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Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil Ary Joel de Abreu Lanzarin Banco do Brasil Junho/2010.

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1 Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil Ary Joel de Abreu Lanzarin Banco do Brasil Junho/2010

2 O acesso ao Crédito Qual o papel do crédito?

3 Deve ser entregue e aplicado de forma inteligente, respeitando os preceitos de sustentabilidade: ser socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto. O Crédito Sustentável O crédito sempre aparece como principal remédio – e principal veneno – na realização de negócios. O crédito jamais pode ter o mérito do sucesso de um negócio – assim como nunca pode ser o único responsável pelo seu fracasso.

4 Relação Crédito/PIB no Mundo Há espaço para a manutenção do crescimento do crédito Fonte: Financial Structure Database e estudo BNDES (posição: 2008)

5 Evolução do crédito no Brasil Fontes: Bacen – Relatório Anual 2006 e 2008 Diris - Comparativo BB SFN (dezembro/2009) Comparação da evolução do crédito com relação ao PIB

6 Taxas de juros competitivas; Desburocratização dos processos; Bancarização; Melhor gestão de risco para aumento de limites; Criação de produtos e serviços específicos para nichos e segmentos de mercado; Automação de processos bancários. Evolução do crédito no Brasil O Banco do Brasil tem contribuído para a elevação do volume de crédito aplicado no país por meio de: Variação do Crédito PJ (dez/2005 a dez/2009) SFNBB 131,9% 223,7%

7 Segundo o Sebrae, 31% do crédito consumido no Brasil por micro e pequenas empresas é proveniente do Banco do Brasil Atualmente, o BB é responsável pelo desembolso médio de R$ 585 milhões por dia Market Share do BB junto ao SFN - PJ Evolução do crédito no Brasil

8 Em função disso, as medidas contribuíram para acelerar o crescimento da carteira de crédito do Banco do Brasil: O Crédito no BB O Banco do Brasil tem foco estratégico no segmento de Micro e Pequenas Empresas SFN BB 16,8% 26,8% BB PJ 25,8%

9 - Lei Complementar 123, de 14/06/ Lei Geral das MPE; - Lei , de 09/02/2005 – Lei de Recuperação de Empresas; - Criação da figura do MEI – microempresário individual; - Simplificação tributária; - Facilitação de acesso ao crédito; - Facilitação do acesso à licitações públicas; - Criação de Juizados Especiais; - Criação do Fórum Permanente das MPE; - Simplificação das relações trabalhistas; - Estímulo à inovação e apoio ao associativismo; - Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado – PNMPO. Nos últimos anos, o Brasil intensificou ações visando melhorar o ambiente de realização de negócios, tais como: Ambiente favorável para realização de negócios

10 O Banco do Brasil oferece um vasto portfolio de produtos e serviços para atender todas as necessidades das micro e pequenas empresas 13 linhas para Capital de Giro; 6 linhas de antecipação de recebíveis; 11 linhas para financiamento de investimentos; Gerenciador Financeiro Web e no Celular; Cartões de crédito empresariais, cooperativos e corporativos; Afiliação de domicílio bancário das redes Cielo e Redecard; Soluções para folha de pagamento de salários e fornececedores; Soluções para Comércio Eletrônico e Comércio Exterior; Metodologia específica de limite de crédito para novos empreendimentos; Fundos de Investimento, Seguros, Previdência, Consórcios e Capitalização. Portfolio de Soluções para MPE Destaques : BB Giro Empresa Flex BB Giro no Cartão Ourocard Empreendedor BB Giro Recebíveis Cartão BNDES

11 Mas entendemos que muita coisa ainda há de ser feita, e o momento é oportuno para mudanças! Perspectivas Reduzir custos de acesso ao crédito; Ampliar o apoio à inovação; Estimular o empreendedorismo; Apoiar a formalização.

12 Perspectivas

13 Obrigado! Ary Joel de Abreu Lanzarin (61)


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