A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fonte dos slides :Marketing: criando valor para os clientes Princípios de Marketing :Kotler & Armstrong Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fonte dos slides :Marketing: criando valor para os clientes Princípios de Marketing :Kotler & Armstrong Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não."— Transcrição da apresentação:

1 Fonte dos slides :Marketing: criando valor para os clientes Princípios de Marketing :Kotler & Armstrong Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado.

2 Propaganda

3

4

5 PROPAGANDA Para atingir um público desejado a empresa precisa criar uma MENSAGEM capaz de se comunicar com tal público. O comunicador tem de imaginar um apelo que seja capaz de produzir a resposta desejada. Há três tipos de apelo: RACIONAL : benefícios desejados EMOCIONAL: Emoções positivas ou negativas MORAL: aceitação de uma ideia como sendo a coisa certa ou moralmente adequada a fazer.

6 Etapas do desenvolvimento da comunicação 1.Identificar o público-alvo 2.Determinar os objetivos de comunicação 3.Elaboração da mensagem 4.Decidir sobre o mix de comunicação

7 Tipos de propaganda PROPAGANDA INFORMATIVA- usado para explicar que é o produto e como deve ser usado; Busca criar uma demanda primária. PROPAGANDA PERSUASIVA –buscar desenvolver demanda seletiva de produtos/ serviços; Será necessária a medida que a concorrência aumente PROPAGANDA COMPARATIVA – comparação com a marca do concorrente; Estabelece superioridade da marca. PROPAGANDA DE LEMBRANÇA- marcas consolidadas que criam anúncios com o objetivo de tê-los sempre na mente do consumidor.

8 INSTÂNCIAS DA COMUNICAÇÃO PURAS ARTES APLICADAS COMERCIAIS ADMINISTRAÇÃO EDUCAÇÃO JORNALISMO CATEQUESE PROPAGANDA PERSUASÃO EXPRESSÃO INFORMAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS Eu Outro

9 Tipos de propaganda A) Propaganda Informativa: É utilizada maciçamente no lançamento de um novo produto (CVP = Introdução), criando demanda primária. Exemplo: lançamento do Blu-ray (qualidade e uso). B) Propaganda Comparativa: É utilizada para estabelecer a superioridade de uma marca através da comparação (CVP = Crescimento). Exemplo: "OMO lava mais branco."

10 Tipos de propaganda C) Propaganda de Lembrança: É utilizada para manter o produto na mente do consumidor (CVP = Maturidade). Exemplo: Sempre Coca-Cola.

11 Exemplo de Propaganda persuasiva Na Holanda, no Dia Mundial do Animal, a Tequila/TBWA colou adesivos nas calçadas em frente a petshops e supermercados, que liberavam um aroma de ração. No caso, Pedigree.

12 Como administrar o processo de propaganda? OBJETIVOS: vendas ? Conhecimento do produto? ORÇAMENTO : quanto posso gastar? CRIAÇÃO DO ANÚNCIO : são slogans famosos ESTILOS DE EXECUÇÃO: cenas da vida real, estilos de vida, fantasia, musical, personagem –símbolo, comprovação científica, testemunho ou aval. VÉICULOS DE MÍDIA :TV, rádio,imprensa escrita (jornais e revistas), outdoor, internet e mala direta.

13 Mídias É a forma que a propaganda será abordada para o público-alvo. TIPOS Televisão- útil quando se deseja chamar a atenção para produtos simples e entender e comprados com massivamente Rádio- criação de dramaticidade com vozes,músicas e outros sons; Outdoor(propaganda ao ar livre)- é pode ser expresso por outdoor propriamente dito, banners, painéis luminosos, cartazes, busdoor, táxi, etc. Internet- anúncio em home pages ou banners em sites. Imprensa escrita- jornais e revistas. Mala direta- envio de catálogos com anúncio de produtos e enviado por correio.

14 ESTILOS DE MENSAGEM É o meio utilizado para despertar no consumidor sentimentos de desejo (estimular a compra), de exclusividade (diferenciar da concorrência) e de credibilidade (transmitir veracidade) em relação ao produto. Alguns estilos de mensagem: Cotidiano: demonstração de uso de produto em situações da vida diária. Exemplo: café-da-manhã. B) Estilo de vida: produto induz a um determinado estilo de vida. Exemplo: cigarros associados a riqueza.

15 C) Fantasia: cria uma áurea de magia em torno do produto. Exemplo: formiguinhas da PHILCO. D) Atmosfera: simula um ambiente tomado pelas características do produto. Exemplo: aroma do café ou sabor da pizza. E) Evidência científica: apresenta pesquisas que comprovam o melhor desempenho do produto em relação a concorrência. Exemplo: avaliações do INMETRO. F) Musical: mostra pessoas ou personagens cantando um canção sobre o produto. ESTILOS DE MENSAGEM

16 G) Personagem-símbolo: criação de um personagem que representa o produto. H) Conhecimento técnico: mostra a capacidade técnica da empresa na fabricação do produto. I) Comprovação científica: pesquisa demonstrando que uma marca é melhor ou mais apreciada que as outras. J) Testemunho ou aval: utilização de uma fonte de alta credibilidade para avaliar o produto. As empresas devem mesclar o uso de mídias e estilos de execução de mensagem a depender do público-alvo e o objetivo da propaganda.

17 Questões legais e éticas da propaganda A propaganda é regulamentada pelo órgão de defesa do consumidor –Lei 8.078/90. 1.Vigilância contra propaganda discriminatória; 2.Parcial ou enganosa; 3.Controle de propaganda contra crianças; 4.O CONAR(Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) é o órgão que zela pela comunicação comercial sob todas as formas.


Carregar ppt "Fonte dos slides :Marketing: criando valor para os clientes Princípios de Marketing :Kotler & Armstrong Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google