business Game Jogos de Empresas Um exercício seqüencial de decisão, estruturado sobre um modelo de uma operação empresarial, em que os participantes assumem o papel de gerentes da operação simulada, mediante utilização de um software específico.

3 Benefícios Compactação do tempo; Participantes são agentes ativos; Aprendizagem baseada nos erros e acertos cometidos; Visão global e integrada da empresa; Experiência na tomada de decisões, análise de desempenho e avaliação de resultados.

4 Outras vantagens... Aprendizado nas áreas de: Planejamento financeiro orçamentário Contabilidade de custos Análise das demonstrações contábeis Economia Estratégias de Negócios

5 Dinâmica Entendimento dos processos da empresa simulada Uso da Planilha de Apoio à Decisão (PAD) Tomada de decisão Previsão Resultado

6 Dinâmica Elaboração do Orçamento (previsão) Simulador (software) Relatórios e Jornal Resultado previsto Tomada de Decisão Coordenador

7 AtivosOperacionais Capital de Giro Imobilizado operacional LUCRO Medição de Desempenho

8 A Empresa Simulada Consiste de uma pequena sociedade anônima (SA) industrial de capital fechado voltada à modelagem de placas de alumínio. A empresa recebe as placas já cortadas dos seus fornecedores e apenas realiza a modelagem das mesmas. Sua aplicação pode ser vista em adesivos metálicos usados em automóveis, placas gravadas com números de chassis, motores, implementos agrícolas, etc. O produto fabricado é uma peça moldada em alumínio, cuja forma depende da encomenda específica. O produto final resulta do processamento de uma lâmina de alumínio de 15 cm, com espessura de 0,5 cm, que consiste em sua única matéria-prima. Desta forma, cada produto acabado consome uma única unidade de matéria-prima, representada pela lâmina descrita acima.

9 O mercado O mercado potencial total é afetado por fatores econômicos globais, tais como o nível geral da atividade econômica, inflação, flutuações estacionais, bem como pelo conjunto das políticas empresariais envolvendo decisões de preço, gastos com marketing e pesquisa e desenvolvimento (P&D). A elasticidade-preço varia diretamente com a taxa de inflação, isto é, os consumidores resistem em comprar por um preço que se eleve tão rapidamente quanto o Índice Geral de Preços. Entretanto, os custos unitários deste processamento variam na mesma proporção que o IGP. A participação de cada firma na demanda de mercado é determinada primariamente pela relação entre as suas políticas de preço e marketing e as das demais firmas.

10 Meta A maximização da taxa de retorno sobre o Patrimônio Líquido (PL) inicial é a meta recomendada às equipes participantes. Para atingir este objetivo, as diferentes equipes podem tomar diferentes caminhos: uma pode concentrar-se no crescimento e acumulação do PL mantendo os fundos na empresa como garantia contra situações desfavoráveis., enquanto outra pode concentrar-se na manutenção de um fluxo de dividendos contínuo, firme e elevado. A taxa de retorno descontada (sobre o Patrimônio Líquido inicial) será calculada para cada equipe e usada como um critério objetivo de medir o desempenho. Este padrão objetivo, bem como outros, a critério do Coordenador, podem ser usados para avaliar o aproveitamento didático da equipe. Uma das preocupações dos dirigentes da indústria simulada deve ser o de direcionar os investimentos produtivos de tal forma que reflitam positivamente no volume e custo de produção.

11 Investimento em Capacidade Produtiva, P&D, Manutenção Volume de Produção Custo de Fabricação Preço Marketing POLÍTICA DE PRODUÇÃO POLÍTICA COMERCIAL

12 Planilha de Apoio à Decisão Todas as empresas necessitam realizar orçamentos operacionais, os quais consistem em uma maneira de antever as realizações futuras. Nesta simulação, a elaboração do orçamento operacional tem por objetivo geral possibilitar aos participantes tomarem decisões consistentes com os objetivos esperados. Neste sentido, torna-se deveras importante saber usar a Planilha de Apoio à Decisão (PAD) fornecida junto com este manual, o qual tem por objetivo facilitar a elaboração do orçamento operacional. Assim, os participantes podem refazer as suas previsões e decisões tantas vezes quanto necessário, uma vez que a planilha possibilitará prever os resultados da empresa caso as premissas se mostrem reais, constituindo-se em efetivo instrumento de apoio à decisão. A realização do orçamento operacional traz ainda uma grande contribuição aos participantes do jogo de empresas : obriga-os a conhecerem detalhadamente a empresa simulada, com todos os seus processos e características. Logo, possibilita quantificar os resultados gerados a partir das decisões tomadas, o que conduz necessariamente ao aprofundamento do conhecimento da indústria simulada.


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