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Trabalho 08 – Resumo Cap. 03 053.06.08 Responsável: Carolina Lopes Grupo: Carolina Lopes Lucas Pereira Deborah Naoum Liliana Santos.

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1 Trabalho 08 – Resumo Cap Responsável: Carolina Lopes Grupo: Carolina Lopes Lucas Pereira Deborah Naoum Liliana Santos

2 Repensando a Logística Integração e coordenação de atividades da Cadeia Logística; Coordenação de funções da empresa e fatores externos; Quando a logística é integrada: Foco no cliente; Alto nível de serviço; Baixo custo; Baixo índice de estoques; Curto ciclo de produção; Alta flexibilidade.

3 Mudanças no papel da logística Logística tradicional: dias contados Fonte Fornecedor Processador Distribuidor Varejista Consumidor Fatores de pressão da mudança: Ciclo de vida dos produtos mais curtos Demandas por parcerias Novos canais para os consumidores Papel mais restrutos dos consumidores Competição externa Clientes e melhor informados

4 Mudanças Ciclo de vida do produtoDemanda por parcerias Mais próxima da

5 Mudanças Papel restrito dos distribuidores Competição externa

6 Mudanças Clientes mais exigentes Racionalização da base de fornecedores Sistema modular de fornecedores

7 Afinal, o que é Cadeia de Logística Integrada?... integrar processos por meio de fronteiras funcionais.... alinhar os processos –chave do negócio. Redução da base de fornecedores Fornecedores são preferenciais Grande redução de custos Integrou-se a Kmart Dobro de vendas Limite de estoque de 20 dias Reformulou a Cadeia Logística Aumento do lucro Redução de estoques

8 Resposta eficiente ao consumidor O que querem os consumidores? Variedade maior. Qualidade. Conveniência. Preços baixos.

9 Resposta eficiente ao consumidor Para oferecer isso aos consumidores, a industria precisa conseguir economias por meio de; Melhorias de eficiência. Giros mais rápidos de estoque. Melhor nível de inventário. Perda de produtos reduzida.

10 Quatro estratégias do ECR Introdução Eficiente do produto Várias razões para o aumento do ritmo de introdução de produtos, entre elas estão, fontes de suprimentos mais baratas, imitação dos produtos líderes, etc. As vezes não apresentam inovações e as necessidades dos clientes não são atendidas.

11 Quatro estratégias do ECR Sortimento eficiente da loja. Processo colaborativo entre o fornecedor e o distribuidor. Objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto, que satisfaça o consumidor e melhore os resultados do negócio.

12 Quatro estratégias do ECR Promoção eficiente. Tem que ser simples, de ser de fácil compreensão pelas pessoas, ter inicio e final determinado e sustentar as vendas de um linha de produtos ou de um produto.

13 Quatro estratégias do ECR Reposição eficiente. Recepção, por parte do cliente, do produto certo, na hora certa, no local certo, na quantidade certa e na qualidade certa. O sistema push apresenta muitas deficiências nesse aspecto. Recebimento eletrônico na loja. Sistema de inventário perpétuo. Leitura por código de barra, no ponto de venda. Pedido emitido por computador.

14 Considerações finais do ECR Existem vários impedimentos à implementação rápida das práticas de ECR. Falta de comprometimento da alta cúpula. Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes. Necessidade de investimento de tempo e recursos para levar cada novo parceiro à curva de aprendizado. Tempo e custos altos. Falta de gente com especialização técnica.


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