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PublicouEloah Bernardino Alterado mais de 10 anos atrás
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SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Bancos: Exclusão e Serviços Ipea 11 de janeiro de 2011
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Sumário Introdução 1. Percepção da função de um banco;
2. Inclusão bancária e percepção familiar no Brasil; 3. Conta bancária, percepção por parte dos excluídos; 4. Percepções dos serviços dos detentores de contas bancárias; 5. Situação quanto a empréstimos 6. Orientações fornecidas pelos bancos aos clientes Inclusão e serviços bancários: o problema em perspectiva
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Introdução O projeto Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) consiste em uma pesquisa domiciliar com a finalidade de conhecer as percepções sobre serviços de utilidade pública oferecidos ou postos à disposição pelo Estado em diversas áreas, como a justiça, a segurança pública, educação, saúde e cultura, entre outros. O SIPS focalizou os serviços oferecidos pelos bancos comerciais, públicos e privados, e a temática da exclusão bancária de parte da população brasileira. A pesquisa também quis conhecer o entendimento da população sobre as principais funções de um banco. O questionário aplicado contou com 36 perguntas objetivas que abordaram a inclusão bancária, a qualidade dos serviços e do atendimento prestado, o horário de funcionamento das agências bancárias, a segurança para a realização das operações e os produtos e serviços oferecidos.
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1.Percepção da função de um banco
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Principais ações do atendimento bancário
Fonte: IPEA, SIPS, 2010
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Principal função de um banco, por faixa de renda
Fonte: IPEA, SIPS, 2010
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Principal função de um banco, por sexo
8
Principal função de um banco, por faixa etária
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Função é empréstimo de dinheiro, segundo a faixa etária
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2.Inclusão bancária e percepção familiar no Brasil
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Posse de conta bancária, por grandes regiões
Fonte: Ipea: SIPS, 2010
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Posse de conta bancária, por sexo.
Fonte: IPEA, SIPS, 2010
13
Posse de conta bancária, por faixa etária
Fonte: IPEA, SIPS, 2010
14
Posse de conta bancária, segundo grau de escolaridade
Fonte: IPEA, SIPS, 2010
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3.Conta bancária: percepções por parte dos excluídos
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Desejo e condições de ter uma conta bancária (%)
Fonte: IPEA, SIPS, 2010
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Pessoas que não têm uma conta, mas gostariam de ter, por sexo e faixa etária
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Pessoas que se consideram público-alvo de algum banco, por sexo e faixa etária
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4.Percepções dos serviços dos detentores de contas bancárias
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Motivação para a escolha do banco(%)
Fonte: IPEA, SIPS, 2010
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Segurança na realização das operações bancárias na agência
Fonte: Ipea: SIPS, 2010
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Satisfação com relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por grandes regiões
Fonte: Ipea: SIPS, 2010
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Grau de satisfação em relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por escolaridade
24
Grau de satisfação em relação à segurança durante a realização de operações bancárias junto ao banco
25
Grau de satisfação em relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por sexo
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5. Situação quanto a empréstimos por parte dos respondentes do SIPS
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6. Orientações por parte dos bancos aos usuários
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Tipo de informação concedida ao cliente pelos bancos
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Oferta de produtos não solicitados pelos clientes
Porcentagem O banco nunca me ofereceu nada 34,1 O banco já me ofereceu algum serviço sem eu pedir 34,6 Às vezes o banco me oferece algum serviço ou produto sem eu pedir 21,1 Não sabe ou não respondeu 1,3
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Inclusão e serviços bancários: o problema em perspectiva
O sistema bancário brasileiro demonstrou possuir uma boa avaliação da população quanto à percepção das atividades desenvolvidas, mas dois pontos ainda merecem uma atenção especial. 1. quantidade expressiva de excluídos do sistema que, em grande parte, se manifestaram interessados na inclusão. 2. baixo percentual da população que percebe a função de concessão de crédito como intrinsecamente bancária.
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