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UNICAMP- Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão da Produção Sistema de Informação e Tecnologia- FEQ 0411 Juliana Sannomya TRABALHO 8.

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1 UNICAMP- Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão da Produção Sistema de Informação e Tecnologia- FEQ 0411 Juliana Sannomya TRABALHO 8 (jun/2012) M-commerce- Caso Paggo 1) Cadeia de valor da Paggo Coleta de Dados OrganizaçãoSeleçãoConsolidaçãoDistribuição O vendedor informa o valor da compra, o número de parcelas e o número do celular Oi do cliente à central Paggo A central Paggo envia um SMS ao cliente para confirmar os dados O cliente checa as informações de valor, parcelas e loja e confirma a compra utilizando uma senha A Paggo confirma a compra ao vendedor enviando um demonstrativo com os detalhes da compra A compra é lançada na conta de crédito do cliente e este recebe da Paggo uma confirmação da transação.

2 Juliana Sannomya TRABALHO 8 (jun/2012) 1) Comparativo: Cadeia de valor da Paggo x Cadeia tradicional de cartão de crédito Em ambos existe um intermediador entre vendedor e cliente a Paggo ou Visanet/ Redecard. Mas a grande diferença é que a Paggo dispensa leitores de cartão e o próprio cartão, além de que o comprovante da transação é uma mensagem digital e não um papel impresso. Para o consumidor o Oi Paggo se torna mais conveniente pois ele tem 2 serviços em um único equipamento: o celular. O que torna mais segura pois não há o risco de clonagem, como ocorre com os cartões. Financeiramente, o Oi Paggo é atualmente mais viável pois o cliente paga apenas uma taxa mensal no mês que usar o serviço e não há necessidade de anuidade, para o lojista o valor da comissão sobre a venda é menor no Oi Paggo.

3 Juliana Sannomya TRABALHO 8 (jun/2012) 2) Qual as vantagens e o desafio da verticalização da cadeia de valor? As vantagens da verticalização são: Abarcar um público crescente e cada vez mais sedento por mobilidade e agilidade nos serviços; Expansão e nova fonte de receita para a empresa; Se tornar mais competitiva no mercado, já que vemos as empresas cada vez mais envolvidas em fusões e trabalhando com diferentes nichos de mercado; Baratear os custos de operações que atendem tanto a área de telefonia quanto ao Mobile payment. Desafios: Dominar e oferecer com excelência as duas tecnologias; Deixar claro para os Bancos que a Paggo não quer se tornar uma instituição financeira; Invadir um mercado altamente lucrativo e dominado por duas gigantes concorrentes: Visanet e Redecard.

4 Juliana Sannomya TRABALHO 8 (jun/2012) 3) Vantagens do pioneirismos e riscos associados ao desenvolvimento da Tecnologia Mobile Payment pela Paggo Vantagens do pioneirismo: Ganhar a confiança dos lojistas e clientes caso a empresa seja eficiente no oferecimento de um serviço seguro e mais retável. E dessa forma, criar no mercado uma associação da Marca ao serviço de qualidade; Dominar o Market-share em Mobile Payment; Desenvolver e possuir know-how nesse serviço e enxergar oportunidades de melhoria antecipadamente aos futuros concorrentes. Riscos associados: Fracasso do negócio, caso o consumidor não seja convencido a mudar seu hábito, uma vez que o uso de cartões está bastante consolidado no Brasil; Não ser sustentável por razões comerciais devido a competição com os pesos- pesados no segmento de crédito como Visanet e Redecard; Estagnação e alto custo caso não seja consolidado parceiras com outras operadoras que desejem desenvolver esse serviço.

5 Juliana Sannomya TRABALHO 8 (jun/2012) 4) Discutir a afirmação: Oi Paggo é um sistema totalmente adaptado à realidade do consumidor brasileiro, que necessita de crédito. Na verdade o consumidor brasileiro está habituado a pagar suas contas parceladas ou após 40 dias. Mas é uma questão de hábito e falta de planejamento e não somente de necessidade. Cada vez mais nota-se o crescimento de empresas entrando no mercado financeiro no oferecimento de crédito, mas porque elas são rentáveis? Por que são gerados juros referente ao valor emprestado e no montante geral o devedor sempre paga além do valor emprestado ao credor. Dessa forma a tecnologia Mobile Payment se adequada ao hábito financeiro dos consumidores, basta agora convencê-los a substituir o cartão.

6 Juliana Sannomya TRABALHO 8 (jun/2012) 5. a) Qual as principais vantagens competitivas que a Oi dispõe com esta tecnologia para os varejistas e para os cliente? Mobilidade no pagamento, o cliente pode sair de casa sem cartão ou dinheiro, tem um serviço a mais no celular, não corre risco de clonagem de cartão, e se perder o celular o serviço é inviabilizado pois é necessário senha, menor taxa de comissão pelo oferecimento do serviço. 5. b) Quais seriam os principais obstáculos para que os consumidores usem esta tecnologia? Como poderão ser superados? 5. c) Quais seriam os principais obstáculos para que os varejistas usem esta tecnologia? Como poderão ser superados? O maior obstáculo são a mudança do hábito de utilização do cartão e o convencimento da confiabilidade do novo serviço. Tais obstáculos podem ser superado através de estratégias de marketing, com a divulgação do serviço e oferecimento de benefícios a quem aderir. O maior obstáculo é o convencimento da confiabilidade do novo serviço, que pode ser superado através do argumento de que o uso do Oi Paggo deixará seu negócio mais rentável por praticar menores taxas.


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