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Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.

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1 Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE MARKETING PESQUISA DE MERCADO

2 PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
É o estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo, a análise de todos os fenômenos relacionados ou gerados pela transmissão de informações, sejam dirigidas a uma única pessoa, a um grupo ou a um vasto público.

3 PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Seus objetos de estudo são: o comunicador, suas intenções, sua organização, sua estrutura operacional, sua história, suas normas éticas ou jurídicas, suas técnicas produtivas; a mensagem e o canal, seu conteúdo, sua forma, sua simbologia, suas técnicas de difusão; o receptor, suas motivações, suas preferências, suas reações, seu comportamento perceptivo; as fontes, sua sistemática para a recuperação de informações.

4 PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
É, enfim, o estudo dos efeitos produzidos pela mensagem junto ao receptor, a partir das intenções do comunicador.

5 PESQUISA DE OPINIÃO A pesquisa da Opinião é a captação do movimento das opiniões : quando os costumes e sentimentos que sustentam a Opinião Pública são postos em questão, ou quando surgem conflitos acerca de um posicionamento.

6 PESQUISA DE OPINIÃO Neste caso, a Pesquisa de Opinião é um instrumento para a captação do perfil momentâneo de uma situação, em determinado contexto e sem extrapolação. Na medida em que fatores externos, não detectáveis e previsíveis, podem influir significativamente nas tendências da Opinião Pública, o fator tempo é de maior relevância na validade dos resultados obtidos.

7 CARACTERÍSTICAS DA OPINIÃO PÚBLICA
PESQUISA DE OPINIÃO CARACTERÍSTICAS DA OPINIÃO PÚBLICA 1. A O. P. consiste em manifestações de atitudes coletivas, entendendo por atitude um estado mental de disposição, organizado através da experiência e que exerce uma direção ou uma influência dinâmica sobre a resposta do indivíduo a todos os objetos, assuntos e situações com os quais se relaciona. 2. A O. P. implica também na existência de opiniões contrárias. Portanto, pode-se afirmar que a opinião está sempre dividida.

8 PESQUISA DE OPINIÃO 3. Um dos aspectos mais importantes da O. P. é o grau de informação que as pessoas têm sobre o assunto a opinar. 4. A Opinião Pública não é a soma das opiniões privadas. E isto se dá porque seu suporte é o grupo e não o indivíduo. 5. A Opinião Pública é um fenômeno social, onde não é possível obter a resultante das opiniões individuais privadas sobre um tema dado.

9 PESQUISA DE OPINIÃO A finalidade primordial da Pesquisa de Opinião é captar o movimento das opiniões do consenso social num dado momento e num contexto específico e que permitam a possibilidade, através dos resultados, de obter documentos que permitam analisar a origem e a dinâmica do processo de formação da O. P. . Áreas de interesse da POP: a) econômico - mercadologia b) político - campo do comportamento político e eleitoral c) mudanças em alguns padrões e normas culturais e sociais.

10 PESQUISA DE MARKETING A PESQUISA DE MARKETING OBJETIVA SATISFAZER OS OBJETIVOS DAS EMPRESAS E DAS PESSOAS IDÉIAS BENS SERVIÇOS CONCEPÇÃO PRECIFICAÇÃO PROMOÇÃO DISTRIBUIÇÃO

11 PESQUISA DE MARKETING Integra: o CONSUMIDOR, o CLIENTE e o PÚBLICO
ao profissional de marketing por meio da INFORMAÇÃO.

12 PESQUISA DE MARKETING INFORMAÇÃO utilizada para:
Identificar e definir as oportunidades e os problemas de marketing. Gerar, aperfeiçoar e avaliar as ações de marketing. Facilitar o entendimento do marketing como processo. Monitorar o desempenho do marketing.

13 PESQUISA DE MARKETING O uso tradicional da pesquisa de marketing envolve a realização e a análise, para subsidiar decisões posteriores, de estudos relacionados aos 4Ps: produto preço promoção (propaganda, promoção de vendas, relações públicas, etc.) distribuição.

14 PESQUISA DE MARKETING Suas aplicações contemporâneas incluem estudos sobre: qualidade total valor da marca (brand equity) satisfação do cliente. OBS: Brand Equity = valor agregador que resulta da transformação de um produto em uma marca.

15 PESQUISA DE MARKETING As aplicações emergentes da pesquisa de marketing enfatizam: o marketing direto o marketing de banco de dados (data base marketing) o marketing de relacionamento.

16 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE MARKETING DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA
PESQUISA DE MARKETING ANÁLISE DA SITUAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE MARKETING DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA

17 PESQUISA DE MERCADO É um instrumento crítico e objetivo de conhecimento: da linguagem do consumidor do comportamento de consumo dos processos subjetivos e intersubjetivos do consumidor..

18 NATUREZA INTERDISCIPLINAR
PESQUISA DE MERCADO É um instrumento reflexivo e científico do conhecimento, uma vez que possui: Objeto de estudo definido: o Consumidor. Metodologias Científicas definidas: as Técnicas de pesquisa. Universo de investigação definido: o Target. NATUREZA INTERDISCIPLINAR

19 PESQUISA DE MERCADO Definida pela American Marketing Association como coleta, qualificação e análise de todos os fatos sobre problemas relacionados com a transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor, o propósito da pesquisa de mercado consiste em identificar os consumidores, determinar meios para atingi-los e testar a eficiência das mensagens e dos canais de distribuição.

20 PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO
Análise de Mercado Segmentação de Mercado Targeting NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Identificação de oportunidades e riscos Definição de critérios para segmentação Identificação do potencial e dos perfis dos segmentos

21 PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO
Posicionamento Estratégias Mercadológicas NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Como é percebido o produto, serviço, empresa, marca Identificação de parâmetros para a definição de estratégias

22 PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO
Programas de Ação Controle NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO Táticas de Comunicação: Distribuição, Vendas, Produção, Propaganda Avaliação de Estratégicas Mercadológicas, do Marketing Mix e da Comunicação


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