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Do marketing à propaganda. Vida moderna Desenvolver bons produtos Preço atraente Acessível Comunicar as partes interessadas.

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Apresentação em tema: "Do marketing à propaganda. Vida moderna Desenvolver bons produtos Preço atraente Acessível Comunicar as partes interessadas."— Transcrição da apresentação:

1 Do marketing à propaganda

2 Vida moderna Desenvolver bons produtos Preço atraente Acessível Comunicar as partes interessadas

3 Comunicação: Cada vez mais difícil Grande número de empresas Todas berrando O que? Como? Para quem? Com que freqüência?

4 Empresas Informar, persuadir, lembrar os consumidores Direta ou indireta Produtos e marcas. Comunicação é a voz da marca

5 Para o consumidor Conhecer o produto Como e por que é usado Qual tipo de pessoa Quando e onde Quem o fabrica O que a empresa e a marca representam Incentivo ou recompensa pela experimentação ou uso Para a empresa Conectar sua marca Pessoas Lugares Eventos Marcas Experiências Sensações Objetos Formação do brand equity (valor agregado)

6 Mix de Comunicação de Marketing Construção do valor de marca ( Brand Equity ): várias ferramentas Propaganda Promoção de vendas Eventos e experiências Relações públicas e assessoria de imprensa Marketing direto Vendas pessoais COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

7 Propaganda Promoção de vendas Eventos/experiê ncias RP Vendas pessoais Marketing direto Anúncios impressos e eletrônicos Concursos, jogos, loterias e sorteios EsportesKits para a imprensa Apresentações de vendas Catálogos Espaços externos das embalagens Prêmios e brindes DiversãoPalestrasReuniões de vendas Malas diretas Encartes das embalagens AmostragemFestivaisSemináriosProgramas de incentivo Telemarketing FilmesFeiras setoriaisArtesRelatórios anuais AmostrasVendas pela tv Manuais e brochuras ExposiçõesCausasDoaçõesFeiras e exposições Mala direta via fax Cartazes e folhetos DemonstraçõesPasseios pelas fábrica Publicações CatálogosCuponsMuseus corporativos Relações com a comunidade Correio de voz Reimpressão de anúncios Reembolsos parciais Atividades de ruaLobby

8 Propaganda Promoção de vendas Eventos/experiênciasRP Vendas pessoais Marketing direto Displays nos pontos de venda Concessões de troca Mídia de identidade empresarial Material audiovisual Programas de fidelização Revista corporativa Símbolos e logotipos Promoção no ponto de venda integrada com a propaganda Fitas de vídeoFinanciamentos a juros baixos OutdoorsDiversão Painéis

9 Formas de se criar Brand Equity: Conscientizar sobre a marca Vincular associações corretas à marca na memória Despertar opiniões ou sentimentos positivos sobre à marca Facilitar conexão entre a marca e o consumidor

10

11 Economia estável, balanceada e utópica Equilíbrio entre produção e consumo 400 carros ProduçãoConsumo

12 Economia de mercado Desequilíbrio ConsumoCapacidade de produção Necessidade de estimular o mercado 400 carros 200 carros ProduçãoConsumo

13 Economia de mercado Ampliar mercado, manter ou retrair Objetivos da empresa MARKETING Esforço mercadológico

14 Fatores que influenciam na produção Fatores que influenciam no consumo Marketing

15 Conceitos 1960 (AMA – American Marketing Association): Desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor.

16 Conceitos 1965 – Ohio State University Processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.

17 Conceitos Philip Kotler Marketing é um processo social e gerencial pela qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

18 Escopo de marketing Áreas diversas Comportamento do consumidor Preço Compras Administração de vendas Gerência de produtos Comunicação mercadológica Marketing comparativo Marketing social Vias de distribuição Pesquisa mercadológica Varejo Atacado Distribuição física SER Entre outros

19 Marketing = orientador para obtenção de resultados 4 P´s4 C´s4 A´s 1.Produto 2.Preço 3.PDV 4.Promoção 1.Consumidor 2.Custo para o consumidor 3.Comunicação 4.Conveniência 1.Análise 2.Adaptação 3.Ativação 4.Avaliação Sistemas de Marketing

20 4 P´s Produto: características, desempenho, modelos, tamanhos, embalagem, marca, serviços PDV: atacado, varejo, distribuidor, transporte, armazém Preço: premium, econômico, preço baixo Promoção: mix de comunicação

21 Sistemas de Marketing 4 A´s Análise: Forças vigentes (Pesquisa de Mercado x Informação de Marketing) Adaptação: Adequar ao meio identificado (produto) Ativação: Distribuição, Logística, Venda pessoal, Comunicação Avaliação: Controle dos resultados (Auditoria de Mkt)

22 Sistemas de Marketing 4 C´s Consumidor: necessidades e desejos Custo ao consumidor: quanto custa? Comunicação: comunicar benefícios Conveniência: proporcionar facilidades (compra e entrega)

23 Não pode ser visto como fenômeno isolado Parte de um panorama geral Várias formas de se comunicar: Palavra falada Sinais, gestos, imagens Rádio, cinema, etc Transmitir valores e significados aos outros

24 Você quer sorvete? EmissorReceptor Meio/Mensagem Para ter significado, receptor precisa saber interpretá-los

25 Processo de transmissão de idéias entre indivíduos Intenções, desejos, sentimentos, conhecimentos, experiências Aumenta capacidade de sobrevivência

26 Comunicação de massa Tv Rádio Cinema Jornais Revistas Quadrinhos Internet

27 Comunicação de massa Herbert Blumer: massa Qualquer profissão e camada social Diversas posições sociais: vocações, níveis culturais, riqueza Grupo anônimo Existe pouca interação ou troca de experiência entre os membros da massa

28 Propaganda Moderna Aperfeiçoamento dos meios físicos Aumento da produção industrial: Expansão da empresa Interesse por notícias além da comunidade local Vender para mais pessoas

29 COBRA, Marcos. Marketing Básico. São Paulo: Atlas, p. 19 – 35. SANT´ANNA, Armando. Propaganda – teoria, técnica e prática. São Paulo: Thompson, p. 1 – 44.


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