A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social Bancos: Exclusão e Serviços Ipea 11 de janeiro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social Bancos: Exclusão e Serviços Ipea 11 de janeiro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social Bancos: Exclusão e Serviços Ipea 11 de janeiro de 2011

2 2 Sumário Introdução 1. Percepção da função de um banco; 2. Inclusão bancária e percepção familiar no Brasil; 3. Conta bancária, percepção por parte dos excluídos; 4. Percepções dos serviços dos detentores de contas bancárias; 5. Situação quanto a empréstimos 6. Orientações fornecidas pelos bancos aos clientes Inclusão e serviços bancários: o problema em perspectiva

3 3 Introdução O projeto Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) consiste em uma pesquisa domiciliar com a finalidade de conhecer as percepções sobre serviços de utilidade pública oferecidos ou postos à disposição pelo Estado em diversas áreas, como a justiça, a segurança pública, educação, saúde e cultura, entre outros. O SIPS focalizou os serviços oferecidos pelos bancos comerciais, públicos e privados, e a temática da exclusão bancária de parte da população brasileira. A pesquisa também quis conhecer o entendimento da população sobre as principais funções de um banco. O questionário aplicado contou com 36 perguntas objetivas que abordaram a inclusão bancária, a qualidade dos serviços e do atendimento prestado, o horário de funcionamento das agências bancárias, a segurança para a realização das operações e os produtos e serviços oferecidos.

4 1.Percepção da função de um banco

5 5 Principais ações do atendimento bancário Fonte: IPEA, SIPS, 2010

6 6 Principal função de um banco, por faixa de renda

7 7 Principal função de um banco, por sexo

8 8 Principal função de um banco, por faixa etária

9 9 Função é empréstimo de dinheiro, segundo a faixa etária

10 2.Inclusão bancária e percepção familiar no Brasil

11 11 Posse de conta bancária, por grandes regiões Fonte: Ipea: SIPS, 2010

12 12 Posse de conta bancária, por sexo. Fonte: IPEA, SIPS, 2010

13 13 Posse de conta bancária, por faixa etária Fonte: IPEA, SIPS, 2010

14 14 Posse de conta bancária, segundo grau de escolaridade Fonte: IPEA, SIPS, 2010

15 3.Conta bancária: percepções por parte dos excluídos

16 16 Desejo e condições de ter uma conta bancária (%) Fonte: IPEA, SIPS, 2010

17 17 Pessoas que não têm uma conta, mas gostariam de ter, por sexo e faixa etária

18 18 Pessoas que se consideram público-alvo de algum banco, por sexo e faixa etária

19 4.Percepções dos serviços dos detentores de contas bancárias

20 20 Motivação para a escolha do banco(%) Fonte: IPEA, SIPS, 2010

21 21 Segurança na realização das operações bancárias na agência Fonte: Ipea: SIPS, 2010

22 22 Satisfação com relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por grandes regiões Fonte: Ipea: SIPS, 2010

23 23 Grau de satisfação em relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por escolaridade

24 24 Grau de satisfação em relação à segurança durante a realização de operações bancárias junto ao banco

25 25 Grau de satisfação em relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por sexo

26 5. Situação quanto a empréstimos por parte dos respondentes do SIPS

27

28 28

29 29

30 6. Orientações por parte dos bancos aos usuários

31 31

32 32 Tipo de informação concedida ao cliente pelos bancos

33 33 Oferta de produtos não solicitados pelos clientes Porcentagem O banco nunca me ofereceu nada 34,1 O banco já me ofereceu algum serviço sem eu pedir 34,6 Às vezes o banco me oferece algum serviço ou produto sem eu pedir 21,1 Não sabe ou não respondeu 1,3

34 34 Inclusão e serviços bancários: o problema em perspectiva O sistema bancário brasileiro demonstrou possuir uma boa avaliação da população quanto à percepção das atividades desenvolvidas, mas dois pontos ainda merecem uma atenção especial. 1. quantidade expressiva de excluídos do sistema que, em grande parte, se manifestaram interessados na inclusão. 2. baixo percentual da população que percebe a função de concessão de crédito como intrinsecamente bancária.


Carregar ppt "SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social Bancos: Exclusão e Serviços Ipea 11 de janeiro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google