A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674 Gustavo Portella - 09/44165 Mariana Galvão - 07/35990 Sérgio Caldeira – 08/40726.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674 Gustavo Portella - 09/44165 Mariana Galvão - 07/35990 Sérgio Caldeira – 08/40726."— Transcrição da apresentação:

1 REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674 Gustavo Portella - 09/44165 Mariana Galvão - 07/35990 Sérgio Caldeira – 08/40726

2 GLOBALIZAÇÃO Aumento da competitividade; Acesso a tecnologias variadas; Mercado mais exigente e informado. As empresas estão obrigadas a : Mudar suas decisões e atividades; A oferecer produtos e serviços com menor preço e melhor qualidade; Obter total satisfação dos clientes.

3 LOGÍSTICA DA EMPRESA Tem se transformado em uma função em pleno desenvolvimento do potencial,no sentido da: Integração e coordenação das atividades ao longo da cadeia logística; Coordenação com outras funções da empresa e com outros fatores externos. A falta de enfoque funcional e segmentado e a produção separada traz conseqüências como: Falta de foco no cliente; Níveis baixo de serviços; Custos elevados de logística Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade

4 LOGÍSTICA DA EMPRESA Culto da quantidade transformou-se em Culto do serviço ao cliente; Dilema: manter ou não estoque? Logística integrada: Promove o fluxo contínuo da entrada de matéria-prima, de fabricação e da saída do produto até o ponto de distribuição. A tendência é diminuir os níveis de estoque de matéria prima e produto acabado: Diminuindo os custo de manutenção e conseqüentemente os preços finais pagos pelo consumidor

5 FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Cadeia logística tradicional

6 FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Fatores de pressão da mudança do papel da logística

7 FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Efeitos internos e externos dos objetivos de desempenho Competição externa

8 FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Ciclo de vida do produto: O ciclo de vida desses diminui rapidamente,ou seja, sempre sofrem uma nova versão; Esse novo produto torna a empresa mais competitiva. Clientes mais exigentes e mais bem informados O cliente pesquisa preço,características,qualidade,garantia, nível de serviço, etc.

9 FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Papel mais restrito dos distribuidores: As empresas precisam depender menos dos consumidores e redefinir a atuação dos distribuidores. Demanda por parcerias: Processo desenvolvido em cadeia; Um agente depende do perfeito funcionamento do outro; Compromisso de longo prazo. A relação é simbiótica; Nessas parcerias as empresas precisam otimizar as oportunidades de negócio e fechar elos com clientes e fornecedores.

10 FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Racionalização da base de fornecedores A empresa e fornecedor estão estreitando suas relações e criando sistemas de parceria em que ambos atuam de forma harmoniosa,na busca de qualidade,preço,tempo de entrega exato,etc. First tier Second tier Exemplo de sistema modular de fornecimento

11 SUPPLY CHAIN É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. Forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final. Seu desempenho depende de 4 fatores: Capacidade de respostas às demandas dos clientes; Qualidade de produtos e serviços; Velocidade, qualidade e timing da inovação nos produtos; Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital

12 PARA ALCANÇAR VANTAGENS ESTRATÉGICAS Integração da cadeia logística

13 AS EMPRESAS ESPERAM DO SUPPLAY CHAIN: Custos e produtividade das empresas líderes

14 AS EMPRESAS ESPERAM DO SUPPLAY CHAIN: Qualidade dos serviços das empresas líderes

15 RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR (ECR) Como pode um segmento agregar valor ao consumidor,enquanto mantém lucrativos seus negócios? A resposta é: O ECR é uma iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não alimentares,varejo,atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada e dar maior valor ao consumidor. Estratégias do ECR

16 AS FERRAMENTAS QUE DÃO SUPORTE AO ECR Ferramentas de suporte das estratégias

17 ESTRATÉGIAS DO ECR Introdução eficiente do produto: Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução; Preparação do teste; Implementação do teste; Avaliação; Decisão. Sortimento eficiente da loja: Processo colaborativo entre fornecedor e distribuidor, com objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto,que atinja a satisfação do consumidor e melhore o negócio.

18 ESTRATÉGIAS DO ECR Promoção eficiente: Simples; Fácil compreensão; Inicio e final determinado; Curta duração; Sustentar as vendas. Reposição eficiente: Recebimento eletrônico na loja; Sistema de inventário perpétuo; Leitura por código de barra, no ponto-de- venda; Pedido emitido por computador;


Carregar ppt "REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674 Gustavo Portella - 09/44165 Mariana Galvão - 07/35990 Sérgio Caldeira – 08/40726."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google