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O Estudo da Comunicação Do marketing à propaganda.

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Apresentação em tema: "O Estudo da Comunicação Do marketing à propaganda."— Transcrição da apresentação:

1 O Estudo da Comunicação Do marketing à propaganda

2 Vida moderna COMO VENDER BENS E SERVIÇOS?

3 Vida moderna COMO VENDER BENS E SERVIÇOS? Desenvolver bons produtos Preço atraente Acessível Comunicar as partes interessadas

4 Mercado Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando O que? Como? Para quem? Com que freqüência?

5 Comunicação de Marketing Empresas Informar, persuadir, lembrar os consumidores Direta ou indireta Produtos e marcas.

6 Marketing

7 Economia estável, balanceada e utópica Equilíbrio entre produção e consumo 400 carros ProduçãoConsumo

8 Marketing Economia de mercado Desequilíbrio ConsumoCapacidade de produção 400 carros 200 carros Produção Consumo

9 Estimular o mercado Produção Consumo Papel do marketing

10 Marketing Economia de mercado Ampliar mercado, manter ou retrair Objetivos da empresa MARKETING Esforço mercadológico

11 Marketing Fatores que influenciam na produção Fatores que influenciam no consumo Marketing

12 Conceitos 1960 (AMA – American Marketing Association): Desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor.

13 Marketing Conceitos 1965 – Ohio State University Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.

14 Marketing Conceitos Philip Kotler Marketing é um processo social e gerencial pela qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

15 Marketing Escopo de marketing Áreas diversas Comportamento do consumidor Preço Compras Administração de vendas Gerência de produtos Comunicação mercadológica Marketing comparativo Marketing social Vias de distribuição Pesquisa mercadológica Varejo Atacado Distribuição física RSE Entre outros

16 Marketing Marketing = orientador para obtenção de resultados 4 P´s4 C´s4 A´s 1.Produto 2.Preço 3.PDV 4.Promoção 1.Consumidor 2.Custo para o consumidor 3.Comunicação 4.Conveniência 1.Análise 2.Adaptação 3.Ativação 4.Avaliação Sistemas de Marketing

17 Marketing Sistemas de Marketing 4 P´s Produto: características, desempenho, modelos, tamanhos, embalagem, marca, serviços Praça: atacado, varejo, distribuidor, transporte, armazém Preço: premium, econômico, preço baixo Promoção: mix de comunicação

18 Marketing PreçoDistribuição (praça) ProdutoPromoção Marketing

19 Propaganda Promoção de vendas Eventos e experiências Relações Públicas (RP) e assessoria de imprensa Marketing direto Vendas pessoais Promoção

20 Para o consumidor Conhecer o produto Como e por que é usado Qual tipo de pessoa Quando e onde Quem o fabrica O que a empresa e a marca representam Incentivo ou recompensa pela experimentação ou uso Para a empresa Conectar sua marca Pessoas Lugares Eventos Marcas Experiências Sensações Objetos Formação do brand equity (valor agregado)

21 Promoção Formas de se criar Brand Equity: Conscientizar sobre a marca Vincular associações corretas à marca na memória Despertar opiniões ou sentimentos positivos sobre à marca Facilitar conexão entre a marca e o consumidor

22 O que é um BIG MAC? Um sanduíche?

23

24 Promoção Mix de Comunicação de Marketing Construção do valor de marca (Brand Equity): várias ferramentas Propaganda Promoção de vendas Eventos e experiências Relações públicas e assessoria de imprensa Marketing direto Vendas pessoais COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

25 Comunicação Não pode ser visto como fenômeno isolado Parte de um panorama geral Várias formas de se comunicar: Palavra falada Sinais, gestos, imagens Rádio, cinema, etc Transmitir valores e significados aos outros

26 Comunicação Você quer sorvete? EmissorReceptor Meio/Mensagem Para ter significado, receptor precisa saber interpretá-los

27 Comunicação Processo de transmissão de idéias entre indivíduos Intenções, desejos, sentimentos, conhecimentos, experiências Aumenta capacidade de sobrevivência

28 Comunicação Comunicação de massa Tv Rádio Cinema Jornais Revistas Quadrinhos Internet

29 Comunicação Comunicação de massa Herbert Blumer: massa Qualquer profissão e camada social Diversas posições sociais: vocações, níveis culturais, riqueza Grupo anônimo Existe pouca interação ou troca de experiência entre os membros da massa

30 Propaganda Moderna Aperfeiçoamento dos meios físicos Aumento da produção industrial: Expansão da empresa Interesse por notícias além da comunidade local Vender para mais pessoas

31 Referências Bibliográficas COBRA, Marcos. Marketing Básico. São Paulo: Atlas, p. 19 – 35. SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, p. 1 – 44.


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