A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Meu Plano de Negócios Introdução. Introdução composta por duas partes: 1. Instrumentos Para o Empreendedor, disponíveis no site IAPMEI (2 slides); 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Meu Plano de Negócios Introdução. Introdução composta por duas partes: 1. Instrumentos Para o Empreendedor, disponíveis no site IAPMEI (2 slides); 2."— Transcrição da apresentação:

1 O Meu Plano de Negócios Introdução

2 Introdução composta por duas partes: 1. Instrumentos Para o Empreendedor, disponíveis no site IAPMEI (2 slides); 2. Plano de Negócios – regras gerais Porto, 18 de Junho de 2011 O meu Plano de Negócios

3 Kit do Empreendedor FINICIA Acordo Parassocial Inovcapital Declaração de Aceitação Estrutura do Plano de Negócios Formulário de apresentação da ideia Road map do empreendedor FINICIA »Continuação -> Ferramentas úteis

4 Workshop 6: Plano de Negócios para as Indústrias Criativas PORTUGAL CRIATIVO Porto, 18 de Junho de 2011 Guias Práticos Financiamento Como Seleccionar Serviços Bancários + Modelo Excel de Comparação de Serviços Como Elaborar um Plano de Negócios + Modelo Excel para o Plano de Negócios Guia Prático do Capital de Risco Marketing Desenvolver uma Estratégia de Marketing Fazer um Plano de Marketing A análise SWOT Marketing na Internet Ferramentas úteis (cont.)

5 Outra informação útil: –Criar: 10 passos para criar o seu negócio; Faça o pré-diagnóstico para a criação da sua empresa; Onde constituir a sua empresa; Finicia. …

6 Workshop 6: Plano de Negócios para as Indústrias Criativas PORTUGAL CRIATIVO Porto, 18 de Junho de 2011 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS O processo de elaboração do Plano de Negócios pelo promotor, como forma de minorar os riscos de início de uma nova actividade ou da criação da própria empresa.

7 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS PLANO DE NEGÓCIOS: O QUE É? Documento, escrito pelo promotor, que contém: As bases para a criação (ou desenvolvimento) da empresa; Os objectivos a atingir; Os meios necessários para a realização desses objectivos; A avaliação dos riscos.

8 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS Para que serve o processo de Business planning Avaliar a exequibilidade, técnica, comercial ou financeira da empresa (ou do projecto); Obrigar o promotor a projectar-se no futuro; Estabelecer um quadro de referência para a acção; Convencer os futuros parceiros ou investidores; Ajudar a gestão a antecipar e responder à mudança (após criação).

9 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS Com que objectivo? Contribuir para os promotores formarem a sua própria avaliação do negócio; Fundamentar todo o processo de convencimento de terceiros a participarem financeiramente no projecto.

10 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS Regras de Ouro para a elaboração do PN O Business planning (a construção do Plano de Negócios) é um importante passo na procura da sobrevivência e rentabilidade da empresa (ou do projecto); Os financiadores não o levarão a sério se não tiver elaborado um PN; Envolva todos os níveis de gestão e trabalhe na procura de objectivos consensuais;

11 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS –Regras de ouro para a elaboração do PN Distinga estratégia (para onde ir) de táctica (como ir); Recorra à informação de terceiros sobre o seu sector de actividade e seus mercados; Esteja preparado para dedicar muito tempo e esforço ao seu PN.

12 Porto, 18 de Junho de 2011 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS As qualidades de um Plano de Negócios Dê a ênfase correcta. Assegure-se de que o Plano satisfaz as necessidades dos seus leitores; Evite excesso de detalhe (Experimente não ultrapassar 20/30 páginas); Escreva o sumário executivo no final. Escolha um estilo e conteúdo que mantenha atento o leitor até à última hora;

13 PORTUGAL CRIATIVO Porto, 18 de Junho de 2011 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS As qualidades de um Plano de Negócios Quando abordar as questões de mercado utilize dados independentes; Confira as bases e a concorrência dos resultados das projecções económicas e financeiras.

14 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS A qualidade da apresentação é importante. –Observe as seguintes regras: Torne-o atractivo na leitura; Seja coerente, conciso e claro; Evite calão e caso use termos técnicos não se esqueça de um glossário; Recorra a gráficos, quadros e tabelas pois podem poupar-lhe muitas páginas de texto; Utilize tipos de letra e esquemas de páginas comuns (não invente muito).

15 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS O conteúdo do Plano de Negócios Traduza no Plano a eficiência e qualidade da gestão; Inclua informação de terceiros acerca dos produtos e mercados; Identifique os pressupostos chave e assegure-se do seu realismo; Inclua análises de sensibilidade e de risco.

16 O MEU PLANO DE NEGÓCIOS O conteúdo do Plano de Negócios Assegure-se da consistência das projecções financeiras com os principais pressupostos; Inclua as políticas contabilísticas que serão adoptadas; Concentre-se na Eficiência global do seu plano tendo em vista que o objectivo é vendê-lo às instituições financeiras.

17 O meu Plano de Negócios Nota: Fonte dos Slides 6 a 16, NET – Novas Empresas e Tecnologias, SA; Muito obrigada!


Carregar ppt "O Meu Plano de Negócios Introdução. Introdução composta por duas partes: 1. Instrumentos Para o Empreendedor, disponíveis no site IAPMEI (2 slides); 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google