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COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA Apresentação: Profa. Dra. Iara Silva.

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1 COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA Apresentação: Profa. Dra. Iara Silva

2 COMUNICAÇÃO COMMUNICARE: TORNAR COMUM, PARTILHAR, REPARTIR, ASSOCIAR, TROCAR OPINIÕES. PROCESSO SOCIAL DINÂMICO, CONTÍNUO E COMPLEXO, QUE SE INSERE NO DIA-A-DIA DAS ORGANIZAÇÕES.

3 COMUNICAÇÃO ORIGENS ARTE DA RETÓRICA TODA A ENUNCIAÇÃO CONTÉM TRÊS PARTES: O ORADOR, O ASSUNTO A SER TRATADO E A PESSOA A QUEM A FALA SE DIRIGE (OUVINTE A QUEM SE REFERE O OBJETO DA FALA).

4 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO A EMPRESA COMUNICA-SE POR MENSAGENS QUE RESPONDE PARA... PARA O SEU PÚBLICO-ALVO

5 FORMAS DE COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Relações Públicas Assessoria de Imprensa Jornalismo Empresarial Imagem Corporativa Marketing social e cultural COMUNICAÇÃO INTERNA Comunicação Administrativa Redes e Fluxos de Comunicação COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA Marketing Propaganda Promoção de Vendas Feiras e Exposições Marketing Direto Merchandising Venda Pessoal

6 COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA RECEPTOR OU CONSUMIDOR? CONSUMO: SENTIDO NEGATIVO CONSUMO: ABORDAGENS ATUAIS o uso, fruição, a ressignificação dos bens e serviços, aquilo que denominamos experiências culturais, percebidas como distintas, hoje, agrupados sob o rótulo de consumo

7 COMUNICAÇÃO & MARKETING MARKETING – CONCEPÇÕES MARKETING – BENS; SERVIÇOS BRANDING – GESTÃO DE MARCAS

8 MARKETING DE SERVIÇOS OS CLIENTES NÃO OBTÊM PROPRIEDADE DE SERVIÇOS OS PRODUTOS SÃO EFÊMEROS NÃO PODEM SER ESTOCADOS CLIENTES PODEM SER ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO OUTRAS PESSOAS PODEM FAZER PARTE DO PRODUTO HÁ VARIABILIDADE – ELEMENTOS INTANGÍVEIS DOMINAM A CRIAÇÃO DE VALOR MUITOS SERVIÇOS SÃO DE DIFÍCIL AVALIAÇÃO PELO CLIENTE O TEMPO ADQUIRE GRANDE IMPORTÂNCIA CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO – DIFERENTES FORMAS

9 MARCAS BRAND EQUITY – VALOR DA MARCA BRAND EQUITY CONSCIENTIZAÇÃO DA MARCA QUALIDADE PERCEBIDA ASSOCIAÇÕES DA MARCA FIDELIDADE À MARCA

10 BRANDING GESTÃO DE MARCAS ANÁLISE DO CONTEXTO AUTO-ANÁLISE ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS AUTO-ANÁLISE IMPLEMENTAÇÃO AVALIAÇÃO

11 IDENTIDADE DA MARCA - SISTEMA MARCA COMO PRODUTO PRODUTO USOS, USUÁRIOS PAÍS DE ORIGEM MARCA COMO ORGANIZAÇÃO MISSÃO, VALORES INOVAÇÃO, PREOCUPAÇÃO COM OS CLIENTES, CONFIABILIDADE GLOBAL, LOCAL MARCA COMO PESSOA PERSONALIDADE RELACIONAMENTO MARCA CLIENTE MARCA COMO SÍMBOLO IMAGEM VISUAL METÁFORAS HERANÇA DA MARCA

12 IMPLEMENTAÇÃO - SISTEMA POSICIONAMENTO: PARCELA DA IDENTIDADE E DA PROPOSTA DE VALOR A SER TRANSMITIDA AO PÚBLICO-ALVO PROGRAMAS DE CONSTRUÇÃO DE MARCAS ACOMPANHAMENTO

13 BRANDING; MARCAS; SERVIÇOS AGREGANDO VALOR POR MEIO DA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO INTERNA COMUNICAR DESAFIOS E OPORTUNIDADES Intangibilidade; envolvimento do cliente na produção; ajudar o cliente a avaliar a oferta da empresa; estimule ou reprima a demanda ajustando-a a capacidade da empresa; contribuição do pessoal de linha de frente MARCA – SERVIÇOS - PROMESSA

14 COMUNICAÇÃO COM O MERCADO OBJETIVOS Quem é o nosso público-alvo? O que precisamos comunicar? Como devemos comunicar isso? Onde devemos comunicar isso? Quando as comunicações precisam ocorrer?

15 SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO RELAÇÃO B2B CLIENTE PRESTADOR DE SERVIÇOS PRODUTORAS DE EVENTOS, VÍDEOS ASSESSORIA RP OU IMPRENSA EMPRESA DE PESQUISA AGÊNCIA DE PROPAGANDA BUREAUS ESPECIALIZADOS

16 COMUNICAÇÃO E COMPLEXIDADE O TODO E AS PARTES VISÃO HOLOGRAMÁTICA PARADOXOS – OPOSTOS COMPLEMENTARES

17 COMUNICAÇÃO COM O MERCADO OBJETIVOS ESPECÍFICOS Vinculam-se as metas, através deles podemos aferir os resultados das ações de comunicação.

18 MIX DE COMUNICAÇÃO - SERVIÇOS COMUNICAÇÕES PESSOAIS: venda, serviço de atendimento ao cliente, treinamento, telemarketing, boca-a-boca. PROPAGANDA: transmissão em massa, imprensa, internet, cartaz, mala direta. PROMOÇÃO DE VENDAS: distribuição de amostras, cupons, brindes, abatimentos na inscrição, promoções com prêmios.

19 MIX DE COMUNICAÇÃO -SERVIÇOS RELAÇÕES PÚBLICAS: comunicados e kits para imprensa, coletivas de imprensa, eventos especiais. Patrocínio, feiras comerciais e exposições. MATERIAIS DE ORIENTAÇÃO/INSTRUÇÃO: sites na web, manuais, folhetos, fitas de vídeo/áudio, software com CD- ROM. PROJETO CORPORATIVO – IDENTIDADE VISUAL: sinalização, decoração de interiores, veículos, equipamentos, material de escritório, uniformes.


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