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PLANO DE NEGÓCIOS 1. O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS ? Planejar o futuro Avalia a parte mercadológica, técnica, financeira, jurídica e organizacional da empresa.

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1 PLANO DE NEGÓCIOS 1

2 O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS ? Planejar o futuro Avalia a parte mercadológica, técnica, financeira, jurídica e organizacional da empresa. Afere a evolução do empreendimento e aprimora controles Levantar dinheiro É um instrumento de melhoria das possibilidades de SUCESSO do negócio. 2

3 O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS ? SONHO REALIDADE 3

4 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Observação das necessidades de consumo Identificação de possíveis falhas da concorrência Aquilo que gostaria de fazer Atividade que explore a sua experiência Análise de tendência 4

5 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO Que tipo de negócio está planejando? Qual é o ramo de atividade? Quais os produtos ou serviços que serão vendidos? Quais os procedimentos produtivos? Qual é a visão projetada da empresa? Qual é a missão desta empresa? 5

6 6 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Qual é a forma legal, licenças, alvarás e regulamentos do negócio? Recursos físicos Recursos humanos Formas de contratação dos funcionários Descrição do produto ou serviço Como irá administrar o negócio? Estabelecimento de metas (definição do ponto, tamanho da empresa, quantidade prevista de venda, preço referencial de mercado, faturamento previsto e tempo para estruturar a empresa)

7 7 PESQUISA DE MERCADO Conhecer o mercado : Consumidor Fornecedor Concorrente Como conhecer? Pesquisa de observação Questionário simples (Quem? O que? Onde? Quando? Quanto? Como? Por quê compram?)

8 8 AVALIAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA Investimento inicial Custos fixos Custos variáveis Análise de fluxo de caixa Apuração de resultados

9 9 APURAÇÃO DE RESULTADOS 1. Faturamento 2. Custos variáveis 3. Lucro bruto 4. Custos fixos 5. Custo total 6. Lucro líquido 7. Ponto de equilíbrio

10 10 ANÁLISE DE RISCOS Possíveis riscos - Estrutura de custo - Crescimento da concorrência - Sazonalidade - Margem de lucro - Fornecedores - Clientes - Ambiente econômico Medidas para reduzir os riscos

11 11 PERFIL DO EMPREENDEDOR Você tem iniciativa? Você é um líder? Você é organizado? Toma decisões rápidas? Gosta de assumir riscos calculados? Você é flexível? Tem habilidade de inter-relacionamento? Você é comunicativo? Possui a capacidade de identificar oportunidades?

12 12 SUCESSO X INSUCESSO A EMPRESA VAI BEM POR QUÊ?A EMPRESA QUEBROU POR QUÊ? 54% Bom administrador26% Falta de capital de giro 36% Bom conhecimento do mercado 21% Falta de clientes 19% Uso de dinheiro próprio18% Erros gerenciais 17% Perseverança do dono17% Carga tributária 15% Aproveitamento das oportunidades 12% Inadimplência 13% Capacidade de assumir riscos 10% Forte concorrência (modismo pode saturar) Fonte: Sebrae-MG

13 Lápis... papel... A hora é de PLANEJAR! PLANEJANDO SEU NEGÓCIO Foto: Stock.Schng 13

14 Para fazer um CHURRASCO, o que é necessário planejar? Quanto tempo, em média, dura um churrasco? De 04 a 06 horas? Planejando um Churrasco... Se faltar algum dos itens planejados pode atrapalhar o churrasco? Foto: Stock.Schng 14

15 Qual o documento que o Empreendedor tem para Planejar seu Empreendimento? Planejando um Churrasco... Quanto tempo você quer que dure sua empresa? Portanto, para isso, o que você deverá planejar? Se faltar algum dos itens planejados pode atrapalhar sua empresa? Foto: Stock.Schng 15

16 PLANO DE NEGÓCIOS Documento usado para descrever seu negócio e organizar as informações em seções, mantendo uma seqüência lógica que permita ao leitor entender como a empresa é organizada, seus objetivos, produtos e serviços, mercado, estratégia de marketing e situação financeira. Foto: Stock.Schng 16

17 Através do Plano de Negócios você consegue planejar e decidir a respeito do futuro de sua empresa. Porque escrever um Plano de Negócios Foto: Stock.Schng 17

18 Porque escrever um Plano de Negócios Foto: Stock.Schng identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e evitá-los; identificar seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência e o ambiente de negócio em que você atua; 18

19 Porque escrever um Plano de Negócios Foto: Stock.Schng conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro de seu negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido; 19

20 Porque escrever um Plano de Negócios Foto: Stock.Schng O Plano de Negócios é um poderoso guia que norteará todas as ações de sua empresa, tornando a oportunidade mais clara. 20

21 1.Capa 2.Sumário Executivo 3.Descrição da Empresa, Missão 4.Aspectos Jurídicos e Tributários da Empresa 5.Análise de Mercado 6.Plano de Marketing 7.Plano Operacional 8.Plano Financeiro e Construção de Cenários 9.Matriz F.O.F.A. (Forças/Oportunidades/Fraquezas/ Ameaças) 10. Anexos Estrutura Básica de um Plano de Negócios 21

22 Empreendedor: para ter um plano das ações a implementar no negócio. Sócios potenciais: para estabelecer acordos e direção. Empresa: para comunicação interna com os colaboradores. Parceiros: para estabelecimento de estratégias conjuntas. Franqueados: para entendimento do empreendimento. Públicos para o seu Plano de Negócios 22

23 Bancos: para liberar financiamentos. Fornecedores: para liberar crédito para compra de mercadorias e matéria prima. Incubadoras de empresas: com o objetivo de se tornar uma empresa incubada. Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas e outros interessados. Públicos para o seu Plano de Negócios 23

24 PERGUNTAS QUE PRECISAM DE RESPOSTAS PARA A ELABORAÇÃO DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS e PISTAS PARA A BUSCA DAS INFORMAÇÕES Foto: Stock.Schng 24

25 SOBRE O CLIENTE... Quem comprará os produtos e serviços? Por quê? Onde estão localizados? Qual será o volume de compras? Com que freqüência comprarão? Como influenciar na decisão de compra dos clientes? Foto: Stock.Schng 25

26 Clientes - Onde buscar? Converse com pessoas com o mesmo perfil do seu público-alvo. Faça uma pesquisa com essas pessoas nas proximidades do seu empreendimento e concorrentes. Busque informações em entidades, como: IBGE, Universidades, etc. Foto: Stock.Schng 26

27 SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS... Quais são os produtos e serviços a oferecer? Que quantidade de produtos e serviços deve estar disponível aos clientes? Quais necessidades dos clientes serão atendidas pelos produtos e serviços? Foto: Stock.Schng 27

28 Produtos e Serviços - Onde buscar? Converse com seu público-alvo Participe de cursos e treinamentos técnicos para aprender como desenvolver este produto ou serviço. Converse com fornecedores, buscando extrair as experiências com o mercado. Converse com especialistas do ramo. Foto: Stock.Schng 28

29 SOBRE A CONCORRÊNCIA... Quem são seus concorrentes? Onde se localizam? Quais os seus pontos fortes e fracos? Podem existir novos concorrentes? Como fazer com que os clientes comprem de você? Quais os diferenciais oferecidos ao mercado por seu novo negócio? Foto: Stock.Schng 29

30 Concorrência - Onde buscar? Visite e consuma na empresa de seu concorrente Converse com o proprietário concorrente Converse com funcionários do concorrente Converse com clientes do concorrente Foto: Stock.Schng 30

31 Concorrência - Onde buscar? Observe o movimento do concorrente Participe de entidades de classe (associações, sindicato, conselhos, etc) Kit Nascer Bem (Sebrae-MS) e Geonegócio. Foto: Stock.Schng 31

32 SOBRE OS FORNECEDORES... Quem são os fornecedores? Onde se localizam? Como serão obtidos os produtos e serviços? Quais as suas condições de comercialização? Foto: Stock.Schng 32

33 Fornecedores - Onde buscar? Pesquise na Internet Converse com concorrentes sobre seus fornecedores Converse diretamente com os fornecedores para saber suas condições de negócio Kit Nascer Bem (Sebrae-MS) Foto: Stock.Schng 33

34 SOBRE OS PROCESSOS E EQUIPAMENTOS... Quais processos deverão existir? Como funciona cada processo? Que equipamentos deverão fazer parte dos processos? Como funcionam? Quais são os fornecedores dos equipamentos? Foto: Stock.Schng 34

35 Processos e Equipamentos - Onde buscar? Consulte especialistas no seu ramo de atividade Visite Concorrentes em sua área ou em outras regiões Pesquise na Internet ou com concorrentes quais são os fornecedores dos equipamentos Converse com os fornecedores para saber informações de potencia e capacidade dos equipamentos, e demais informações técnicas. 35

36 SOBRE SUA EQUIPE... Qual o perfil de pessoal para cada atividade do negócio? Qual a quantidade necessária de pessoas no momento da abertura da empresa? Como identificar e selecionar a equipe de trabalho? Foto: Stock.Schng 36

37 Equipe – Onde Buscar? Primeiro descubra qual o perfil adequado para cada função: Que Conhecimentos, Habilidades e Atitudes são necessários? Foto: Stock.Schng 37

38 Equipe – Onde Buscar? Para recrutar e selecionar você pode utilizar: Empresas especializadas de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos. Anúncio no jornal. Placas na frente da sua empresa... Foto: Stock.Schng 38

39 Equipe – Onde Buscar? Depois é necessário capacitar sua equipe: EXEMPLO: O SEBRAE, SENAI, SENAC possuiem diversos treinamentos para a capacitação de sua equipe. 39

40 SOBRE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO... Quais os meios adequados de comunicação com o mercado? Quais os custos? Qual o retorno esperado? Com que freqüência deverão ser utilizados? Foto: Stock.Schng 40

41 SOBRE LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO... Como fazer com que os produtos ou serviços cheguem aos clientes? Qual o local adequado para a instalação do negócio? Por quê? Existem aspectos legais que influenciam a localização? Quais os custos? Foto: Stock.Schng 41

42 Localização e Distribuição - Onde buscar? Pesquise os aspectos legais que influenciam a localização na Prefeitura, Vigilância Sanitária, IBAMA, etc. Informe-se na Prefeitura sobre projetos de doação de terrenos e demais benefícios de localização. Visite os locais potenciais para instalação do seu negócio em diferentes dias e horários. Visite imobiliárias e veja quais as opções existentes. 42

43 SOBRE AS FINANÇAS... Como saber os resultados financeiros da empresa? Qual o lucro líquido esperado? Qual a taxa de Rentabilidade do Negócio? Em quanto tempo o investimento retornará? Qual o Ponto de Equilíbrio do Empreendimento? As necessidades dos sócios foram atendidas? Foto: Stock.Schng 43

44 Finanças - Onde buscar? Você pode participar de treinamentos específicos desta área: Controles Financeiros Formação de Preço de Venda Busque informações com seu contador Consulte um especialista em finanças 44

45 SOBRE O INVESTIMENTO... Qual a previsão de gasto inicial? Qual a previsão de gastos com Capital de Giro, depois de todo investimento inicial? Existe disponibilidade de todos os recursos? Será necessário investimento extra? Será uma sociedade? Qual o perfil, o papel e as necessidades dos sócios? 45

46 Investimento - Onde buscar? Avalie corretamente a necessidade total de investimento (Fixo + Capital de giro). Avalie o montante de sua disponibilidade de recursos. Pesquise nas instituições financeiras. Foto: Stock.Schng 46

47 Investimento - Onde buscar? Avalie a possibilidade de buscar recursos em outras fontes: Sócios, investidores, fornecedores, etc. Foto: Stock.Schng 47

48 SOBRE DECISÕES A TOMAR... Como estabelecer os preços dos produtos e serviços? Qual a quantidade mínima de produtos ou serviços que deverá ser comercializada? Por quê? Quais os gastos existentes no negócio? Como organizar a entrada e a saída do Dinheiro? 48

49 FORMALIZAÇÃO DO NEGÓCIO Que aspectos legais devem ser considerados? Classificação (Sociedade Simples, Empresária, etc.) Objetivo Social da Empresa / Contrato Social Onde formalizar (Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura, etc.) Que impostos e contribuições incidem sobre o meu negócio? Quais as obrigações fiscais do empresário e da empresa? Quem realizará os procedimentos legais do negócio? 49

50 Formalização - Onde buscar? Consulte profissionais especialistas: Contabilista Advogado Tributarista Economista Administrador de Empresas Profissionais especialistas do seu segmento (Nutricionista, Farmacêutico, Engenheiro...) Busque informações na JUCEMS, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeitura, entidades de classe, etc. 50

51 PLANEJANDO A ABERTURA DO SEU NEGÓCIO Ninguém planeja fracassar... Normalmente os negócios fracassam justamente por falta do planejamento! Reflexão 51

52 Mais informações... Software Como elaborar um Plano de Negócios Download disponível no site: Análise do Plano de Negócios online, após realizar o download e preencher todos os itens do software o empreendedor tem a oportunidade de encaminhar o seu plano para um consultor para análise da viabilidade do negócio. Em caso de dúvida, por favor, consulte o SEBRAE/MS através da Central de Relacionamento ( ) 52


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