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Organização e Técnicas Comerciais

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Apresentação em tema: "Organização e Técnicas Comerciais"— Transcrição da apresentação:

1 Organização e Técnicas Comerciais

2 Técnica Comercial Estudo de todos os processos utilizados no desenvolvimento do comércio. Comércio – um dos pontos de grande desenvolvimento econômico (geração de emprego, aumento de volume de vendas tanto nacional como internacional

3 1.1 -Estrutura do Comércio
Ocorre dentro do mercado local onde se efetua a troca de bens ou serviços pelo correspondente em moeda.

4 .Interno: compras e vendas dentro do país
.Externo: ultrapassa as fronteiras nacionais(exportações, importações) Atacado: grandes quantidades produção em série Varejo: pequena quantidade

5 Alguns custos do comércio:
. Frete – valor pago a transportadora pelo serviço. . Tarifa – preço pago por unidade de tráfego . Taxa – preço fixado para execução de determinado serviço

6 1.2 - Transporte Meios: rodoviário, marítimo, ferroviário Utiliza-se para levar e trazer mercadoria

7 1.3 - Comunicação Extremamente importante entre compradores e vendedores . Internet : grande canal entre empresas ou entre países

8 1.4 - Condições de Crédito Permite alocação de recursos pelo mercado de maneira a se obter o melhor resultado. Análise detalhada

9 Atividades do Departamento Comercial
“ Circulação de mercadorias” Local das compras (setor) e das vendas Colocação no mercado dos produtos e serviços (consumidor final/empresa).

10 . Marketing: 03 pontos fundamentais
- satisfação da necessidade do consumidor - faturamento lucrativo para empresa - trabalho em equipe

11 Antes 04 P”S (processos universais)
Produto / preço / praça e promoção Agora, o Marketing evoluiu para 08 P”S

12 1) busca e análise ambiental
2) pesquisa e análise de marketing 3) segmentação, seleção de grupo alvo 4) desenvolvimento de produto e diferenciação 5) determinação de valores e preços 6) gerenciamento de canais e da cadeia de valor 7) comunicação integrada do marketing 8) construção de relacionamentos

13 Ferramentas do marketing:
. Propaganda e publicidade . Mercado (estudo) . Pesquisa . Focos e metas “ Boas empresas vão ao encontro das necessidades, as ótimas empresas criam mercados”.

14 Propaganda e Publicidade
Publicidade: divulgar idéias (políticas, doutrinas) Propaganda: interesse particular pagando mídia em massa

15 A Propaganda pode ser: .Direta – patrocinador em contato direto com o consumidor .Indireta – realizada por meio de veículos especializados Propaganda pode ser: escrita, falada, especial (distribuição de prêmios) Divulgações através de feiras: livres, regionais, amostras, comercial, exposição, salão

16 Marketing (pesquisa) “Informação de Negócio” . Identificar situações . Informação para desenvolvimento

17 Etapas (04) : reconhecer problema Planejamento execução (coleta de dados) resultado (comunicação)

18 Segmentação de Mercado
Avaliação: 02 fatores Atratividade global (tamanho, risco, crescimento) Objetivos e recursos da empresa

19 Negociação . Boa negociação as duas partes levam vantagens e ficam satisfeitas . Ambos atingem seus objetivos

20 Passos para uma negociação bem sucedida:
A) clareza dos objetivos ao qual representa B) saber quais são os objetivos e expectativas da outra parte

21 C) pontos fortes e fracos (ambas as partes)
D) saber o quanto pode ceder E) estabelecer modelo de negociação “ganha/ganha” F) transparência e ética

22 Aspectos Financeiros Sistema financeiro: conjunto de instituições que realizam operações de débito e crédito , viabilizando as relações comerciais.

23 Exemplos: Banco Central Banco do Brasil CEF Bancos privados Bolsa de valores

24 Seguro Patrimonial Seguro: operação com a finalidade de indenização, frente ao pagamento de um prêmio (mensal ou anual) caso ocorra algum prejuízo ou sinistro.

25 Divide-se 02 grupos: Ramos elementares – garante perdas ou danos decorrentes de fogo, transporte, ou seja eventos que afetam coisas ou pessoas Seguro de vida – duração da vida humana Subdivisão Sociais – obrigatórios, proteger trabalhadores Privados - facultativos


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