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Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil

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Apresentação em tema: "Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil
Ary Joel de Abreu Lanzarin Banco do Brasil Junho/2010 1 1

2 O acesso ao Crédito Qual o papel do crédito? 2

3 O Crédito Sustentável O crédito sempre aparece como principal remédio – e principal veneno – na realização de negócios. O crédito jamais pode ter o mérito do sucesso de um negócio – assim como nunca pode ser o único responsável pelo seu fracasso. Deve ser entregue e aplicado de forma inteligente, respeitando os preceitos de sustentabilidade: ser socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto. 3

4 Relação Crédito/PIB no Mundo
Há espaço para a manutenção do crescimento do crédito Fonte: Financial Structure Database e estudo BNDES (posição: 2008) 4

5 Evolução do crédito no Brasil
Comparação da evolução do crédito com relação ao PIB Fontes: Bacen – Relatório Anual 2006 e 2008 Diris - Comparativo BB SFN (dezembro/2009) 5

6 Evolução do crédito no Brasil
O Banco do Brasil tem contribuído para a elevação do volume de crédito aplicado no país por meio de: Taxas de juros competitivas; Desburocratização dos processos; Bancarização; Melhor gestão de risco para aumento de limites; Criação de produtos e serviços específicos para nichos e segmentos de mercado; Automação de processos bancários. Variação do Crédito PJ (dez/2005 a dez/2009) 223,7% 131,9% SFN BB 6

7 Evolução do crédito no Brasil
Market Share do BB junto ao SFN - PJ Segundo o Sebrae, 31% do crédito consumido no Brasil por micro e pequenas empresas é proveniente do Banco do Brasil Atualmente, o BB é responsável pelo desembolso médio de R$ 585 milhões por dia 7

8 O Crédito no BB Em função disso, as medidas contribuíram para acelerar o crescimento da carteira de crédito do Banco do Brasil: SFN BB ∆ 16,8% ∆ 26,8% BB PJ ∆ 25,8% O Banco do Brasil tem foco estratégico no segmento de Micro e Pequenas Empresas 8

9 Ambiente favorável para realização de negócios
Nos últimos anos, o Brasil intensificou ações visando melhorar o ambiente de realização de negócios, tais como: Lei Complementar 123, de 14/06/ Lei Geral das MPE; Lei , de 09/02/2005 – Lei de Recuperação de Empresas; Criação da figura do MEI – microempresário individual; Simplificação tributária; Facilitação de acesso ao crédito; Facilitação do acesso à licitações públicas; Criação de Juizados Especiais; Criação do Fórum Permanente das MPE; Simplificação das relações trabalhistas; Estímulo à inovação e apoio ao associativismo; Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado – PNMPO. 9

10 Portfolio de Soluções para MPE
O Banco do Brasil oferece um vasto portfolio de produtos e serviços para atender todas as necessidades das micro e pequenas empresas 13 linhas para Capital de Giro; 6 linhas de antecipação de recebíveis; 11 linhas para financiamento de investimentos; Gerenciador Financeiro Web e no Celular; Cartões de crédito empresariais, cooperativos e corporativos; Afiliação de domicílio bancário das redes Cielo e Redecard; Soluções para folha de pagamento de salários e fornececedores; Soluções para Comércio Eletrônico e Comércio Exterior; Metodologia específica de limite de crédito para novos empreendimentos; Fundos de Investimento, Seguros, Previdência, Consórcios e Capitalização. Destaques: BB Giro Empresa Flex BB Giro no Cartão Ourocard Empreendedor BB Giro Recebíveis Cartão BNDES

11 Perspectivas Mas entendemos que muita coisa ainda há de ser feita, e o momento é oportuno para mudanças! Reduzir custos de acesso ao crédito; Ampliar o apoio à inovação; Estimular o empreendedorismo; Apoiar a formalização.

12 Perspectivas

13 Ary Joel de Abreu Lanzarin
(61) Obrigado!


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