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1 PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS POR TAÍS FERNANDA CAMARGO ANTONIO.

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1 1 PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS POR TAÍS FERNANDA CAMARGO ANTONIO

2 2 O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS ? Planejar o futuro Avalia a parte mercadológica, técnica, financeira, jurídica e organizacional da empresa. Afere a evolução do empreendimento e aprimora controles Levantar dinheiro É um instrumento de melhoria das possibilidades de SUCESSO do negócio.

3 3 O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS ? SONHO REALIDADE

4 4 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Observação das necessidades de consumo Identificação de possíveis falhas da concorrência Aquilo que gostaria de fazer Atividade que explore a sua experiência Análise de tendência

5 5 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO Que tipo de negócio está planejando? Qual é o ramo de atividade? Quais os produtos ou serviços que serão vendidos? Quais os procedimentos produtivos? Qual é a visão projetada da empresa? Qual é a missão desta empresa?

6 6 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Qual é a forma legal, licenças, alvarás e regulamentos do negócio? Recursos físicos Recursos humanos Formas de contratação dos funcionários Descrição do produto ou serviço Como irá administrar o negócio? Estabelecimento de metas (definição do ponto, tamanho da empresa, quantidade prevista de venda, preço referencial de mercado, faturamento previsto e tempo para estruturar a empresa)

7 7 PESQUISA DE MERCADO Conhecer o mercado : Consumidor Fornecedor Concorrente Como conhecer? Pesquisa de observação Questionário simples (Quem? O que? Onde? Quando? Quanto? Como? Por quê compram?)

8 8 AVALIAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA Investimento inicial Custos fixos Custos variáveis Análise de fluxo de caixa Apuração de resultados

9 9 APURAÇÃO DE RESULTADOS 1. Faturamento 2. Custos variáveis 3. Lucro bruto 4. Custos fixos 5. Custo total 6. Lucro líquido 7. Ponto de equilíbrio

10 10 ANÁLISE DE RISCOS Possíveis riscos - Estrutura de custo - Crescimento da concorrência - Sazonalidade - Margem de lucro - Fornecedores - Clientes - Ambiente econômico Medidas para reduzir os riscos

11 11 PERFIL DO EMPREENDEDOR Você tem iniciativa? Você é um líder? Você é organizado? Toma decisões rápidas? Gosta de assumir riscos calculados? Você é flexível? Tem habilidade de inter-relacionamento? Você é comunicativo? Possui a capacidade de identificar oportunidades?

12 12 SUCESSO X INSUCESSO A EMPRESA VAI BEM POR QUÊ?A EMPRESA QUEBROU POR QUÊ? 54% Bom administrador26% Falta de capital de giro 36% Bom conhecimento do mercado 21% Falta de clientes 19% Uso de dinheiro próprio18% Erros gerenciais 17% Perseverança do dono17% Carga tributária 15% Aproveitamento das oportunidades 12% Inadimplência 13% Capacidade de assumir riscos 10% Forte concorrência (modismo pode saturar) Fonte: Sebrae-MG

13 13 OPÇÕES PARA PREPARAR UM PLANO DE NEGÓCIO SP PLAN Aprender a Empreender Iniciando um Pequeno Grande Negócio Idéias de Negócios Viabilidade e Plano de Negócio Entendendo Custos, Despesas e Formação de Preço Sistema de Gestão Empresarial

14 14 Contato SEBRAE –SP Campinas Endereço: Av. Andrade Neves, 1811 Castelo Fone:


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