A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE NEGÓCIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIO."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIO

2 Plano de Negócio é um documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio , do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro. PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É?

3 PARA QUE SERVE? Entender e estabelecer as diretrizes para o seu negócio Gerenciar, de forma eficaz a empresa e tomar decisões acertadas Monitorar e tomar ações corretivas Captar recursos junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores, capitalistas Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo(fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, associações etc.

4 O que os investidores analisam?
Conceito do negócio, isto é, necessidades dos clientes, grupos de clientes e como atender a esta necessidade ; Características do novo negócio e do setor, particularmente o seu potencial de lucro e crescimento Originalidade do empreendimento, diferenciação e estratégia competitiva em relação aos concorrentes Necessidades financeiras, fluxo de caixa, bem como o prazo de retorno do investimento Credibilidade e qualidade da equipe gerencial, refletidas na sua experiência e qualidade do plano de negócio.

5 VISÃO GERAL DO PLANO DE NEGÓCIO
1 Descrição da empresa S U M Á R I O E X C T V CAPA 2 Produtos e serviços 3 Análises Mercado /Estratégica SUMÁRIO 4 Estratégias de Marketing 5 Plano Operacional 6 Plano RH 7 Plano Financeiro 8 Anexos ESTRUTURA 1 – PÁGINA 101 DO PLT EMPREENDEDORISMO

6 CAPA A capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do plano de negócios, pois é a primeira parte que é visualizada por quem lê o plano de negócios, devendo, portanto, ser feita de maneira limpa e com informações necessárias e pertinentes.

7 SUMÁRIO O Sumário deve conter o titulo de cada seção do plano de negócio e a respectiva página. Qualquer editor de textos permite a confecção automática de sumários e tabelas de conteúdo bastante apresentáveis.

8 SUMÁRIO EXECUTIVO O Sumário Executivo sintetiza os diversos módulos do Plano de Negócio; Seu objetivo é oferecer ao leitor, de forma objetiva e resumida, uma visão geral do negócio, as estratégias propostas e os principais resultados a serem alcançados.

9 ITENS DO SUMÁRIO EXECUTIVO
Declaração da missão Declaração da visão Propósitos gerais e específicos do negócio, objetivos e metas Estratégias de marketing Processo de produção Equipe gerencial e Investimentos e retornos financeiros

10 DESCRIÇÃO DA EMPRESA Histórico, crescimento, faturamento nos últimos anos, razão social, impostos, estrutura organizacional e legal, Localização, parcerias, serviços terceirizados etc.

11 PRODUTOS E SERVIÇOS Descrição dos produtos e serviços(características e benefícios), Como são produzidos?, Quais recursos são utilizados? O ciclo de vida e os fatores tecnológicos envolvidos?, Se detém marca ou patente

12 ANÁLISE DE MERCADO Características dos clientes, segmentação de mercado, localização, se há sazonalidade e como agir, análise da concorrência e participação no mercado

13 ANÁLISE ESTRATÉGICA Visão, missão, oportunidades, ameaças, fortalezas e fraquezas, objetivos e metas do negócio.

14 ESTRATÉGIA DE MARKETING
Mostrar como a empresa pretende vender seu produto e serviço e conquistar os clientes, manter os interesses dos mesmos e aumentar a demanda. Métodos de comercialização,diferenciais competitivos, políticas de preços, canais de distribuição, estratégias promocionais e projeção de vendas.

15 PLANO OPERACIONAL Sistema de produção e ou comercialização, equipamentos e máquinas necessários, layout, funcionários e terceirização

16 PLANO RECURSOS HUMANOS
Estrutura organizacional, políticas de recursos humanos(descrição dos cargos, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios), Gastos com folha de pagamento

17 PLANO FINANCEIRO Valor do capital inicial (Giro + Investimentos), Demonstração de resultados (DRE) , análise do ponto de equilíbrio(PE), Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial, Indicadores financeiros, Prazo de retorno sobre o investimento inicial(payback) e Taxa interna de retorno(TIR)

18 Bibliografia DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3ª ed. São Paulo: Elsevier, 2008.


Carregar ppt "PLANO DE NEGÓCIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google