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Administração Financeira e Orçamentária III Administração de Duplicatas a Receber.

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Apresentação em tema: "Administração Financeira e Orçamentária III Administração de Duplicatas a Receber."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Financeira e Orçamentária III Administração de Duplicatas a Receber

2 Síntese: Conceder crédito aos clientes, com pretensão de receber na data prevista. Crédito envolve RISCOS. 2

3 Custos e Riscos A venda a prazo assumi custos e riscos que a venda a vista não oferecem. Análise do potencial de crédito dos clientes; Despesas com cobrança; Risco de perda (incobráveis); Custo dos recursos aplicados nas contas a receber; Perda de poder aquisitivo do valor dos créditos (inflacionários). Custo com a estrutura de crédito e cobrança. 3

4 Causas da Existência de Contas a Receber A utilização do crédito pode ser vista tanto como método de venda, quanto arma contra a concorrência. Interação com a área de marketing – a política de crédito constitui importante elemento para a consecução dos objetivos de venda, serve de instrumento de procura para o que a empresa oferece para o mercado. A expansão das operações de uma empresa provoca a necessidade de financiamento ou de crédito, gerando a possibilidade de utilizar os recursos de produção, sem contra-partida, até que os mesmos estejam trazendo rendimentos próprios que permitam remunerar os fornecedores. 4

5 Fatores Condicionantes do Investimento em Contas a Receber O volume das vendas a prazo; A proporção entre o custo direto do produto / serviço e o valor de venda faturado; A sazonalidade das vendas; As regras do ramo de atividade quanto a limites de crédito; As políticas de prazo de crédito da empresa; As políticas de descontos da empresa. Obs: A política de concessão de crédito envolve um equilíbrio entre os lucros nas vendas a prazo e o custo de manutenção de valores a receber adicionado aos possíveis prejuízos decorrentes de dívidas incobráveis. 5

6 Elementos da Administração Financeira do Contas a Receber A fixação de prazos para pagamentos pelos clientes (prazo de crédito); A fixação de critérios para aceitação (seleção) de clientes; O estabelecimento de limites para a concessão de crédito, ou seja, os valores máximos financiáveis pela empresa para cada cliente; A formulação da política de cobrança, incluindo os métodos de cobrança (instrumentos, agressividade relativa, etc.); O estabelecimento de descontos por pagamento antecipado, visando acelerar o recebimento de valores devidos pelos clientes da empresa. 6

7 Políticas para Concessão de Crédito e Cobrança POLÍTICAS DE CRÉDITO – existem cinco aspectos a serem avaliados – os cinco Cs: CARÁTER –O cliente procurará cumprir a sua obrigação? CAPACIDADE –O desempenho operacional e financeiro do cliente permitirá a geração de recursos para efetuar os pagamentos? CAPITAL –O cliente possui bens e outros recursos disponíveis para cobrir o valor exigido pela transação? COLLATERAL –O cliente pode oferecer garantias reais ou não? CONDIÇÕES –E quais serão os possíveis efeitos de acontecimentos externos sobre a capacidade do cliente para pagar as sua dívidas? 7

8 Processo para Avaliação de um Pedido de Crédito Obter dados sobre o candidato ao crédito envolve: a) Coleta das Demonstrações Financeiras (para avaliação dos aspectos de capacidade de pagamento, capital e possibilidades de garantias); b) Consulta junto a agências especializadas em informações de crédito (SCI, SERASA, SPC, etc.); c) Consulta junto aos bancos com os quais o cliente ao crédito opera; d) Troca de informações com outros fornecedores do solicitante ao crédito; e) Proceder a uma análise dos elementos de decisão, apoiada em índices de liquidez e estimativas do risco de não pagamento; f) Decidir pela aprovação ou rejeição do pedido de crédito. 8

9 Política de Cobrança A finalidade da Política de Cobrança consiste em: Existir para que as vendas já efetuadas efetivamente se transformem em recebimentos; A empresa não gastar mais com seu esforço de cobrança do que o que tem para receber; Ponderar se os gastos com cobrança produzem contribuição igual ou superior em termos de perdas com devedores insolventes; Ponderar a agressividade ou impertinência excessiva da cobrança que podem inclusive prejudicar as vendas em geral, pois a cobrança é vista como parte do conjunto de concessão de crédito e da política de vendas. 9

10 Política de Crédito Busca estabelecer parâmetros para a concessão ou não de crédito a um cliente. Orienta o valor do limite de crédito do cliente. Avalia o desempenho financeiro da política de crédito 10

11 Análise da Política de Crédito Conceitos Receita de Venda: refere-se a quantidade vendida multiplicado pelo preço vendido. RV = Q x PV Custos Variáveis: trata-se dos custo variáveis vezes a quantidade vendida. CVT = Q x CV Margem de contribuição: receita de venda subtraído os custos variáveis. MC = RV - CVT 11

12 Análise da Política de Crédito Custo de oportunidade: consiste no lucro abdicar pela empresa, em virtude do financiamento das atividades operacionais; CO = RV x Taxa x Prazo Custo fixo: custos e despesas fixas da empresa; Incobráveis: valor da perda com devedores duvidosos; Desconto: atrativo oferecido para incentivar as venda a vista; Acréscimos: valor aumentado em virtude de aumento no prazo. 12

13 Exemplo A Cia. Beta vende unidades anuais a R$ 10,50. O custo variável é de R$ 6,00 e o custo fixo anual é de R$ ,00. A empresa pretende afrouxar os padrões de crédito esperando aumento de 5% nas vendas, aumento do período médio de recebimento de 30 para 45 dias e dos devedores incobráveis de 1% para 2% das vendas. O retorno exigido sobre os investimentos da empresa é de 15% ao ano 13

14 Resposta PRAZO ATUALNOVA 30 dias45dias AH% VENDA , ,005% CV( ,00)( ,00)5% CF( ,00) 0% CO(7.875,00)(12.403,13)58% INCOBRÁVEIS(6.300,00)(13.230,00)110% TOTAL55.825, ,884% PRAZO ATUALNOVA 30 dias45dias AH% VENDA CV CF CO INCOBRÁVEIS TOTAL 14


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