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AULA 11- LINGUAGEM PUBLICITÁRIA Profª Ana Paula Freitas.

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1 AULA 11- LINGUAGEM PUBLICITÁRIA Profª Ana Paula Freitas

2 O que é texto publicitário? É um texto que tem como objetivo promover um produto e estimular o interlocutor a consumi-lo. Situa-se no grupo dos gêneros argumentativos. É um texto que tem como objetivo promover um produto e estimular o interlocutor a consumi-lo. Situa-se no grupo dos gêneros argumentativos. São publicitários: os anúncios, as propagandas e as campanhas. São publicitários: os anúncios, as propagandas e as campanhas.

3 Características do texto publicitário Uso da função referencial (informativa); Uso da função referencial (informativa); Geralmente apresenta verbos no indicativo e no imperativo; Geralmente apresenta verbos no indicativo e no imperativo; Linguagem dialógica; Linguagem dialógica; Linguagem persuasiva, apelativa, direta e clara. Linguagem persuasiva, apelativa, direta e clara. Imagem como parâmetro. Imagem como parâmetro.

4 Órgãos divulgadores Jornais Jornais Revistas Revistas Outdoors Outdoors Internet Internet

5 Linguagem publicitária: Elementos verbais e não verbais; Elementos verbais e não verbais; Uso de slogans, às vezes, populariza um produto. (bordões); Uso de slogans, às vezes, populariza um produto. (bordões); Ex: Passa Gelol que passa; Ex: Passa Gelol que passa; Vem pra caixa você também; Vem pra caixa você também; Bom bril, mil e uma utilidades; Bom bril, mil e uma utilidades; Tomou doril a dor sumiu. Tomou doril a dor sumiu. Tom persuasivo e apelativo; Tom persuasivo e apelativo;

6 Tom persuasivo (trocadilho)

7 TROCADILHO

8 Qual a estratégia comunicativa?

9 Fatores considerados pela publicidade Psicológicos; Psicológicos; Sociais; Sociais; Econômicos; Econômicos; Efeitos retóricos: figuras de linguagem, técnicas argumentativas, mecanismos de persuasão, ambiguidades, neologismos etc Efeitos retóricos: figuras de linguagem, técnicas argumentativas, mecanismos de persuasão, ambiguidades, neologismos etc Efeitos icônicos (imagens simbólicas); Efeitos icônicos (imagens simbólicas);

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11 Anúncio e Propaganda: objetivam apresentar, de forma rápida, produtos, serviços, ideias ou informações Anúncio: notícia ou aviso pelo qual se dá qualquer coisa ao conhecimento público.

12 Propaganda Propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias. O vocábulo propaganda também é usado com sentido de publicidade já que pode promover a venda de produtos ou serviços. Propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias. O vocábulo propaganda também é usado com sentido de publicidade já que pode promover a venda de produtos ou serviços.

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