A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Gestão Aplicada à TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Gestão Aplicada à TIC"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Gestão Aplicada à TIC
Curso Técnico de Informática Aula 02 Prof. Amadeu Campos

2 Empreendedorismo na Área de Informática
FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Empreendedorismo na Área de Informática

3 Competências a serem trabalhadas
Semana 1: Identificar oportunidades de mercado na área de TIC e o perfil empreendedor exigido do futuro empresário. Semana 2: Elaborar um plano de negócio na área de TIC

4 Business Plan Sumário Executivo
O Projeto de Empreendedorismo Business Plan Sumário Executivo

5 O Projeto de Empreendedorismo
ROTEIRO BÁSICO E OBJETIVO Dados Pessoais Identifique o tipo de negócio Faça uma projeção das receitas e despesas Experiência Profissional Dimensione o valor e aplicação do investimento (Quanto preciso para fazer? Como vou utilizar?) Analise as garantias propostas (Como garantir confiança?)

6 Business Plan PLANO DE NEGÓCIO: Capa Sumário Sumário Executivo
Descrição da Empresa Produtos e Serviços Mercado e competidores Marketing e vendas Análise Estratégica Plano financeiro Anexos

7 Business Plan Capa: Nome Endereço Telefone Endereço eletrônico
Logotipo Nomes, cargos, endereços e telefones das principais pessoas Mês e ano que o plano foi feito Número da cópia Nome de quem fez

8 Business Plan Sumário:
Títulos de todas as seções do plano, subseções e suas respectivas páginas. Facilita a localização de uma seção desejada Reflete a imagem do BP Elaborado facilmente por editores de texto – automaticamente.

9 Business Plan Exemplo de Sumário:

10 Business Plan Sumário Executivo
Síntese do que será apresentado na seqüência. Tem o objetivo de atrair a atenção do leitor. Embora apareça no início deve ser a última parte escrita. Conter todas as informações – chaves. Não mais que 2 páginas. Escrito de forma clara e concisa. De acordo com o público-alvo que se destina.

11 Business Plan Sumário Executivo | Conteúdo:
O que é? Empresa? Propósito? Produto? Onde? Localização? Mercado? Por quê? Precisa do dinheiro? Como? Empregará o dinheiro? Como está a saúde da empresa? Como está crescendo? Quanto? É o investimento necessário? Quanto retornará? Quando? O negócio foi criado? Quando precisará do investimento? Quando virá o retorno do capital?

12 Business Plan Descrição da Empresa
Breve resumo da história e situação atual. Características únicas / benefícios aos clientes. Porquê da criação, natureza dos serviços, produtos oferecidos. Como desenvolveu e desenvolverá. Razão social, porte, tipo de sociedade. Mostrar qualificação e experiência dos diretores.

13 Business Plan Descrição da Empresa | Conteúdo Equipe gerencial
Estrutura legal Localização e infraestrutura Parceiros estratégicos

14 Business Plan Produtos e Serviços: Quais são os produtos / serviços.
Porque é capaz de produzir. Como são fornecidos. Quais as características da equipe de produção. Que aspectos diferem da concorrência. Produtos futuros, direitos autorais, patentes. Qual estágio de ciclo de vida do produto. Tecnologias. Pesquisa e desenvolvimento. Produção e distribuição.

15 Business Plan Produtos e Serviços | Conteúdo
Indústria: desde a matéria-prima até produto acabado. Visualizar as etapas dos processos, diagramas. Características da matéria-prima: custos, fornecedores, previsão de compra, escassez. Equipamentos nos processos produtivos: custos, operários, quantos turnos, índice de refugo. Comércio: produtos, fornecedores, critérios de escolha (qualidade, preço, proximidade, exclusividade), localização, prazo de recebimento, estoques mínimos e máximos, softwares.

16 Business Plan Produtos e Serviços | Conteúdo
Serviço: custos fixos, custos variáveis, fornecedores, previsão de demanda por tipo de serviço, quantos turnos ou horários de funcionamento, recursos humanos necessários: perfil, quantidade e nível de complexidade, turn-over (muito importante).

17 Business Plan Mercado e Competidores Concorrentes diretos e indiretos.
Tendências ambientais do macro ambiente. Perfil do negócio, segmento específico, suas tendências e consumidor. Principais competidores: descrição dos produtos, forças, fraquezas, marketing. Comparar-se com os concorrentes, mostrar os diferenciais em relação aos principais concorrentes.

18 Business Plan Mercado e Competidores | Conteúdo
Utilizar fontes de informações como: associações industriais, prefeituras, entidades de classe, Sebrae, internet, empresas de pesquisa de mercado, IBGE, universidades, institutos de pesquisa, revistas, jornais, periódicos, livros, documentários.

19 Business Plan Marketing e Vendas:
Produto: mudanças, adicionar, retirar, tamanho, estilo, opções, embalagem, qualidade. Preço: valor, prazos, formas de pagamento, descontos, atuações em determinados mercados. Praça: canais alternativos, prazos de entrega. Propaganda: formas de vendas, equipes, relações com público, mídias, atividades.

20 Business Plan Análise Estratégica Definir objetivos e metas
Definir missão, visão, valores. Análise SWOT. Ambiente interno: forças e fraquezas Ambiente externo: oportunidades e ameaças

21 Business Plan Plano Financeiro:
Reflete os números de tudo já escrito no BP. Investimentos. Custos fixos e variáveis. Projeção de vendas. Análises de rendimentos.

22 Business Plan ANEXOS Fotos Diagramas Certificados
Cópia de contrato social.

23 Simulação com o Microsoft Excel
Ensaio sobre o Plano Financeiro Simulação com o Microsoft Excel

24 Atividade Semanal Construa o Sumário Executivo e a Planilha do Plano Financeiro do Negócio dos seus Sonhos

25 Sumário Executivo e Plano Financeiro
Atividade da Semana Sumário Executivo e Plano Financeiro Idealize a montagem de um negócio e de uma empresa, de acordo com os seus sonhos. Construa apenas o Sumário Executivo do Business Plan deste negócio e a planilha Excel contendo o Plano Financeiro, baseada na planilha mostrada durante a aula.

26 Atividade da Semana Formato: Arquivo único compactado (ZIP ou RAR) contendo 02 (dois) documentos: Sumário Executivo.doc Plano Financeiro.xls

27 DÚVIDAS... Fórum.... Diariamente


Carregar ppt "Módulo de Gestão Aplicada à TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google