A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4.6 – Leitura e Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado - 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4.6 – Leitura e Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado - 2013."— Transcrição da apresentação:

1 O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4.6 – Leitura e Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado

2 O AMBIENTE INTERNO

3 Sinopse – Leituras Ambientais

4 Social AMBIENTE GERAL Social Econômico OPERACIONA L ORGANIZAÇÃO Aspectos Organizacionais Aspectos de Marketing Aspectos Financeiros Aspectos de Pessoas Aspectos Produção INTERNO Político Tecnológico Legal Mão de obra Client e Concorrência Fornecedor Internacional

5 O Ambiente Interno, é o nível de ambiente organizacional situado no interior da organização, também chamado de nível do ambiente físico. As decisões e os planejamentos nesse nível, provocam efeitos imediatos na vida da empresa, e na produção de bens e serviços. É analisado sob os seguintes aspectos: Características Organizacionais. Aspectos de Marketing. Aspectos financeiros. Aspectos de Pessoal. Aspectos de Produção Aspectos do Ambiente Interno

6 Características Organizacionais

7 Na análise das Características Organizacionais, os principais enfoques ou questões de análise, são: A estrutura organizacional, distribuição do poder e da autoridade, a delegação. As relações interpessoais, as lideranças, a sinergia, a cultura e o clima organizacional. A divisão do trabalho, a definição de cargos e funções, e a orientação das tarefas, e de metas de desempenho. Definição das diretrizes organizacionais. Características Organizacionais

8 Aspectos de Marketing

9 Na análise sobre os aspectos de marketing os principais enfoques ou questões de análise são: Pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, participação no mercado; Os meios de comunicação, as propagandas, os preços, e as políticas de vendas. O sistema de distribuição, as parcerias, os pontos, as promoções, etc. A filosofia de RSE. Aspectos de Marketing

10 Aspectos de Pessoal

11 Na análise sobre os aspectos do pessoal os principais enfoques ou questões de análise são: Os processos de recrutamento e seleção, descrição de cargos e funções. Programas de treinamentos e capacitação, institucionalizados; aprendizagem, desenvolvimento de lideranças, de relações interpessoais, comunicação, etc Avaliação de desempenho (produtividade), auto-avaliação, rotatividade, absenteísmo. Programas especiais de valorização (benefícios, cargos e salários, gestão de carreira, etc). Aspectos de Pessoal

12 Aspectos de Produção

13 Na análise sobre os aspectos de produção os principais enfoques ou questões de análise são: Aspectos tecnológicos, em produtos e processos. O layout, e o fluxo de trabalho dentro da fábrica. As taxas de rejeição, desperdícios e descartes, e controle de qualidade. A logística de suprimentos. Os custos de produção em relação à concorrência. Aspectos de Produção

14 Aspectos Financeiros

15 Na análise sobre os aspectos financeiros os principais enfoques ou questões de análise são: Vantagem competitiva: performances das receitas, custos, despesas. O fluxo do caixa, e o EBTIDA Lucratividade, produtividade, rentabilidade, capacidade de pagamento, ponto de equilíbrio. O endividamento e a sua qualidade. Aspectos Financeiros

16 Alguns exemplos de leituras do ambiente interno

17 PONTOS FORTES Embora de estrutura familiar, percebe-se grandes valores, como o respeito aos cargos e funções, delegados a cada dirigente Há predisposição para reestruturar os cargos e as funções embora estejam relativamente bem dimensionados Grande experiência dos elementos ligados às operações conserva e fortalece a delegação desses setor Características Organizacionais

18 PONTOS FRACOS. Os cargos são distribuídos em função das experiências de cada sócio e / ou por herança familiar. A estrutura provoca acúmulo de funções em alguns cargos. Não há descrição de cargos nas áreas administrativa e de produção Não há definição clara das tarefas e metas de desempenho. Baixo nível de escolaridade dos dirigentes e resistência para a aprendizagem Características Organizacionais

19 PONTOS FORTES Há grandes investimentos em propaganda Pontos de vendas móveis, próprios, e o contato direto com o cliente amplia e facilita a distribuição. Contato direto com o cliente durante o processo de dos serviços ou fornecimento, fortalece as relações. Preço dos produtos e serviços são inferiores à média do setor Detem...% do mercado dos produtos.... e projeta oportunidades de crescimento nos produtos.... Aspectos de Marketing

20 PONTOS FRACOS Não há práticas de pesquisas de mercado As propagandas não são feitas por projetos de desempenho, nem são institucionalizadas Preços dos produtos X estão acima da média do setor, com pequena participação nesse mercado. Falta de instrumentos, ações e programas voltados para a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) Não tem programa especial de relacionamento, com os organismos e órgãos ligados às atividades. Aspectos de Marketing

21 PONTOS FORTES Funções operacionais exigem pouca qualificação, e existe disponibilidade de mão de obra no mercado. Há muita disposição para o treinamento e qualificação nas áreas administrativas e técnicas, e alto comprometimento. A rotatividade do pessoal é baixa, no pessoal ligado às operações e administração. Baixo grau de absenteísmo para o pessoal administrativo. Equipe dedicada, com alto espírito colaborativo. Aspectos de Pessoal

22 PONTOS FRACOS Não há programas de treinamentos institucionalizados e específicos Não há sistema de recrutamento e de seleção de pessoas (indicações). Não adota programas de avaliação desempenho (há acúmulo de trabalho) Oferece pouca disponibilidade de tempo para capacitação e treinamento do pessoal Nível de satisfação no trabalho, desejável. Aspectos de Pessoal

23 PONTOS FRACOS Registra alto grau de rotatividade e absenteísmo no pessoal das funções operacionais. Comunicação e relações extremamente verticalizadas, e meramente formais e profissionais. Produtividade da mão-de-obra inferior ao setor; Sistema de remuneração fixa, divergente da praticada pelo setor; Nível de salários inferior ao praticado pelo setor. Aspectos de Pessoal

24 Na análise sobre os aspectos de produção os principais enfoques ou questões de análise são: Como está a organização no aspecto tecnológico? Isso pode ser melhorado? O fluxo de trabalho dentro da fábrica pode ser mais eficiente? A organização pode diminuir a sua taxa de rejeição, desperdícios e descartes? Os custos de produção são diferentes, dos custos da concorrência? Aspectos de Produção

25 PONTOS FORTES Recentes up-grades dos equipamentos da área administrativa. Baixo nível de rejeição, desperdícios e descartes Instalada em imóveis próprios, e área para ampliação. Terceirização na produção de....provoca redução nos custos variáveis. Rede de informação com capacidade ociosa (subutilizada). Aspectos de Produção

26 PONTOS FRACOS Defasagens tecnológicas nas instalações e equipamentos industriais, e frota envelhecida. Alto nível de desperdício e de retrabalho nas atividades operacionais. Controles de produção deficitários, e desintegração das informações ao longo do processo produtivo. Capacidade produtiva não suporta aumento da demanda superior a 10% Ativos operacionais menores do que a média do setor. Aspectos de Produção

27 Na análise sobre os aspectos financeiros os principais enfoques ou questões de análise são: Performances das receitas, custos, despesas, podem ser melhoradas? Lucratividade, produtividade, rentabilidade, capacidade de pagamento, como estão? Pode-se melhorar? Uma análise do Ponto de Equilíbrio pode ser usada para melhor alinhar custos em função do lucro? Como está o nível e a qualidade do endividamento? Aspectos Financeiros

28 PONTOS FORTES Demanda aquecida orienta para possível aumento de receitas com projetos.... Custos variáveis compatíveis com o setor (produto X) Alto poder de capitalização, via transferência de recursos de outros investimentos. Boa evolução das receitas nos últimos 3 anos. (igual ao setor) em quantidades. Aspectos Financeiros

29 PONTOS FRACOS Custos fixos superiores aos custos praticados pelo setor; Capacidade de pagamento menor que o setor (baixo capital de giro). Maior grau de endividamento e pior qualidade. Opera muito próximo do ponto de equilíbrio, muito alto, quando comparado com o setor Evolução das receitas e lucratividade menores que o setor Relatórios financeiros inadequados; falta de orçamento global e de fluxo de caixa Aspectos Financeiros


Carregar ppt "O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4.6 – Leitura e Análise do Ambiente Interno Prof. Msc Wilter Furtado - 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google