A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 20 de setembro de 2009 Subgrupo X: Adelson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 20 de setembro de 2009 Subgrupo X: Adelson."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de setembro de 2009 Subgrupo X: Adelson Júnior – 09/88308 Carolina Torma – 09/91694 Subgrupo Y: Adso Oliveira – 07/43372 Willie Macedo – 07/55451 Camila Wanderley – 09/91163 Responsável: Camila Wanderley

2 R04 A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa

3 1. Como a empresa pode obter vantagens competitivas? Uma empresa obtém vantagens competitivas por meio do aumento de produtividade, diferenciação do produto e altos níveis de serviço ao cliente.

4 2. O que é Supply Chain (Cadeia de Logística Integrada)? Supply Chain é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. A gestão do Supply Chain é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final, procurando administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o benefícios de todos os envolvidos.

5 3. O desempenho do Supply Chain depende, principalmente, de quatro fatores. Cite-os. 1. Capacidade de resposta às demandas dos clientes; 2. Qualidade de produtos e serviços; 3. Velocidade, qualidade e timing da inovação nos produtos; e 4. Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital.

6 4. Quais são as quatro estratégias do ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor)? 1. Introdução eficiente do produto; 2. Sortimento eficiente da loja; 3. Promoção eficiente; e 4. Reposição eficiente.

7

8 5. Quais são as cinco etapas do método proposto no ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor)? 1. Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução; 2. Preparação do teste; 3. Implementação do teste; 4. Avaliação; e 5. Decisão.

9 6. Quais as ferramentas que dão suporte à visão global do ERC e às estratégias? Gerenciamento de categoria, ou category management: forma de os varejistas gerenciarem categorias de produtos para maximizar a eficiência e a lucratividade; Reposição contínua, ou continous replenishment: metodologia JIT para esse segmento de supermercados;

10 Custeio baseado em atividade, ou activity based costing: forma de entender os custos e a rentabilidade associados aos produtos, serviços, canais, clientes e processos da empresa; Benchmark das melhores práticas, ou best practices benchmarking: maneira de as empresas compararem sua performances em certas áreas com as melhores práticas da indústria; e Pedido acompanhado por computador, ou computer assisted ordering: automação da emissão do pedido por computador e movimentação de mercadorias realizada por leitura óptica e recebimento eletrônico.

11 7. Cite os vários impedimentos à implementação rápida das práticas de ECR. Falta de comprometimento da cúpula das empresas das empresas em estimular mudanças nas práticas de negócios; Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito de oportunidades, benefícios e princípios do ECR; Necessidade de investimento de tempo e recursos para levar cada novo parceiro à curva de aprendizado; Tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistemas de informação; Falta de gente com especialização técnica; e Sistemas de contabilidade e custos utilizados nas empresas que não medem os benefícios das práticas do ECR.

12 Bibliografia CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 3ª ed. São Paulo: Atlas, GOOGLE Imagens. Disponível em:. Acesso em: 18 set


Carregar ppt "Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 20 de setembro de 2009 Subgrupo X: Adelson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google