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02 AULA 02 PLANO DE NEGÓCIOS PRIMEIROS CONCEITOS.

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1 02 AULA 02 PLANO DE NEGÓCIOS PRIMEIROS CONCEITOS

2 02 PLANO DE NEGÓCIOS n TESTE A SUA IDÉIA DE EMPRESA n As questões fundamentais. Organize-se para fazer o Plano de Negócios. n O que é o teste - O planejamento da nova empresa é a grande arma para diminuir-se o risco, ou transformar o sonho em uma visão realística, ou evitar que uma boa idéia seja transformada em uma aventura imprevisível. n Vamos ver como você foi no teste

3 02 n Alguns pré-empreendedores, talvez por dispor de algum tempo e dinheiro sobrando, preferem iniciar um negócio sem um plano detalhado, fazer um vôo cego. n Mas este não é o perfil do empreendedor de sucesso que não assume riscos elevados e sabe aprender com os fracassos. n Mas se você começar um negócio sem planejamento talvez seja difícil até mesmo descobrir as causas do insucesso... PLANO DE NEGÓCIOS

4 02 n Até o presente momento talvez você tenha apenas uma idéia da sua futura empresa. n O teste mediu o grau de profundidade dessas idéias. n Você irá responder a questões relacionadas ao seu empreendimento: seus clientes, concorrentes, mercado, investimentos necessários, às receitas e despesas projetadas, enfim, tudo que diz respeito à sua futura empresa. PLANO DE NEGÓCIOS

5 02 Qual foi sua nota - Após a avaliação você mesmo julgou o grau de conhecimento que tem sobre a empresa e o ramo em que pretende atuar. O número de pontos possíveis é 75; anote o resultado do teste e veja qual o percentual do total de pontos obtido. Para saber se está apto a iniciar a elaboração do Plano de Negócios, você mesmo decidirá qual o percentual alcançado lhe deixa seguro: 60%, 80% ou 99 %? PLANO DE NEGÓCIOS

6 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n O empreendedor e a empresa –motivações e percepção do negócio –energia (tempo de pensar) colocada na idéia –dedicação que pretende dar à empresa –experiência empresarial e na área –nível de informação sobre a área e conhecimento de gente na área –porque? ser empreendedor, neste ramo –opinião da família e amigos

7 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n O produto/serviço –estágio de definição do produto; –características do produto; –barreiras de entrada. n O ramo de atividade –qual a oportunidade deste ramo de negócio? –qual o tamanho do mercado do ramo de negócio? –quais as tendências? oportunidades e ameaças?

8 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n Missão da empresa –O que é missão de uma empresa? É a função que ela vai exercer junto ao mercado, provendo-lhe produtos e serviços –está definida? –qual a uniqueness da empresa? n Mercado –tem nicho identificado? –tem estratégia de vendas? –tamanho do mercado do produto/serviço –segmentação geográfica

9 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n Clientes –estão identificados? –que necessidades serão atendidas pelo produto/serviço? –como serão atendidos os clientes? n Propaganda e promoção –pontos que serão destacados –lançamento –meios de divulgação

10 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n Vendas –tem estratégia de vendas? –projetou as vendas? n Força de Vendas –perfil dos vendedores –quantificação dos vendedores e divisão de clientes

11 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n Assistência pós-venda –como vai ser a assistência ao cliente? –o que está incluído na venda e como será a manutenção? n Prazos e condições de pagamento –estão definidas as condições de venda? –preços praticados pela concorrência –conseqüências financeiras dos preços praticados

12 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n Distribuição –canais de distribuição –dificuldades de distribuição e seus custos n Concorrência –você conhece a concorrência? –qual a situação do seu produto em relação à concorrência?

13 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n Compras –dependência de fornecedores –quais seus fornecedores? n Produção –você tem processo de produção –você pensou bem em obter vantagem competitiva com seu processo de produção?

14 02 TESTE SUA IDÉIA DE EMPRESA n Finanças –você fez projeções financeiras? –projeção de lucros e perdas (Profit&Loss Statement) –projeção de Balanço (Balance Sheet) –projeção de Fluxo de Caixa (Cash-Flow) n Pessoal –você pensou em sua equipe? Características, quantidades e salários

15 02 n O objetivo deste Teste a sua idéia foi convencê-lo de que abrir uma empresa, ou uma unidade de negócios em empresa já existente, exige profunda reflexão, muita pesquisa e muito trabalho. Isto, se você quiser sobreviver à alta taxa de mortalidade infantil que envolve as empresas emergentes e atingir um patamar de consolidação. PLANO DE NEGÓCIOS

16 02 PLANO DE NEGÓCIOS PLANO DE NEGÓCIOS Qual é o meu negócio? Onde quero chegar? O que vendo? Para quem vendo? Que estratégias utilizarei? Como conquistarei mercado? Quais os fatores críticos de sucesso do negócio? Quanto vou gastar? Que retorno terei sobre meu investimento?

17 02 Faça o cronograma do seu plano de trabalho. Para cada item que você tenha que tomar providências, monte um quadro com O que, quem e quando. PLANO DE NEGÓCIOS

18 02 Que perguntas faria a um amigo que o convidou a abrir uma empresa? Qual é o seu objetivo pessoal no negócio? O que a sua família pensa disto? Qual é o seu conhecimento do assunto? Qual é a sua experiência? Qual é a sua definição do negócio? Qual será a sua dedicação? Qual será a sua área de atuação ? O que espera de mim? Qual é o cliente? Como atingi-lo?

19 02 Qual é a vantagem competitiva? O que diferencia o produto? Qual é o capital necessário? Haverá outros sócios? Como será o contrato social ? Quais são os fornecedores? Qual será a missão da empresa? Como serão vistos os empregados? Que perguntas faria a um amigo que o convidou a abrir uma empresa?

20 02 Que perguntas faria a um empresário? n Você leu com atenção o texto que está no arquivo v PNI01 - GUIA PARA ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR.doc n Você também leu como fazer a modelagem de uma entrevista que está no arquivo v PNI01 - GUIA PARA MODELAGEM.doc

21 02 O Plano de Negócios Forma de pensar sobre o futuro do negócio: Onde ir, como ir rapidamente. O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos. Descreve a oportunidade de um negócio: Porque a oportunidade existe e porque o empreendedor e sua equipe tem condições de aproveitá-la. Como o empreendedor (e equipe) pretende agarrá-la. Instrumento de negociação interna e externa, para administrar a interdependência. É mais um processo do que um produto. Não é o negócio. Não é imutável.

22 02 Possíveis públicos- alvo para o seu Business Plan: *sócios potenciais *parceiros *bancos *intermediários *investidores *gerentes e pessoal da empresa em geral *executivos de alto nível *fornecedores *clientes potenciais PLANO DE NEGÓCIOS

23 02 n ESTRUTURA DO BUSINESS PLAN: Sumário executivo Resumo da empresa Produtos e Serviços Análise do Mercado Estratégia do Negócio Organização e Gerência do Negócio Planejamento Financeiro PLANO DE NEGÓCIOS

24 02 O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO n NOME DA EMPRESA: n 1 - DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO Qual é o negócio da empresa? (O motivo da sua criação) Qual o ramo do negócio? Quais são os clientes? Perfil Quais são as necessidades dos clientes? Qual será a forma de atender às necessidades dos clientes?

25 02 n 2 - PLANO DE MARKETING Descrição do Produto Qual o diferencial, a vantagem competitiva? Definição do preço Propaganda Escolha do ponto. Distribuição do produto Previsão de vendas (unidades) n 3 - CONCORRÊNCIA Analise a concorrência O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

26 02 n 4 - INVESTIMENTOS (US$) Móveis e equipamentos Veículos Reformas (quando não for manutenção preventiva) Despesas pré-operacionais Outros TOTAL O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

27 ANÁLISE FINANCEIRA(US$) Custos dos produtos a) Custo do produto (material) b) Salários e encargos pessoal (da produção) c) Depreciação de máquinas de produção d) Manutenção de máquinas de produção O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

28 02 n Despesas operacionais a) Salários e encargos pessoal (administrativo) c) Prestação de serviços (contador) d) Aluguel e) Manutenção ( máquinas da administração) f) Comissões de vendedores/representantes g) Outros TOTAL DOS CUSTOS O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

29 02 n RECEITA a) Preço de venda b) Quantidade vendida RECEITA TOTAL O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

30 02 n5.4 - DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS 1) Receita bruta de vendas 2) (-) Deduções da receita bruta (impostos 21 %) 3) (=) Receita líquida de vendas 4) (-) Custos dos produtos vendidos (item 5.1) 5) (=) Margem de contribuição bruta 6) (-) Despesas operacionais 7) (=) Lucro operacional 8) (-) Imposto de renda (Lucro presumido calculado sobre a receita bruta: 1,2 %) 9) Lucro líquido O PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO


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