A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
POR TAÍS FERNANDA CAMARGO ANTONIO

2 O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS ?
Planejar o futuro Avalia a parte mercadológica, técnica, financeira, jurídica e organizacional da empresa. Afere a evolução do empreendimento e aprimora controles Levantar dinheiro É um instrumento de melhoria das possibilidades de SUCESSO do negócio.

3 O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS ?
SONHO REALIDADE

4 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Observação das necessidades de consumo Identificação de possíveis falhas da concorrência Aquilo que gostaria de fazer Atividade que explore a sua experiência Análise de tendência

5 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO Que tipo de negócio está planejando?
Qual é o ramo de atividade? Quais os produtos ou serviços que serão vendidos? Quais os procedimentos produtivos? Qual é a visão projetada da empresa? Qual é a missão desta empresa?

6 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Qual é a forma legal, licenças, alvarás e regulamentos do negócio? Recursos físicos Recursos humanos Formas de contratação dos funcionários Descrição do produto ou serviço Como irá administrar o negócio? Estabelecimento de metas (definição do ponto, tamanho da empresa, quantidade prevista de venda, preço referencial de mercado, faturamento previsto e tempo para estruturar a empresa)

7 PESQUISA DE MERCADO Conhecer o mercado : Consumidor Fornecedor
Concorrente Como conhecer? Pesquisa de observação Questionário simples (Quem? O que? Onde? Quando? Quanto? Como? Por quê compram?)

8 AVALIAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA
Investimento inicial Custos fixos Custos variáveis Análise de fluxo de caixa Apuração de resultados

9 APURAÇÃO DE RESULTADOS
Faturamento Custos variáveis Lucro bruto Custos fixos Custo total Lucro líquido Ponto de equilíbrio

10 ANÁLISE DE RISCOS Possíveis riscos - Estrutura de custo
- Crescimento da concorrência - Sazonalidade - Margem de lucro - Fornecedores - Clientes - Ambiente econômico Medidas para reduzir os riscos

11 PERFIL DO EMPREENDEDOR
Você tem iniciativa? Você é um líder? Você é organizado? Toma decisões rápidas? Gosta de assumir riscos calculados? Você é flexível? Tem habilidade de inter-relacionamento? Você é comunicativo? Possui a capacidade de identificar oportunidades?

12 SUCESSO X INSUCESSO 54% Bom administrador 26% Falta de capital de giro
Fonte: Sebrae-MG A EMPRESA VAI BEM POR QUÊ? A EMPRESA QUEBROU POR QUÊ? 54% Bom administrador 26% Falta de capital de giro 36% Bom conhecimento do mercado 21% Falta de clientes 19% Uso de dinheiro próprio 18% Erros gerenciais 17% Perseverança do dono 17% Carga tributária 15% Aproveitamento das oportunidades 12% Inadimplência 13% Capacidade de assumir riscos 10% Forte concorrência (modismo pode saturar)

13 OPÇÕES PARA PREPARAR UM PLANO DE NEGÓCIO
SP PLAN Aprender a Empreender Iniciando um Pequeno Grande Negócio Idéias de Negócios Viabilidade e Plano de Negócio Entendendo Custos, Despesas e Formação de Preço Sistema de Gestão Empresarial

14 Contato SEBRAE –SP Campinas
Endereço: Av. Andrade Neves, 1811 Castelo Fone:


Carregar ppt "PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google