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COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Apresentação: Profa. Dra. Iara Silva

2 COMUNICAÇÃO COMMUNICARE: TORNAR COMUM, PARTILHAR, REPARTIR, ASSOCIAR, TROCAR OPINIÕES. PROCESSO SOCIAL DINÂMICO, CONTÍNUO E COMPLEXO, QUE SE INSERE NO DIA-A-DIA DAS ORGANIZAÇÕES.

3 COMUNICAÇÃO ORIGENS ARTE DA RETÓRICA “TODA A ENUNCIAÇÃO CONTÉM TRÊS PARTES: O ORADOR, O ASSUNTO A SER TRATADO E A PESSOA A QUEM A FALA SE DIRIGE (OUVINTE A QUEM SE REFERE O OBJETO DA FALA)”.

4 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
COMUNICA-SE POR MENSAGENS QUE RESPONDE PARA... A EMPRESA PARA O SEU PÚBLICO-ALVO

5 FORMAS DE COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA Marketing Propaganda
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Relações Públicas Assessoria de Imprensa Jornalismo Empresarial Imagem Corporativa Marketing social e cultural COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA Marketing Propaganda Promoção de Vendas Feiras e Exposições Marketing Direto Merchandising Venda Pessoal COMUNICAÇÃO INTERNA Comunicação Administrativa Redes e Fluxos de Comunicação

6 COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
RECEPTOR OU CONSUMIDOR? CONSUMO: SENTIDO NEGATIVO CONSUMO: ABORDAGENS ATUAIS “o uso, fruição, a ressignificação dos bens e serviços, aquilo que denominamos experiências culturais, percebidas como distintas, hoje, agrupados sob o rótulo de consumo”

7 COMUNICAÇÃO & MARKETING
MARKETING – CONCEPÇÕES MARKETING – BENS; SERVIÇOS BRANDING – GESTÃO DE MARCAS

8 MARKETING DE SERVIÇOS OS CLIENTES NÃO OBTÊM PROPRIEDADE DE SERVIÇOS
OS PRODUTOS SÃO EFÊMEROS NÃO PODEM SER ESTOCADOS CLIENTES PODEM SER ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO OUTRAS PESSOAS PODEM FAZER PARTE DO PRODUTO HÁ VARIABILIDADE – ELEMENTOS INTANGÍVEIS DOMINAM A CRIAÇÃO DE VALOR MUITOS SERVIÇOS SÃO DE DIFÍCIL AVALIAÇÃO PELO CLIENTE O TEMPO ADQUIRE GRANDE IMPORTÂNCIA CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO – DIFERENTES FORMAS

9 MARCAS BRAND EQUITY – VALOR DA MARCA BRAND EQUITY CONSCIENTIZAÇÃO
QUALIDADE PERCEBIDA ASSOCIAÇÕES DA MARCA FIDELIDADE À MARCA

10 BRANDING GESTÃO DE MARCAS ANÁLISE DO CONTEXTO AUTO-ANÁLISE
ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS IMPLEMENTAÇÃO AVALIAÇÃO

11 IDENTIDADE DA MARCA - SISTEMA
MARCA COMO PRODUTO PRODUTO USOS, USUÁRIOS PAÍS DE ORIGEM MARCA COMO ORGANIZAÇÃO MISSÃO, VALORES INOVAÇÃO, PREOCUPAÇÃO COM OS CLIENTES, CONFIABILIDADE GLOBAL, LOCAL MARCA COMO PESSOA PERSONALIDADE RELACIONAMENTO MARCA CLIENTE MARCA COMO SÍMBOLO IMAGEM VISUAL METÁFORAS HERANÇA DA MARCA

12 IMPLEMENTAÇÃO - SISTEMA
POSICIONAMENTO: PARCELA DA IDENTIDADE E DA PROPOSTA DE VALOR A SER TRANSMITIDA AO PÚBLICO-ALVO PROGRAMAS DE CONSTRUÇÃO DE MARCAS ACOMPANHAMENTO

13 BRANDING; MARCAS; SERVIÇOS
AGREGANDO VALOR POR MEIO DA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO INTERNA COMUNICAR DESAFIOS E OPORTUNIDADES Intangibilidade; envolvimento do cliente na produção; ajudar o cliente a avaliar a oferta da empresa; estimule ou reprima a demanda ajustando-a a capacidade da empresa; contribuição do pessoal de linha de frente MARCA – SERVIÇOS - PROMESSA

14 COMUNICAÇÃO COM O MERCADO
OBJETIVOS Quem é o nosso público-alvo? O que precisamos comunicar? Como devemos comunicar isso? Onde devemos comunicar isso? Quando as comunicações precisam ocorrer?

15 SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO
RELAÇÃO B2B PRODUTORAS DE EVENTOS, VÍDEOS CLIENTE ASSESSORIA RP OU IMPRENSA EMPRESA DE PESQUISA PRESTADOR DE SERVIÇOS AGÊNCIA DE PROPAGANDA BUREAUS ESPECIALIZADOS

16 COMUNICAÇÃO E COMPLEXIDADE
O TODO E AS PARTES VISÃO HOLOGRAMÁTICA PARADOXOS – OPOSTOS COMPLEMENTARES

17 COMUNICAÇÃO COM O MERCADO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Vinculam-se as metas, através deles podemos aferir os resultados das ações de comunicação.

18 MIX DE COMUNICAÇÃO - SERVIÇOS
COMUNICAÇÕES PESSOAIS: venda, serviço de atendimento ao cliente, treinamento, telemarketing, boca-a-boca. PROPAGANDA: transmissão em “massa”, imprensa, internet, cartaz, mala direta. PROMOÇÃO DE VENDAS: distribuição de amostras, cupons, brindes, abatimentos na inscrição, promoções com prêmios.

19 MIX DE COMUNICAÇÃO -SERVIÇOS
RELAÇÕES PÚBLICAS: comunicados e kits para imprensa, coletivas de imprensa, eventos especiais. Patrocínio, feiras comerciais e exposições. MATERIAIS DE ORIENTAÇÃO/INSTRUÇÃO: sites na web, manuais, folhetos, fitas de vídeo/áudio, software com CD- ROM. PROJETO CORPORATIVO – IDENTIDADE VISUAL: sinalização, decoração de interiores, veículos, equipamentos, material de escritório, uniformes.


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