A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de."— Transcrição da apresentação:

1 É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos. (Medlik e Midleton)

2 PRODUTO algo que pode ser oferecido a um mercado com a finalidade de chamar a atenção, seja admirando-o, utilizando-o ou consumindo-o, com o objetivo de satisfazer um desejo ou uma necessidade (Kotler, 1988). PRODUTO TURÍSTICO conjunto de bens e serviços que são utilizados para o consumo turístico por determinados grupos de usuários (OMT, 2001, p. 290). conjunto de bens e serviços produzidos em diversas unidades econômicas que sofre uma agregação no mercado ao serem postos em destaque os atrativos turísticos (Beni, p.172) ESTRUTURA DO PRODUTO TURÍSTICO: NÚCLEO DO PRODUTO Base do produto; é o serviço entendido como benefício principal, que é expresso no produto para satisfazer às necessidades do segmento alvo. PRODUTO TANGÍVEL produto físico ou serviço oferecido num determinado tempo e a um determinado preço. VALOR AGREGADO serviços periféricos; elemento tangíveis e intangíveis adicionados ao núcleo do produto, os quais irão compor o diferencial do produto no mercado.

3 CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS/DESTINOS TURÍSTICOS DESCOBRIMENTO = FASE EMBRIONÁRIA Produto desconhecido pelo mercado Riscos elevados Lucros negativos Turistas com características alocêntricas Destino sem infra-estrutura básica e turísticas LANÇAMENTO = FASE DE INTRODUÇÃO Fase de penetração no mercado Custos elevados (principalmente com promoção) Volume de vendas baixo Lucros negativos ou reduzidos População local começa a envolver-se com o setor turísticos DESENVOLVIMENTO = FASE DE CRESCIMENTO Produto já aceito pelo mercado Crescimento acelerado das vendas e dos lucros Despesas elevadas com promoção e publicidade Surgem os concorrentes Iniciam-se os investimentos externos no setor

4 CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS/DESTINOS TURÍSTICOS CONSOLIDAÇÃO = FASE DA MATURIDADE Taxa de crescimento das vendas desacelera-se Concorrência maior = lucros menores Turismo torna-se atividade muito importante para a economia do destino turístico FASE DA SATURAÇÃO Vendas atingem o seu ponto máximo e se estabilizam Redução dos preços como alternativa de manter o lugar no mercado Produto tende a se tornar obsoleto = desatualizado Destino deixa de ser considerado como um local da moda FASE DO DECLÍNIO A procura pelo produto/destino desacelera rapidamente Despesas com publicidade promoção são baixas Início da fase dos prejuízos Destino deixa de ter espaço na mídia

5 CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO TURÍSTICO bem de consumo abstrato; os consumidores não podem vê-lo antes da compra, nem testa-lo coincidência espacial e temporal da venda e da prestação do serviço turístico impossibilidade de estocagem concentração das atividades turísticas no tempo e no espaço : sazonalidade instabilidade da demanda acentuada concorrência

6 MERCADO TURÍSTICO = PRODUTORES + VENDEDORES + CONSUMIDORES Características: zO mercado turístico é fragmentado por ser composto por vários ramos de negócios e atividades e, o consumidor tem de se deslocar para a localidade onde vai consumir o produto que adquiriu. zNa distribuição do produto turístico não há a entrega do produto; apenas é cedido ao consumidor o direito ao usufruto de um bem ou serviço, por um tempo limitado, em um local diferente de sua residência. zO produto turístico é sempre diferenciado, ou seja heterogêneo, o que é fundamental para entender a concorrência entre eles. Nem sempre é o preço que decide se um produto será ou não consumido. zO número de empresas no mercado turístico é bastante elevado, o que impede a constituição de um monopólio por parte da oferta. zA demanda turística é bastante ampla, o que ajuda a controlar o regime de preços dos produtos turísticos; quanto maior a demanda por um produto, menor serão seus preços.

7 ALOJAMENTO ALIMENTAÇÃO TRANSPORTESENTRETENIMENTOS OUTROS SERVIÇOS PRODUTORES OPERADORES DE VIAGENS ATACADISTAS VAREJISTAS AGÊNCIAS DE VIAGENS CONSUMIDOR TUISTAS CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO – MERCADO TURÌSTICO Fonte: Licinio Cunha, 1997


Carregar ppt "É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google