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EFFICIENT CONSUMER RESPONSE -ECR- 19FX Carolina Lustoza Laiana Melo UNIDADE 5.

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1 EFFICIENT CONSUMER RESPONSE -ECR- 19FX Carolina Lustoza Laiana Melo UNIDADE 5

2 Como agregar valor ao consumidor, enquanto mantém lucrativos os negócios? O ECR é uma iniciativa em que fabricantes, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos da cadeia logística integrada e trazer maior valor ao consumidor. A resposta eficiente ao consumidor consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002). estratégiadistribuidoresfornecedores consumidor(LAVRATTI, 2002) estratégiadistribuidoresfornecedores consumidor(LAVRATTI, 2002) EFFICIENT CONSUMER RESPONSE

3 Distribuição Tradicional X Distribuição Integrada TRADICIONAL Utilização do processo de empurrar mercadoria (push). Relação entre fornecedor e cliente do tipo arms length, marcadas por conflitos de interesses, dificuldades e negociações pontuais. Marcada por desperdícios em suas interfaces. INTEGRADA Apóia-se em ferramentas e estratégias que permitem responder às necessidades crescentes e variadas do consumidor. Sistema de sustentação é um misto entre o sistema pull e o sincrônico. A relação entre fornecedor e cliente deve evoluir do tipo parceria para o tipo simbiótico, marcado por relacionamento de confiança. Redução dos níveis de estoques em toda a cadeia de distribuição, redução dos custos financeiros e repasses dos ganhos nos preços para o consumidor. EFFICIENT CONSUMER RESPONSE

4 Estratégia do ECR A resposta eficiente ao consumidor exige o repensar de toda a cadeia de valor, de forma a conseguir a torná-la mais ágil e eficiente no fornecimento aos consumidores, dos produtos certos e ao preço esperado. Para alcançar esse objetivo são utilizadas as quatro estratégias do ECR. EFFICIENT CONSUMER RESPONSE ECR Introduzir Produtos Sortir a loja Promover Produtos Repor Produtos

5 Ferramentas ECR As ferramentas que dão suporte à visão global do ECR são: EFFICIENT CONSUMER RESPONSE GERENCIAMENTO DE CATEGORIAREPOSIÇÃO CONTÍNUA CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE BENCHMARKPEDIDO ACOMPANHADO POR COMPUTADOR

6 Impedimentos a implantação do ECR Ausência de comprometimento da cúpula das empresas em estimular mudanças nas práticas de negócios. Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito de oportunidades, benefícios e princípios do ECR. Necessidade de investimento de tempo e recursos Tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistema de informação. Falta de especialização técnica Sistema de contabilidade e custos utilizados nas empresas que não medem os benefícios das praticas ECR. EFFICIENT CONSUMER RESPONSE


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