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EMPREENDEDORISMO Elizabete Nunes. O Que É Empreender? Desejo de mudar as coisas, Fazer algo novo, Melhorar o que já existe. Podemos desenvolver as características.

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1 EMPREENDEDORISMO Elizabete Nunes

2 O Que É Empreender? Desejo de mudar as coisas, Fazer algo novo, Melhorar o que já existe. Podemos desenvolver as características e as habilidades para ser um empreendedor.

3 Iniciativa Vontade Paixão pelo que faz Criatividade Motivação. Para Ser Empreendedor É Preciso...

4 Ter capacidade de: Transformação; Identificar e avaliar oportunidades; Assumir riscos. Para Ser Empreendedor É Preciso...

5 Empreendedor É... Quem persegue o benefício, trabalha individual e coletivamente, é o portador das competências de inovação, de identificação e de criação de oportunidades de negócios, do saber montar e coordenar novas combinações de recursos com o objetivo de extrair os melhores benefícios de suas inovações num meio incerto. Schumpeter, J., citado por Dornelas, J.C.A., 2001.

6 Comportamento De Um Empreendedor Iniciativa, Auto-confiança, Aceitação do risco, Não temer o fracasso e a rejeição, Decisão e responsabilidade, Energia, Automotivação e entusiasmo, Controle, Otimismo, Persistência.

7 Fatores Motivadores Do Empreendedorismo VONTADE: de ter o próprio negócio de ter liberdade para tomar decisões de ganhar dinheiro

8 INFLUÊNCIA Fatores Motivadores Do Empreendedorismo de amigos que possuem um negócio de pessoas da família que criaram algum negócio

9 Fatores Motivadores Do Empreendedorismo explorar uma oportunidade específica de um negócio OPORTUNIDADE atividades que são iniciadas por falta de opção NECESSIDADE

10 Fatores Do Sucesso E Do Fracasso Nos Novos Empreendimentos Externos à empresa Economia Política Questões sociais Tecnologia Concorrência Fornecedores Clientes Internos à empresa Recursos Atividades da empresa Organização interna Qualidade Controles

11 Fatores Do Sucesso E Do Fracasso Nos Novos Empreendimentos Reconhecer e identificar oportunidades, buscar informações, compreender fatores externos, internos... SUCESSO =

12 Fatores Do Sucesso E Do Fracasso Nos Novos Empreendimentos FRACASSO Desconhecer oportunidades, desatentar para fatores internos e externos, ficar alheio a informações... =

13 Conceito De Oportunidade Algo possível de ser implementado Atende a um público-alvo Idéia transformada em produto ou serviço momento certo maneira adequada

14 Avaliação Das Oportunidades ANALISAR... Mercado Retorno econômico Vantagens competitivas Equipe de trabalho

15 Conheça O Seu Negócio Mercado Relação entre a oferta e a procura de produtos e serviços. Mercado consumidor Seus clientes. Mercado fornecedor Fornecedor de matéria-prima necessária ao negócio.

16 Conheça O Seu Negócio Perguntas que o ajudarão a conhecer o seu mercado consumidor: Qual a faixa etária dos clientes? São na maioria homens ou mulheres? Onde moram?

17 Conheça O Seu Negócio Os fatores que levam o seu cliente a comprar: O preço? A qualidade? A garantia? O prazo de pagamento?

18 Conheça O Seu Negócio Perguntas que o ajudarão a definir melhor o seu negócio: Qual o seu produto? Quanto você cobrará pelo produto? Para quem oferecê-lo? Em que locais oferecê-lo? Que quantidade você deverá produzir?

19 Plano De Negócios QUAL A FUNÇÃO? Prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e o desenvolvimento inicial de uma empresa. O QUE É? Documento que tem a finalidade de descrever o empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.

20 OBJETIVOS: Entender e estabelecer diretrizes; Gerenciar de forma mais eficaz; Tomar decisões mais acertadas; Monitorar o dia-a-dia; Implementar ações corretivas; Conseguir financiamentos e recursos; Visualizar melhor a organização da empresa. Plano De Negócios

21 Seções De Um Plano De Negócios 1.Sumário executivo 2.Descrição da empresa 3.Descrição dos serviços e produtos 4.Descrição do processo produtivo 5.Descrição dos clientes 6.Descrição da concorrência 7.Determinação de preços 8.Estratégias de promoção e propaganda 9.Descrição de fornecedores 10. Equipe de trabalho 11. Localização e infra-estrutura 12. Investimentos e projeção de resultados

22 Dirigido ao público-alvo Síntese do plano de negócios (objetivo) Atração à leitura do documento Última parte a ser escrita Não deve ter mais que duas páginas 1. Sumário Executivo

23 Resumo da empresa Características únicas do produto/serviço Benefício ao cliente Missão, metas, objetivo Constituição Estrutura organizacional Estrutura legal 2. Descrição Da Empresa

24 Nome Tipo (firma individual, sociedade por cotas de responsabilidade, sociedade anônima) Ramo de atuação Mercados atendidos Constituição societária Constituição capital 2. Descrição Da Empresa

25 Características do negócio O que tem de especial para servir aos clientes Tecnologias utilizadas Processos para a prestação de serviços Lista de produtos ou serviços futuros 3. Descrição Dos Produtos E Serviços

26 Processos que gerarão o produto final A inter-relação dos processos A terceirização dos serviços (se houver) 4. Descrição Do Processo Produtivo

27 Obter melhores resultados CONCORRÊNCIA direta indireta Identificar pontos fracos e pontos fortes Conheça A Sua Concorrência Identificar ameaças e oportunidades

28 Divulgação Do Produto Conheça o público-alvo para uma correta divulgação do produto; Defina de que forma será a divulgação (correspondência, rádio, panfletos, cartazes etc); Analise o gasto com ações de divulgação; Avalie os benefícios da divulgação – compare o valor gasto com o valor de produtos vendidos.

29 Venda Do Produto Tome iniciativa na busca de soluções para os seus clientes; Faça cursos na área sempre que possível; Tenha humildade, paciência e persistência; Estabeleça uma rede de relações com seus clientes; Durante a venda deixe o cliente seguro, explique tudo sobre o produto; Nas vendas a prazo peça uma garantia; Compare os gastos com a produção e transporte com o que ganhou na venda, o saldo deve ser positivo.

30 Evite Gastos Excessivos Se possível, escolha sua casa para realizar o trabalho; Não compre a prazo, não inicie o seu negócio se endividando; Não estoque matéria-prima; Controle os gastos por meio de anotações diárias.

31 Os Fornecedores Abastecem a empresa analisar: quantidade, qualidade, preços, prazo de entrega, estabelecer relação de confiança pneus peças material de limpeza combustível lubrificantes

32 Equipe De Trabalho Localização E Infra-estrutura Nomes das pessoas essenciais na estrutura da empresa e a capacitação exigida fácil acesso, segurança, regularização do imóvel, adequação às exigências do Corpo de Bombeiros, etc.

33 Conceitos De Finanças Valor de custo: Valores pagos para montagem do negócio e confecção ou compra dos produtos; Preço de venda: Valor cobrado ao cliente pelo produto ou serviço oferecido; Lucro: Preço de venda diminuído do valor de custo; Volume de produção: Renda esperada dividida pelo lucro;

34 Preço De Venda Aprenda com precisão a calcular o preço de venda conveniente ao seu negócio; Descubra o preço praticado pelos concorrentes; Descubra quanto os seus clientes estão dispostos a pagar pelo produto; Defina o lucro que espera obter com a venda.

35 Calculando A Sua Renda Exemplo: camisa Custo de produção: R$ 16,00 Preço de venda: R$ 26,00 Lucro esperado: R$ 10,00 Qual o volume de produção para uma renda de R$ 500,00/mês? Renda esperada: R$ 500,00 Lucro de cada camisa: R$ 10,00 Volume de produção: 500,00 / 10,00 = 50 camisas

36 Investimentos Iniciais Investimentos Fixos Equipamentos Veículos Obras e reformas Móveis e utensílios Imóveis Podem ser convertidos em dinheiro para fins do capital da empresa.

37 Investimentos Iniciais Despesas Pré-Operacionais Gastos anteriores à abertura da empresa Registro Contador Pesquisas de mercado Agência de publicidade

38 Investimentos Iniciais Capital De Giro Inicial Gastos operacionais para a empresa funcionar Aluguel Pró-labore Salários Encargos Luz, água, telefone Mat. de escritório Mat. de limpeza

39 RECEITA BRUTA - CUSTOS VARIÁVEIS CUSTOS FIXOS RESULTADO OPERACIONAL = Tudo o que foi vendido Mão-de-obra Encargos Matéria-Prima Impostos Comissões Despesas Operacionais (administrativas gerais, financeiras, depreciação) -


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