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Planejamento em Publicidade e Propaganda I Aula 04.

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1 Planejamento em Publicidade e Propaganda I Aula 04

2 O departamento de planejamento É o responsável por elaborar a estratégia de comunicação do cliente, através da busca de dados e informações capazes de fornecer um quadro real do consumidor e do mercado para qual se destina o produto ou serviço anunciado. Segundo Julio Ribeiro, o planejamento apreende a realidade, monta um problema e depois soluciona.

3 Cont. O planejamento propõe uma comunicação ancorada em um tema, um conceito, a maneira que queremos que o público perceba o produto/ serviço/marca anunciado. Planejamento é portanto um conjunto de decisões para o alcance de metas e objetivos, levando em consideração o contexto e os meios disponíveis para a implementação. No caso do planejamento de propaganda ou de comunicação, podemos entender como o conjunto de atividades bem calculadas,para que a comunicação do cliente siga na direção esperada e produza os resultados esperados.

4 Etapas Onde estamos (problema) Planejamento (ações e metas) Onde queremos chegar (nova realidade)

5 Lembrete Ao se definir os objetivos é preciso assegurar que eles sejam: a) Específicos; b) Atingíveis; c) Mensuráveis; d) Bem comunicados e de comum acordo.

6 Planejamento de Comunicação O Planejamento de Comunicação é a elaboração, por etapas, com bases técnicas, de planos e programas comunicacionais com objetivos definidos envolvendo os seguintes aspectos: sazonalidade efeitos da economia controles legais e governamentais fatores de retração ou estagnação no contexto social e econômico (histórico)

7 Qual a importância do planejamento de comunicação? O Planejamento de Comunicação é um derivado do planejamento de Marketing. Tem como finalidade coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou RP, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado.

8 Cont. O planejamento é dividido em quatro etapas: Análise; Adaptação (ajusta as previsões do plano a realidade); Ativação ( execução do planejado); Avaliação ou controle.

9 A análise é o momento de verificar as possíveis falhas e problemas da informação e seu tratamento no contexto comunicativo. Já a adaptação é o momento em que se utiliza o que foi obtido na análise para ajustar à realidade detectada as projeções de ação do Plano de Comunicação, verificando particularidades do Plano.

10 Na ativação coloca-se em prática as diversas etapas das propostas e determinações do Planejamento, em sequência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais é botar a banda na rua.

11 Por último temos a avaliação que nada mais é do que um estudo de resultados e a tentativa de previsão de consequências a médio e longo prazo dos produtos utilizados na ativação, buscando constatar se foram ou não adequados aos objetivos propostos.

12 Plano de Comunicação O Plano de Comunicação é um documento escrito que tem o objetivo e a função de estruturar concretamente as principais idéias e programações para todas as atividades futuras da empresa/ cliente. Esse plano se constitui numa resposta às necessidades do cliente com as atitudes que corriqueiramente deverão ser implantadas e decorre do Planejamento estratégico.

13 É um diagnóstico atual da comunicação de uma empresa, apontando os riscos e oportunidades e apresentando sugestões de melhoria. Consultoria que deve ser composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação atual do negócio e estabelecendo as estratégias que deverão assumir a comunicação organizacional. Cada situação pode requerer uma estrutura de planejamento diferenciada.

14 Planejamento de Marketing x Planejamento de Comunicação No planejamento de marketing é feita uma análise detalhada sobre os aspectos das variáveis externas à empresa, para a confecção do diagnóstico, além de prever possíveis cenários mercadológicos. Inclui também estudos sobre as condições que a empresa precisa ter para melhorar seu desempenho. Aborda questões sobre o produto/ serviço a que se refere e inclui a parte financeira sobre faturamento e resultados, já que as ações propostas devem contribuir para o lucro da mesma.

15 No planejamento de comunicação todo o estudo necessário já foi desenvolvido e a partir dele será elaborada a estratégia de comunicação. Por esse motivo, não precisa entrar tantos detalhes porque começa de um patamar de informações mais elevado ou previamente definido.

16 Contexto da Comunicação Comunicação Marketing Empresa Microambiente Macroambiente

17 Planejamento de propaganda O objetivo geral do planejamento é proporcionar soluções práticas, baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda. O planejamento não é um acabamento de luxo da campanha publicitária, mas sim um elemento administrativo indispensável ao desenvolvimento, execução, coordenação e controle da estratégia que deverá marcar o sucesso da campanha.


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