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AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.

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1 AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS

2 Para começar Vamos fazer, uma rápida revisão do que vimos até agora

3 PLANO DE NEGÓCIOS ESTRUTURA
SUMÁRIO EXECUTIVO RESUMO DA EMPRESA PRODUTOS E SERVIÇOS ANÁLISE DO MERCADO ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

4 SUMÁRIO EXECUTIVO Objetivo do Plano de Negócios.
A oportunidade identificada e sua transformação um negócio. O que vai ser vendido. Mercado a ser atingido e sua abordagem Missão da empresa, sua imagem e os fatores importantes para seu sucesso

5 SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo de como o produto ou serviço será vendido, atualizado Como vai ser a operação da empresa? Quem são os sócios e a estrutura de propriedade? Quais os investimentos necessários?

6 SUMÁRIO EXECUTIVO Quanto será o “burning-rate”)?
Qual a receita prevista e a forma como vai ser sua evolução? Em que ponto a empresa atinge o “break-even”? Quando os investidores recuperam os investimentos Quais as perspectivas futuras do negócio?

7 RESUMO DA EMPRESA Sumário explicativo: o que a empresa ou unidade de negócio irá fazer. Qual o produto ou serviço que será comercializado? Quem são os proprietários da empresa, seus currículos, a forma como vão dividir suas responsabilidades na empresa e realizar seu gerenciamento.

8 RESUMO DA EMPRESA A especificação da forma jurídica como será organizada a empresa Estabelecer um plano para começar a empresa: “start-up” Definir o local onde vai funcionar a empresa.

9 PRODUTOS E SERVIÇOS Descrever, em detalhe, cada serviço e produto
Descrever seu mercado e suas principais necessidades: como poderão ser resolvidas com as soluções oferecidas pela empresa Quem são os competidores e como seu produto se situa?

10 PRODUTOS E SERVIÇOS Custos de fornecimento de seus produtos e serviços e os preços que serão praticados Margens que vão ser praticadas Como vai ser o material de venda?

11 PRODUTOS E SERVIÇOS Qual a tecnologia usada e o seu grau de atualidade e volatilidade? Qual a proteção legal de seus produtos (direitos de propriedade)?

12 PRODUTOS E SERVIÇOS Visão futura de seus serviços e produtos – como devem se desenvolver: qual a evolução das necessidades do mercado, de seus concorrentes, de demanda, de segmentos específicos do mercado, da própria tecnologia adotada.

13 ANÁLISE DO MERCADO Fazer projeções sobre o mercado
Como o mercado pode ser segmentado? Quais os critérios de segmentação? Caracterize as fatias de mercado da concorrência

14 ANÁLISE DO MERCADO distribuidora venda direta
Como é a forma de vender? distribuidora venda direta venda com valor agregado - consultoria revendas

15 ANÁLISE DO MERCADO a preços a prazos de entrega ao prestígio da marca
Sensibilidade do mercado: a preços a prazos de entrega ao prestígio da marca características do produto suporte ao cliente treinamento oferecido qualidade intrínseca do produto

16 ANÁLISE DO MERCADO pontos fracos e fortes - compare
Analise a concorrência: pontos fracos e fortes - compare aspectos a analisar: produto preço canais de distribuição reputação gerência posição financeira tecnologia segmentos de mercado grau de sedimentação do mercado

17 Ampliando produto preço canais de distribuição reputação gerência
posição financeira tecnologia segmentos de mercado grau de sedimentação do mercado

18 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO Quais os segmentos do mercado em que vamos nos concentrar e porque? Como vamos estabelecer um caso de sucesso - uma referência? Como vamos divulgar esses “cases”

19 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO Qual será a oferta de produtos e serviços que sua empresa vai fazer? Sempre com a preocupação de quais necessidades dos clientes vão ser atendidas. Quais os segmentos de mercado que vão ser trabalhados e sua prioridade?

20 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO Conhecimento dos concorrentes
Argumentos de venda Pontos fortes e fracos Posição comparativa entre nossas soluções e as dos concorrentes

21 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO É necessário uma estratégia de preços:
listas de preços modo de formar preços critérios para descontos formas de pagamento formas de créditos como o consumidor poderia pagar preços dos competidores.

22 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO Pressupostos das previsões de vendas

23 ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO Definir as alianças estratégicas.
marketing cooperativo desenvolvimento conjunto de soluções formas de comissionamento arranjos operacionais dependência de aliados ganhos previstos para cada uma parte

24 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
Composição da equipe gerencial e dos quadros quantitativos de pessoal quantitativo necessário por função se equipe gerencial já existente, fornecer nomes e os currículos dos componentes, mostrando suas atribuições e responsabilidades perfis profissionais e responsabilidades bem definidos.

25 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
Estabelecer a estrutura de organização atribuições de cada área bem claras delegações de poderes bem especificadas organograma com as áreas e a indicação de sua subordinação.

26 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO
Plano de pessoal bastante detalhado: formas de remuneração avaliação - premiação aperfeiçoamento e treinamento evolução de carreira benefícios a serem praticados pela empresa custos de pessoal - organizados por centros de custos

27 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Pressupostos importantes para fazer os planos financeiros e as justificativas de adotá-los. No caso de alternativas compostos devem ser feitos cenários. Adotar composição probabilística de cenários ou pior cenário. Comparar com o desempenho de outras empresas da mesma área

28 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
O que queremos: Calcular o ponto de equilíbrio econômico-financeiro da empresa (“breakeven point”) – o ponto em a empresa passa a ter lucros de modo continuado, isto é, estável, em regime.

29 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Primeiro: devemos calcular o custo de operar a empresa sem vender e sem produzir – “burned-cost” ou custos afundados

30 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Segundo: Elaborar o Fluxo de Caixa - é uma planilha que mostra as previsões de despesas e das receitas Tudo isso no tempo: anual mensal semanal diário

31 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Terceiro: Projetar o balanço da empresa, como forma de avaliar os resultados (perdas e lucros) Prever dividendos para satisfazer os acionistas que almejam receber dividendos, distribuídos como a parcela dos lucros

32 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Quarto: Calcular indicadores tais como: margem bruta lucro bruto retorno de investimentos lucro por ação tempo de recebimento após a venda percentagem de inadimplência índice de liquidez


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