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1 Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite.

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1 1 Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e do Vidro em aula. Elementos a analisar: - Promotores do projecto - Concelhos abrangidos - Historial do projecto - Objectivos - Público-alvo - Característica da Rota - Recursos nucleares e complementares - Formas de promoção/distribuição - Análise crítica

2 2 Promotores do projecto Concelhos abrangidos Historial do projecto ObjectivosRecursosAnálise Crítica Rota do Azeite Rota do Vidro Análise comparativa Rota do Azeite/Rota do Vidro Ver quadro em Word

3 3 Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Rotas Turísticas? - Actividade que integra o sector da animação - Promovidas pelo sector público e privado - Exemplo da natureza compósita do produto (resulta do estabelecimento de redes) - Forma de organizar a oferta em torno de uma temática - Permite e facilita o acesso/consumo dos recursos de um destino - Vários tipos de rotas INTEGRAÇÃOORGANIZAÇÃODINAMIZAÇÃOACESSO PÚBLICO/SEGMENTO/NICHO

4 4 Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Tipos de Rotas Turísticas Lógica de Facilitação/Promoção Indicativas/orientadoras Rotas que indicam, orientam o acesso ao recurso em torno de uma temática, através de um conjunto de informação disponibilizada Lógica de Comercialização Orientadoras/comercializáveis Rotas que divulgam, facilitam e são mesmo geradoras de acesso ao recurso em torno de uma temática, através de um conjunto de informação disponibilizada Informação/DivulgaçãoDistribuição/Venda

5 5 Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Rotas Turísticas Construçãogestãoconstrução Corresponde ao processo inerente à criação de uma rota - Concepção do produto/preço - Questões operacionais Corresponde ao processo inerente à implementação, prossecução e avaliação da rota - Aplicação do marketing - Estrutura/modelo de gestão - Parcerias com agentes do sector Processo de Planeamento

6 6 Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Construçãogestão - Escolha da Temática (com base nos recursos do destino) - Levantamento dos possíveis recursos a utilizar na rota - Escolha e definição dos recursos a introduzir na rota - Avaliação dos recursos a integrar na rota (passíveis de serem consumidos?) - Definição/segmentação do produto com base nos recursos do destino e público-alvo (sub-temas, percursos dentro da mesma rota, flexibilidade, rigidez...) - Definição dos objectivos da rota - Público-alvo (antes e/ou depois do produto?) - Definição da duração, percurso, execução, tempo livre, etc Quais os benefícios decorrentes da experiência do turista?

7 7 Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Construçãogestão - Definição da estrutura organizativa responsável pela gestão da rota (Promotores da rota?Integrada em outras estruturas ou criada especificamente? = RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DA DINÂMICA DA INDÚSTRIA E DO MERCADO - Escolha do modelo de gestão mais adequado face ao produto - Definição de uma estratégia de mercado (diagnóstico situacional, técnicas de avaliação do produto: ciclo de vida do produto, níveis do produto, etc, saber como utilizar o marketing-mix) -Aplicação das variáveis do marketing como ferramentas de trabalho (produto: introduzir melhorias, acertos, clarificar posicionamento; preço: adequado face à concorrência, público, posicionamento, custos fixos, etc; comunicação: posicionar-se recorrendo à imagem/marca; definição da imagem que decorre da identidade; escolha das ferramentas de comunicação e sua utilização numa lógica de promoção integrada; distribuição do orçamento em função da eficácia promocional; distribuição:como vou chegar ao cliente? Directamente, indirectamente? Distribuição selectiva, intensiva? Site como canal de distribuição? Benefícios da intermediação/desintermediação? - Monotorização do produto (avaliação da satisfação do cliente; política/acções de comunicação; nível de fidelização, etc) Benefícios, acesso ao cliente; resposta às necessidades do mercado, postura profissional, competitividade, internacionalização?

8 8 Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística A Rota do Fresco como exemplo A consultar: - Texto da docente disponível na página - AMCAL (http://www.amcal.pt/)http://www.amcal.pt/ - Notícia sobre a rota (notícia JN férias)http://jn2.sapo.pt/ferias/rota%20no%20alentejo.html - Sites das Câmaras Municipais de Portel, Alvito, Viana do Alentejo, Vidigueira, Cuba - Operador Turístico Sóltrópico (Catálogo Férias Por Cá) - Site oficial de Portugal (www.visitportugal.pt)www.visitportugal.pt - Regiões de Turismo da Planície Dourada e Évora - Outras notícias


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