A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE."— Transcrição da apresentação:

1 Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE

2 Sobre a Sondagem Tema: Acesso a serviços financeiros – empréstimos bancários; Realização: 28 de maio a 26 de junho de 2009; Respondentes: empresários, de um total de entrevistas previstas; Abrangência: 24 Estados e Distrito Federal Método de coleta: Entrevista telefônica Execução das entrevistas: Centrais de Relacionamento UF – Público-alvo: Clientes do Sebrae – base SIACWEB

3 Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE Percepção dos Empresários 2008/09 Do total de respondentes... 71% não buscaram empréstimo/financiamento junto a bancos em 2008; 23%34% estão atuando no mercado há, no máximo, quatro anos (23% de zero há dois anos); umdois76% se relacionam com um ou dois bancos; 7,447% atribuem nota 7 ou 8 para os bancos com os quais se relacionam (nota média 7,4); 39% estão propensos a buscar crédito nos bancos ainda em 2009;

4 Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE Análise Setorial dos Empresários Do total de respondentes... 52% atuam no comércio; 33% atuam no setor de serviços; 11% atuam no ramo industrial; 4% atuam no segmento do agronegócio Proporcionalmente... 23%40% dos empresários do setor industrial recorreram a financiamento em bancos, enquanto apenas 23% dos que atuam no setor de serviços buscaram crédito em 2008; 35%48% dos empresários do ramo do agronegócio pretendem tomar crédito em bancos ainda em 2009, enquanto o setor de serviços apresenta a menor propensão: 35%

5 Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE Empresas que tomaram crédito em 2008 Das empresas que obtiveram sucesso na busca de crédito... doistrês62% se relacionam com dois ou três bancos; 46% contrataram operações de crédito de até R$ 25 mil; 70% utilizaram o recurso para garantir capital de giro; 59% utilizaram o dinheiro para investimentos na empresa; 23% utilizaram o recurso para pagar dívidas; 39% utilizaram o aval (próprio, do sócio ou de terceiro) como garantia, seguido por 35% que utilizaram o próprio bem; A sondagem também apurou que... 30%12%8%50% dos recursos financiados são oriundos de três bancos (BB - 30%; CEF - 12%; Bradesco - 8%);

6 Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE Empresários que não conseguiram crédito Do total de empresários que não tiveram êxito na busca por crédito em % afirmam que a documentação da empresa não impediram a obtenção do financiamento; 48% indicaram que as garantias solicitadas dificultaram o empréstimo; 56% não apresentaram plano de negócios; A sondagem também apurou que... 72% estão propensos a buscar crédito nos bancos ainda em 2009;

7 Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE Empresas que não buscaram crédito Dos empresários que não buscaram crédito em % afirmam que fizeram algum investimento em 2008; 79% indicam ter capital próprio para se autofinanciar; 62% informam que conhecem as linhas de crédito; 80% afirmam possuir garantias para obter financiamento; 52% vêem vantagens em tomar crédito;

8 Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE Equipes Técnicas Coordenação – Gestão Estratégica e Acesso a Serviços Financeiros Raissa RossiterAlexandre Guerra Carlos Eduardo SantiagoJoão Augusto Pérsico Emanuel Malta Leonardo Bosco Teomália Barbosa Execução das Entrevistas – Atendimento Individual Enio Pinto Romilda Torres Hugo Nakatani Centrais de Relacionamento – Sebrae/UF Estratégia de Comunicação – Marketing e Comunicação Márcio Godinho Oliveira Andréa Thomé Sekeff


Carregar ppt "Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa - SEBRAE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google