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Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre APRESENTAÇÃO DE TG – AV II (1) Introdução Apresentação do curso Discussão do plano de aula Metodologia.

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1 Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre APRESENTAÇÃO DE TG – AV II (1) Introdução Apresentação do curso Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários? 1 1/74

2 Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre APRESENTAÇÃO DE TG – AV II (1) Por que usar intermediários? Canais de distribuição ou canais de marketing, canal comercial ou ainda vias de distribuição são, segundo Louis Stern e Al-Ansary, são conjuntos de organizações interdependentes envolvidos no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo. Apesar de se colocar o destino do produto nas mãos de terceiros, há algumas vantagens indiscutíveis: São necessários recursos financeiros para a operação de distribuição Venda direta inviável para produtos únicos como gomas de mascar, por exemplo Maior concentração no negócio da empresa Maior eficiência e menor custo (Philip Kotler) 1 2/74 P P P C C C P P P C C C I 9 contatos 6 contatos

3 Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre APRESENTAÇÃO DE TG – AV II (1) 1 3/74 Por que usar intermediários? A escolha das vias de distribuição é: estratégica tomada em conjunto com outras decisões (produto, promoção de vedas, preço) Influencia outras decisões (produto, embalagem) O canal de distribuição deve levar o produto ou serviço ao local onde o comprador potencial se encontra, em tempo e momento convenientes e em condições de transferir a posse. São quatro funções básicas: 1.Transporte e distribuição física 2.Estocagem 3.Comunicação com os compradores 4.Transferência de posse 5.Tais funções não precisam ser desempenhadas por uma única organização.

4 Sistemas e vias de distribuição – Marketing – 5o. Semestre APRESENTAÇÃO DE TG – AV II (1) Definições de canais de distribuição Varejista (papelaria, farmácia...) 1.Lojas de especialidade (ferramentas, brinquedos...) 2.Lojas de departamentos (Americanas, Mappin...) 3.Atacadista Alimentos, tecidos...) 4.Agente de vendas (negocia mas não assume a posse) 5.Revendedor (automóveis...) 6.Distribuidor (agrega armazenagem, assistência técnica...) 7.Filiais de vendas (fabricante – área geográfica – bancos…) 8.Vendedores autônomos (sem vínculo -pessoas físicas) 9.Representantes de vendas (pessoas jurídicas) 10.Camelô (o que mais tem hoje em dia…) 11.Corretor (negociador – imóveis, seguros…) 12.Agente exportador (coloca produtos no mercado externo) 13.Agente comprador (agencia a compra para grupos de compradores) 14.Serviço autorizado (assistência técnica…) 15.Armazéns públicos (CEASAS…) 16.Empresas de transporte (aéreo, rodoviário…) 17.Consignação (sem adquir posse) 18.Agências de propaganda (intermediam a compra de espaço) 19.Venda porta a porta (Avon chama…) 20.Mala direta (cartão de crédito…) 21.Franquia (Coca-cola, MacDonalds…) 1 4/4


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