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DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA. é o processo formado por todas as etapas por que passa um bem de consumo desde que é produzido até ao momento em que é posto à

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1 DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA

2 é o processo formado por todas as etapas por que passa um bem de consumo desde que é produzido até ao momento em que é posto à disposição do consumidor, podendo ser mais ou menos longo de acordo com o número de intervenientes. é o processo formado por todas as etapas por que passa um bem de consumo desde que é produzido até ao momento em que é posto à disposição do consumidor, podendo ser mais ou menos longo de acordo com o número de intervenientes.

3 CANAL DE DISTRIBUIÇÃO é uma estrutura operativa, um sistema de relações ou várias combinações de organizações, através das quais um produtor de bens e serviços turísticos vende ou confirma a viagem ao comprador. é uma estrutura operativa, um sistema de relações ou várias combinações de organizações, através das quais um produtor de bens e serviços turísticos vende ou confirma a viagem ao comprador. Produtores – operadores turísticos – agentes de viagens - turistas Produtores – operadores turísticos – agentes de viagens - turistas

4 DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA Distribuição directa – quando não existem intermediários e se adquirem os bens e serviços directamente ao produtor. Distribuição directa – quando não existem intermediários e se adquirem os bens e serviços directamente ao produtor. Distribuição indirecta – quando se utilizam um ou mais intermediários. Distribuição indirecta – quando se utilizam um ou mais intermediários.

5 Funções da distribuição turística Disponibilização de pontos de venda e facilidades de acesso aos consumidores para compra imediata ou reserva; Disponibilização de pontos de venda e facilidades de acesso aos consumidores para compra imediata ou reserva; Distribuição e prestação de informações sobre as viagens mediante a distribuição de brochuras e folhetos ou resposta pessoal a questões; Distribuição e prestação de informações sobre as viagens mediante a distribuição de brochuras e folhetos ou resposta pessoal a questões; Conselho e assistência aos clientes na organização das suas viagens tais como planeamento de itinerários e auxílio no conhecimento dos produtos; Conselho e assistência aos clientes na organização das suas viagens tais como planeamento de itinerários e auxílio no conhecimento dos produtos;

6 Funções da distribuição turística Organização de transferências (transfers), isto é, de transporte entre o aeroporto e hotéis e entre outros locais; Organização de transferências (transfers), isto é, de transporte entre o aeroporto e hotéis e entre outros locais; Fornecimento de serviços complementares, tais como seguros e passaportes; Fornecimento de serviços complementares, tais como seguros e passaportes; Prestação de informações de marketing aos fornecedores; Prestação de informações de marketing aos fornecedores; Gestão de vendas e recepção de fundos; Gestão de vendas e recepção de fundos; Oferta de oportunidades de compra de viagens. Oferta de oportunidades de compra de viagens.

7 Tipos de intermediários na comercialização turística Operadores turísticos (grossistas) Operadores turísticos (grossistas) Agências de viagens (retalhistas) Agências de viagens (retalhistas) Organismos oficiais e instituições sem fins lucrativos Organismos oficiais e instituições sem fins lucrativos

8 Operadores turísticos (grossistas) Organizadores de viagens de grupo ou colectivas que combinam diferentes bens e serviços adquiridos aos respectivos produtores. Vendem através da sua rede própria de distribuição ou por intermédio de agências de viagens. Organizadores de viagens de grupo ou colectivas que combinam diferentes bens e serviços adquiridos aos respectivos produtores. Vendem através da sua rede própria de distribuição ou por intermédio de agências de viagens. Para organizarem uma viagem, os operadores adquirem aos produtores os serviços que integram na viagem por um determinado preço, combinam esses serviços num pacote (package) e vendem-no a um preço final que cobre todos os serviços. Para organizarem uma viagem, os operadores adquirem aos produtores os serviços que integram na viagem por um determinado preço, combinam esses serviços num pacote (package) e vendem-no a um preço final que cobre todos os serviços.

9 PACKAGE TOURS Organização prévia: o pacote é determinado pelo operador antes de os clientes se manifestarem. Organização prévia: o pacote é determinado pelo operador antes de os clientes se manifestarem. Conjunto de prestações: os serviços incluídos são muito variáveis de pacote para pacote. Conjunto de prestações: os serviços incluídos são muito variáveis de pacote para pacote.

10 PACKAGE TOURS Preço fixo: o preço é determinado para o conjunto do pacote pelo próprio operador e fixado antecipadamente, englobando todos os serviços que o mesmo contempla, e é pago antes da partida. Preço fixo: o preço é determinado para o conjunto do pacote pelo próprio operador e fixado antecipadamente, englobando todos os serviços que o mesmo contempla, e é pago antes da partida. Datas de partida e de chegada fixas: a duração do programa é fixada com a sua publicação, pelo que as datas de partida e chegada são fixadas com antecedência não podendo, em regra, ser alteradas e se o fazem sofrem uma penalização de preço. Datas de partida e de chegada fixas: a duração do programa é fixada com a sua publicação, pelo que as datas de partida e chegada são fixadas com antecedência não podendo, em regra, ser alteradas e se o fazem sofrem uma penalização de preço.

11 FASES DE PREPARAÇÃO DE UM PACKAGE 1. Fase de Estudo e Planeamento Geral (18 meses a 2 anos antes da realização da viagem) 1. Fase de Estudo e Planeamento Geral (18 meses a 2 anos antes da realização da viagem) 2. Fase de Negociações e Compras (12 meses antes da realização da viagem) 2. Fase de Negociações e Compras (12 meses antes da realização da viagem)

12 FASES DE PREPARAÇÃO DE UM PACKAGE 3. Criação do Pacote e da Brochura (8 meses antes da viagem) 3. Criação do Pacote e da Brochura (8 meses antes da viagem) –Preço de venda final: Custo dos diversos serviços incluídos; Custo dos diversos serviços incluídos; Comissões a pagar a intermediários; Comissões a pagar a intermediários; A sua própria retribuição que há-de cobrir as despesas de administração, a promoção e uma margem de lucro. A sua própria retribuição que há-de cobrir as despesas de administração, a promoção e uma margem de lucro. –Texto final com condições contratuais; –Sistema de reservas.

13 FASES DE PREPARAÇÃO DE UM PACKAGE 4. Vendas e Exploração (6 meses antes da realização da viagem) 4. Vendas e Exploração (6 meses antes da realização da viagem) 5. Realização da Viagem e Administração 5. Realização da Viagem e Administração Conhecimento do destino Conhecimento do mercado emissor/concorrência Relação qualidade/preço

14 Agências de Viagens (retalhistas) Actividades Actividades –Organização e venda de viagens turísticas; –Reserva de serviços em empreendimentos turísticos; –Bilheteira e reserva de lugares em qualquer meio de transporte; –Representação de outras agências de viagens, nacionais e estrangeiras, ou de operadores turísticos bem como a intermediação na venda dos respectivos produtos; –Recepção, transferência e assistência a turistas.

15 Agências de Viagens (retalhistas) Tipos Tipos Emissoras (outgoing): o seu principal negócio de intermediação é o de promover viagens para o estrangeiro e para o próprio território onde se encontram instaladas, podendo especializar-se em certos tipos de negócios ou organizar departamentos especializados no seu seio. Realizam turismo de importação. Emissoras (outgoing): o seu principal negócio de intermediação é o de promover viagens para o estrangeiro e para o próprio território onde se encontram instaladas, podendo especializar-se em certos tipos de negócios ou organizar departamentos especializados no seu seio. Realizam turismo de importação.

16 Agências de Viagens (retalhistas) Receptivas (incoming): que podem ter quatro tipos principais de actividades: Receptivas (incoming): que podem ter quatro tipos principais de actividades: –Turismo receptivo, recepção dos turistas em representação de operadores e outras agências de viagens a quem proporcionam os transfers, pagando os serviços por conta do representado; –Venda de excursões e contratação de guias a pedido dos visitantes; –Reserva de hotéis, aluguer de automóveis e outros serviços acessórios como obtenção de passaportes e vistos; –Turismo emissor: as agências de viagens receptivas podem organizar o receptivo, por conta de outra agência mas também, simultaneamente, vender passagens e viagens completas para outros destinos.

17 Organismos Oficiais Os organismos oficiais ou as entidades privadas sem fim lucrativo desempenham um papel importante na coordenação e promoção dos destinos e dos produtos turísticos. Os organismos oficiais ou as entidades privadas sem fim lucrativo desempenham um papel importante na coordenação e promoção dos destinos e dos produtos turísticos. Criam e lançam campanhas de promoção, publicam e distribuem literatura promocional, facilitam reservas aos consumidores e disponibilizam informações que permitem uma melhor aproximação entre o consumidor e os produtores, actuando como verdadeiros intermediários. Criam e lançam campanhas de promoção, publicam e distribuem literatura promocional, facilitam reservas aos consumidores e disponibilizam informações que permitem uma melhor aproximação entre o consumidor e os produtores, actuando como verdadeiros intermediários.

18 Organismos Oficiais Dispõem de uma rede de postos de informação instalados estrategicamente junto dos principais locais de acesso ou pontos de passagem dos turistas com vista a auxiliar os turistas prestando, assim, uma colaboração muito importante aos fornecedores de serviços turísticos. Dispõem de uma rede de postos de informação instalados estrategicamente junto dos principais locais de acesso ou pontos de passagem dos turistas com vista a auxiliar os turistas prestando, assim, uma colaboração muito importante aos fornecedores de serviços turísticos.


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