A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO."— Transcrição da apresentação:

1 ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO

2 Não existe almoço grátis. (Milton Friedman)

3 Crédito no Brasil: CRESCIMENTO DE 89%

4 Análise de Crédito pelos Bancos Instituições financeiras são obrigadas pelo BACEN a classificar operações de crédito em ordem crescente de risco Conhecer o Cliente Saber se a atividade é lucrativa; Saber se o investimento é viável; Ter segurança nas informações; Cadastro Projeto Real ou Aval

5 Banco: Que tipo de negócio é este? A função básica do banco é captar e emprestar dinheiro num valor que lhe renda lucro Na prática acontece o seguinte: O banco compra o dinheiro; De posse do dinheiro ele busca revender; Quanto mais barato ele comprar, mais barato venderá.

6 O banco nada mais é do que um comerciante de dinheiro que precisa comprar, vender e receber a mercadoria que comercializa. Banco: Que tipo de negócio é este?

7 Classificação de Risco Para evitar que os bancos quebrem, o Banco Central obriga os bancos a fazerem classificação de risco de seus clientes. Mesmo se quisessem, portanto, eles não poderiam emprestar sem fazer esta análise de risco.

8 Instituições financeiras têm que classificar operações de crédito em ordem crescente de risco: AA, A, B, C, D, E, F, G, H. Valor a considerar como devedores duvidosos (risco) I - 0,5% sobre as operações com risco nível A; II - 1% sobre as operações com risco nível B; III - 3% sobre as operações com risco nível C; IV - 10% sobre as operações com risco nível D; V - 30% sobre as operações com risco nível E; VI - 50% sobre as operações com risco nível F; VII - 70% sobre as operações com risco nível G; VIII - 100% sobre as operações com risco nível H. Classificação de Risco

9 Relacionamento: Clientes x Bancos O agente financeiro deve ser tratado pelas empresas como um fornecedor Assim como os fornecedores os bancos: São receosos na primeiras transações; Aumentam os serviços na medida em que o relacionamento vai demonstrando maturidade; Cortam o crédito quando há inadimplente; Valorizam transparência:

10 Relacionamento: Clientes x Bancos Como melhorar o relacionamento com os bancos: Mantenha seu cadastro sempre atualizado e transparente; Passe sempre dados gerenciais reais; Tenha um bom planejamento financeiro: Empréstimos de urgência demonstram falta de planejamento; Banco é parceiro, não médico: Você deve usar as vitaminas dele e evitar os remédios. O Banco é capitalista e quer lucrar.

11 Garantias Como o próprio nome diz, são garantias de que a dívida será compensada. É uma exigência do BACEN Explicações: Banco não quer usar a garantia; Ele exige garantia acima do valor do financiamento para cobrir possíveis custos de execução (advogados, contadores,etc.);

12 Garantias Como o próprio nome diz, são garantias de que a dívida será compensada. É uma exigência do BACEN Facilitações de Garantia: FAMPE Fundo de Aval do Sebrae que pode garantir até 80% do valor financiado por micro e pequenas empresas. Limitado a R$ 150 mil. Cobrado 1,2% para cada 12 meses de financiamento.

13 Papel do Sebrae Aproximar dos bancos as micro e pequenas empresas, facilitando o acesso e diminuindo o custo do crédito Nossa atuação inclui: Articulação com o poder público para aumentar a oferta de crédito. Auxiliar o empresário sobre o que ele precisa fazer para acessar o crédito. Divulgar as linhas públicas de crédito Elaborar os projetos e propostas simplificadas quando isto for necessário.

14 A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO

15 Conceitos O que é um plano de negócio: Documento que descreve o negócio; Simulação de negócio para subsidiar a tomada de decisão; Guia para implementação ou revisão do negócio. Por que fazer um plano de negócio: Para ajudar a organizar as ideias; Para apoiar o processo de gestão do seu empreendimento; Para tornar mais clara a percepção de oportunidades; Para orientar e apoiar a busca de parceiros.

16 Conteúdo Análise Mercadológica: Produtos e Serviços; Mercado consumidor, concorrente e fornecedor; Estratégias de marketing e comercialização; Aspectos técnicos, legais e operacionais. Análise de Viabilidade Financeira: Estimativa de investimentos; Previsão de vendas e custos; Estimativa de despesas fixas e variáveis; Avaliação econômico financeira.

17 Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve (Lewis Carroll) Thiago de Lucas Pereira Pinto Técnico Agência de Cáceres Tel.:


Carregar ppt "ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google