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Projeto de um SI Renato Correia de Barros. Plano diretor de Informática Objetivo: - Planejar o esforço para o desenvolvimento de um sistema - Evitar desperdícios.

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1 Projeto de um SI Renato Correia de Barros

2 Plano diretor de Informática Objetivo: - Planejar o esforço para o desenvolvimento de um sistema - Evitar desperdícios - Estabelecer prazos e metas

3 Conduta Errada.... Mudanças constantes de prioridade, levando a equipe de sistemas a trabalhar por encomenda. Sub ou superdimensionamento dos recursos Implantação mal sucedida Desgastes e desmotivação Impossibilidade de avaliar benefícios

4 Barreiras para a melhoria Entendimento e expectativas da alta administração sobre um Programa de SI. Falta de orientação sólida e permanente com o objetivo de melhorar os sistemas da empresa. Falta de uma abordagem básica por parte da equipe de sistemas. Descrença no planejamento

5 Níveis de planejamento encontrados na prática Decisões sobre Projetos de Sistemas: Nível A Prioridades inconstantes. Prazos irreais. Projetos isolados (sem integração). Planos gerais da empresa não são considerados na escolha do projeto.

6 Níveis de planejamento encontrados na prática Decisões sobre Projetos de Sistemas: Nível Z Prioridades determinadas criteriosamente. Prazos estimados com base em projetos anteriores. Estudo prévio das necessidades e integração do sistema.

7 Níveis de planejamento encontrados na prática Decisões sobre Hardware e Software Nível A Estratégia não definida (pacotes, desenvolvimento, aluguel, etc). Dimensionamento de equipamento sem um estudo prévio. Sem estudos de adequação de equipamentos as necessidades da empresa.

8 Níveis de planejamento encontrados na prática Decisões sobre Hardware e Software Nível Z Estratégia definida quanto a tecnologia. Dimensionamento cuidadoso(evolução, porte, etc). Características estudadas de acordo com a empresa.

9 Níveis de planejamento encontrados na prática Decisões sobre Recursos Humanos Nível A Qualificação conforme a disponibilidade política e financeira. Pessoal heterogêneo (sem critérios de seleção).

10 Níveis de planejamento encontrados na prática Decisões sobre Recursos Humanos Nível Z Qualificação conforme o projeto e equipamentos. Definição de uma política para contratação. Programa de treinamento.

11 Níveis de planejamento encontrados na prática Decisões sobre Custos Nível A Não são estimados. Não há orçamentos aprovados. Nível Z Custos orçados e aprovados com base nos recursos requeridos pelos projetos. Custos sob controle.

12 Níveis de planejamento encontrados na prática Decisões sobre Benefícios Nível A Não são definidos os benefícios com o projeto. Quando muito colocam algumas expectativas genéricas. Nível Z Benefícios avaliados com relação ao custo.

13 O que é uma PDI Decisões sobre Projetos de Sistemas para um período futuro. Define: Filosofia, objetivos do sistema Projeto dos sistemas (prioridade, características, hardware, software, recursos humanos, etc.) Custos orçados e benefícios esperados.

14 Metodologia de planejamento Levantamento Genérico e definição do projeto. Levantamento e análise dos sistemas existentes. Desenvolvimento do modelo global do sistema de informação. Avaliação dos recursos existentes/requeridos.

15 Recursos Requeridos Levantar todos os recursos necessários a construção e implantação do plano diretor: Recursos humanos, treinamento, compra de hardware e software, perspectivas de ampliação.

16 Considerações Capacidade de absorção das mudanças (extensão das modificações a serem introduzidas pelos novos sistemas e a capacidade da empresa para absorver tais modificações). Recursos e custos dos desenvolvimento deve ser considerado.

17 Cronograma É necessário estabelecer um cronograma de execução do plano diretor. Este cronograma deve possuir prazos reais para serem compridas todas as etapas.

18 Custos e benefícios esperados Basta que todo novo projeto de investimento apresente retorno e que este seja atualizado através de qualquer um dos métodos tradicionais de correção dos investimentos A receita deve sempre superar os custos.

19 Quais os fatores que determinam o sucesso? A determinação e quantificação precisa dos custos e benefícios, sendo que destes, a identificação das receitas advindas da implantação do projeto sempre vai exigir uma boa dose de imaginação do analista. Como atribuir um valor monetário a esses custos, em particular quando se tratar de intangíveis, que são os que não têm transação de mercado e fixação de preços, além de determinar qual deve ser a taxa de juros usada para descontar os fluxos.

20 Formas de Remuneração do Capital O capital investido terá como compensação financeira o juro que pode ser calculado em função do tempo em que estiver aplicado e da taxa de aplicação.

21 Como estimar despesas e receitas de um projeto. O Basta relacionar os equipamentos, softwares e serviços necessários, conseguir junto ao mercado a cotação de cada um destes, levando-se em consideração os cuidados já citados, e agregar uma margem de segurança confiável. Com relação à receita a ser auferida pela informatização, como vimos anteriormente, a tarefa vai exigir da equipe razoável capacidade de estimativa e imaginação. Uma boa técnica consiste em analisar os custos operacionais das atividades que deixarão de ser executadas após a informatização. Pode-se também tentar inferir, a partir de dados obtidos junto à Direção ou planejamento estratégico, o percentual de acréscimo na arrecadação que resultará da maior agilidade que os sistemas proporcionarão ao órgão.

22 Possíveis fontes de receitas uso racional dos imóveis a partir da identificação de ociosidades; redução no custo de locação de imóveis resultante da otimização citada; redução no custo de manutenção dos prédios com a adoção de uma política de manutenções preventivas; geração de receita através da alienação dos bens não utilizados; redução do investimento para aquisição de bens móveis com a identificação de ociosidades e perdas por extravio e a adoção de política de recuperação dos mesmos;

23 Possíveis fontes de receitas possibilidade de melhor conciliação contábil - patrimonial, permitindo maior grau de certeza das informações e possibilitando ganhos financeiros através de maior controle do fluxo de caixa; no caso de empresas, acréscimo nas vendas através do maior conhecimento do perfil do cliente e do melhor atendimento ao mesmo; redução nos custos com aquisição de matéria prima, a partir de um melhor gerenciamento do estoque; redução da folha de pagamentos, através da adoção de uma política de recursos humanos visando melhor aproveitar o potencial de cada funcionário.

24 Problema da estimativa. Devemos considerar que os valores projetados de custos e benefícios tendem a estar contaminados por super ou sub-estimativas - em observações empíricas temos constatado que normalmente tendemos a estimar de forma generosa as receitas e subestimas as despesas


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