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Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE MARKETING.

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1 Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE MARKETING PESQUISA DE MERCADO

2 PESQUISA EM COMUNICAÇÃO É o estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo, a análise de todos os fenômenos relacionados ou gerados pela transmissão de informações, sejam dirigidas a uma única pessoa, a um grupo ou a um vasto público.

3 PESQUISA EM COMUNICAÇÃO Seus objetos de estudo são: n o comunicador, suas intenções, sua organização, sua estrutura operacional, sua história, suas normas éticas ou jurídicas, suas técnicas produtivas; n a mensagem e o canal, seu conteúdo, sua forma, sua simbologia, suas técnicas de difusão; n o receptor, suas motivações, suas preferências, suas reações, seu comportamento perceptivo; n as fontes, sua sistemática para a recuperação de informações.

4 PESQUISA EM COMUNICAÇÃO É, enfim, o estudo dos efeitos produzidos pela mensagem junto ao receptor, a partir das intenções do comunicador.

5 PESQUISA DE OPINIÃO A pesquisa da Opinião é a captação do movimento das opiniões : n quando os costumes e sentimentos que sustentam a Opinião Pública são postos em questão, ou quando surgem conflitos acerca de um posicionamento.

6 PESQUISA DE OPINIÃO Neste caso, a Pesquisa de Opinião é um instrumento para a captação do perfil momentâneo de uma situação, em determinado contexto e sem extrapolação. Na medida em que fatores externos, não detectáveis e previsíveis, podem influir significativamente nas tendências da Opinião Pública, o fator tempo é de maior relevância na validade dos resultados obtidos.

7 PESQUISA DE OPINIÃO CARACTERÍSTICAS DA OPINIÃO PÚBLICA 1. A O. P. consiste em manifestações de atitudes coletivas, entendendo por atitude um estado mental de disposição, organizado através da experiência e que exerce uma direção ou uma influência dinâmica sobre a resposta do indivíduo a todos os objetos, assuntos e situações com os quais se relaciona. 2. A O. P. implica também na existência de opiniões contrárias. Portanto, pode-se afirmar que a opinião está sempre dividida.

8 PESQUISA DE OPINIÃO 3. Um dos aspectos mais importantes da O. P. é o grau de informação que as pessoas têm sobre o assunto a opinar. 4. A Opinião Pública não é a soma das opiniões privadas. E isto se dá porque seu suporte é o grupo e não o indivíduo. 5. A Opinião Pública é um fenômeno social, onde não é possível obter a resultante das opiniões individuais privadas sobre um tema dado.

9 PESQUISA DE OPINIÃO A finalidade primordial da Pesquisa de Opinião é captar o movimento das opiniões do consenso social num dado momento e num contexto específico e que permitam a possibilidade, através dos resultados, de obter documentos que permitam analisar a origem e a dinâmica do processo de formação da O. P.. Áreas de interesse da POP: a) econômico - mercadologia b) político - campo do comportamento político e eleitoral c) mudanças em alguns padrões e normas culturais e sociais.

10 PESQUISA DE MARKETING A PESQUISA DE MARKETING OBJETIVA CONCEPÇÃO PRECIFICAÇÃO PROMOÇÃO DISTRIBUIÇÃO IDÉIAS BENS SERVIÇOS SATISFAZER OS OBJETIVOS DAS EMPRESAS E DAS PESSOAS

11 PESQUISA DE MARKETING Integra: n o CONSUMIDOR, n o CLIENTE n e o PÚBLICO ao profissional de marketing por meio da INFORMAÇÃO.

12 PESQUISA DE MARKETING INFORMAÇÃO utilizada para: n Identificar e definir as oportunidades e os problemas de marketing. n Gerar, aperfeiçoar e avaliar as ações de marketing. Facilitar o entendimento do marketing como processo. n Monitorar o desempenho do marketing.

13 PESQUISA DE MARKETING n O uso tradicional da pesquisa de marketing envolve a realização e a análise, para subsidiar decisões posteriores, de estudos relacionados aos 4Ps: n produto n preço n promoção (propaganda, promoção de vendas, relações públicas, etc.) n distribuição.

14 PESQUISA DE MARKETING n Suas aplicações contemporâneas incluem estudos sobre: n qualidade total n valor da marca (brand equity) n satisfação do cliente. OBS: Brand Equity = valor agregador que resulta da transformação de um produto em uma marca.

15 PESQUISA DE MARKETING n As aplicações emergentes da pesquisa de marketing enfatizam: n o marketing direto n o marketing de banco de dados (data base marketing) n o marketing de relacionamento.

16 PESQUISA DE MARKETING ANÁLISE DA SITUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE MARKETING IMPLEMENTAÇÃO

17 PESQUISA DE MERCADO É um instrumento crítico e objetivo de conhecimento: n da linguagem do consumidor n do comportamento de consumo n dos processos subjetivos e intersubjetivos do consumidor..

18 PESQUISA DE MERCADO É um instrumento reflexivo e científico do conhecimento, uma vez que possui: n Objeto de estudo definido: o Consumidor. n Metodologias Científicas definidas: as Técnicas de pesquisa. n Universo de investigação definido: o Target. NATUREZA INTERDISCIPLINAR

19 PESQUISA DE MERCADO Definida pela American Marketing Association como coleta, qualificação e análise de todos os fatos sobre problemas relacionados com a transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor para o consumidor, o propósito da pesquisa de mercado consiste em identificar os consumidores, determinar meios para atingi-los e testar a eficiência das mensagens e dos canais de distribuição.

20 PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO n Análise de Mercado n Segmentação de Mercado n Targeting NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO n Identificação de oportunidades e riscos n Definição de critérios para segmentação n Identificação do potencial e dos perfis dos segmentos

21 PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO n Posicionamento n Estratégias Mercadológicas NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO n Como é percebido o produto, serviço, empresa, marca n Identificação de parâmetros para a definição de estratégias

22 PESQUISA DE MERCADO PROCESSO MERCADOLÓGICO n Programas de Ação n Controle NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO n Táticas de Comunicação: Distribuição, Vendas, Produção, Propaganda n Avaliação de Estratégicas Mercadológicas, do Marketing Mix e da Comunicação


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