A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 PLANO DE NEGÓCIO. 2 Plano de Negócio é um documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista estrutural, administrativo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 PLANO DE NEGÓCIO. 2 Plano de Negócio é um documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista estrutural, administrativo,"— Transcrição da apresentação:

1 1 PLANO DE NEGÓCIO

2 2 Plano de Negócio é um documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro. PLANO DE NEGÓCIO, O QUE É?

3 3 Entender e estabelecer as diretrizes para o seu negócio Gerenciar, de forma eficaz a empresa e tomar decisões acertadas Monitorar e tomar ações corretivas Captar recursos junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores, capitalistas Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo(fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, associações etc. PARA QUE SERVE?

4 4 Conceito do negócio, isto é, necessidades dos clientes, grupos de clientes e como atender a esta necessidade ; Características do novo negócio e do setor, particularmente o seu potencial de lucro e crescimento Originalidade do empreendimento, diferenciação e estratégia competitiva em relação aos concorrentes Necessidades financeiras, fluxo de caixa, bem como o prazo de retorno do investimento Credibilidade e qualidade da equipe gerencial, refletidas na sua experiência e qualidade do plano de negócio. O que os investidores analisam?

5 5 CAPA SUMÁRIO 1 1 Descrição da empresa 2 2 Análises Mercado /Estratégica Produtos e serviços Estratégias de Marketing Plano Operacional Plano RH Plano Financeiro Anexos 8 8 VISÃO GERAL DO PLANO DE NEGÓCIO ESTRUTURA 1 – PÁGINA 101 DO PLT EMPREENDEDORISMO SUMÁRIOEXECUTIVO

6 6 A capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do plano de negócios, pois é a primeira parte que é visualizada por quem lê o plano de negócios, devendo, portanto, ser feita de maneira limpa e com informações necessárias e pertinentes. CAPA

7 7 O Sumário deve conter o titulo de cada seção do plano de negócio e a respectiva página. Qualquer editor de textos permite a confecção automática de sumários e tabelas de conteúdo bastante apresentáveis. SUMÁRIO

8 8 O Sumário Executivo sintetiza os diversos módulos do Plano de Negócio; Seu objetivo é oferecer ao leitor, de forma objetiva e resumida, uma visão geral do negócio, as estratégias propostas e os principais resultados a serem alcançados. SUMÁRIO EXECUTIVO

9 9 Declaração da missão Declaração da visão Propósitos gerais e específicos do negócio, objetivos e metas Estratégias de marketing Processo de produção Equipe gerencial e Investimentos e retornos financeiros ITENS DO SUMÁRIO EXECUTIVO

10 10 Histórico, crescimento, faturamento nos últimos anos, razão social, impostos, estrutura organizacional e legal, Localização, parcerias, serviços terceirizados etc. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

11 11 Descrição dos produtos e serviços(características e benefícios), Como são produzidos?, Quais recursos são utilizados? O ciclo de vida e os fatores tecnológicos envolvidos?, Se detém marca ou patente PRODUTOS E SERVIÇOS

12 12 Características dos clientes, segmentação de mercado, localização, se há sazonalidade e como agir, análise da concorrência e participação no mercado ANÁLISE DE MERCADO

13 13 Visão, missão, oportunidades, ameaças, fortalezas e fraquezas, objetivos e metas do negócio. ANÁLISE ESTRATÉGICA

14 14 Mostrar como a empresa pretende vender seu produto e serviço e conquistar os clientes, manter os interesses dos mesmos e aumentar a demanda. Métodos de comercialização,diferenciais competitivos, políticas de preços, canais de distribuição, estratégias promocionais e projeção de vendas. ESTRATÉGIA DE MARKETING

15 15 Sistema de produção e ou comercialização, equipamentos e máquinas necessários, layout, funcionários e terceirização PLANO OPERACIONAL

16 16 Estrutura organizacional, políticas de recursos humanos(descrição dos cargos, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios), Gastos com folha de pagamento PLANO RECURSOS HUMANOS

17 17 Valor do capital inicial (Giro + Investimentos), Demonstração de resultados (DRE), análise do ponto de equilíbrio(PE), Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial, Indicadores financeiros, Prazo de retorno sobre o investimento inicial( payback ) e Taxa interna de retorno(TIR) PLANO FINANCEIRO

18 18 Bibliografia DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3ª ed. São Paulo: Elsevier, 2008.


Carregar ppt "1 PLANO DE NEGÓCIO. 2 Plano de Negócio é um documento capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do negócio, do ponto de vista estrutural, administrativo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google