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Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários?

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Apresentação em tema: "Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários?"— Transcrição da apresentação:

1 Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários?
Introdução Apresentação do curso Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários? Introdução: minha apresentação. Currículo. Conhecer a classe. Comentar sobre o meio do curso. Quais as expectativas? Já trabalham? Importância da administração dos canais de distribuição para o marketing e para o profissional de marketing. Importância da leitura, da curiosidade. A faculdade não dá tudo. Apresentação do curso: Estudaos básicos sobre os canais de distribuição, assunto que perde um pouco obrilho diante do produto e da propaganda. Discussão do Plano de aula: apresentar o plano e bibliografia Metodologia: aulas expositivas. Expectativa de participação ampla para trazermos o assunto para a realidade e não só teorizar. Apresentar a seqüência de slides. 1 1/74

2 P C P C P P C I C P C P C 9 contatos 6 contatos
Por que usar intermediários? Canais de distribuição ou canais de marketing, canal comercial ou ainda vias de distribuição são, segundo Louis Stern e Al-Ansary, são “conjuntos de organizações interdependentes envolvidos no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo.” Apesar de se colocar o destino do produto nas mãos de terceiros, há algumas vantagens indiscutíveis: São necessários recursos financeiros para a operação de distribuição Venda direta inviável para produtos únicos como gomas de mascar, por exemplo Maior concentração no negócio da empresa Maior eficiência e menor custo (Philip Kotler) Lembrar que é uma postura igual à do profissional de marketing, sobretudo do gerente de produtos. P C P C P P C I C P C P C 9 contatos 6 contatos 1 2/74

3 Por que usar intermediários? A escolha das vias de distribuição é:
estratégica tomada em conjunto com outras decisões (produto, promoção de vedas, preço) Influencia outras decisões (produto, embalagem) O canal de distribuição deve levar o produto ou serviço ao local onde o comprador potencial se encontra, em tempo e momento convenientes e em condições de transferir a posse. São quatro funções básicas: Transporte e distribuição física Estocagem Comunicação com os compradores Transferência de posse Tais funções não precisam ser desempenhadas por uma única organização. 1 3/74

4 Definições de canais de distribuição
Varejista (papelaria, farmácia...) Lojas de especialidade (ferramentas, brinquedos...) Lojas de departamentos (Americanas, Mappin...) Atacadista Alimentos, tecidos...) Agente de vendas (negocia mas não assume a posse) Revendedor (automóveis...) Distribuidor (agrega armazenagem, assistência técnica...) Filiais de vendas (fabricante – área geográfica – bancos…) Vendedores autônomos (sem vínculo -pessoas físicas) Representantes de vendas (pessoas jurídicas) Camelô (o que mais tem hoje em dia…) Corretor (negociador – imóveis, seguros…) Agente exportador (coloca produtos no mercado externo) Agente comprador (agencia a compra para grupos de compradores) Serviço autorizado (assistência técnica…) Armazéns públicos (CEASAS…) Empresas de transporte (aéreo, rodoviário…) Consignação (sem adquir posse) Agências de propaganda (intermediam a compra de espaço) Venda porta a porta (Avon chama…) Mala direta (cartão de crédito…) Franquia (Coca-cola, MacDonalds…) 1 4/4


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