A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E Camilo Bonfim Trabalho de português ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B Tema:Elementos da comunicação e função da linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E Camilo Bonfim Trabalho de português ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B Tema:Elementos da comunicação e função da linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 E.E Camilo Bonfim Trabalho de português ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B Tema:Elementos da comunicação e função da linguagem

2 Funções da Linguagem O lingüista russo chamado Roman Jakobson caracterizou seis funções de linguagem, ligadas ao Função Referencial: também chamada de denotativa ou informativa, é quando o objetivo é passar uma informação objetivas e impessoal no texto. É valorizado o objeto ou a situação de que se trata a mensagem sem manifestações pessoais ou persuasivas. o da comunicação:

3 Função referencial (ou denotativa) É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa do singular. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal, no campo do referente e das notícias de jornal e livros científicos.

4 . Função emotiva (ou expressiva) É aquela centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a primeira pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. Primeira pessoa do singular (eu), Emoções, Interjeições; Exclamações; Blog; Autobiografia; Cartas de amor...

5 Veja a figura

6 Função apelativa (ou conativa) É aquela que centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além de vocativos e imperativos. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Segunda pessoa do singular, Imperativo; Figuras de linguagem, Discursos políticos, Sermões, Promoção em pontos de venda - Propaganda.

7 Veja a imagem

8 Função Fática É aquela centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares. Interjeições, Lugar comum, Saudações, Comentários sobre o clima.

9 Veja a figura

10 Função poética É aquela centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas. Subjetividade,Figuras de linguagem, Brincadeiras com o código, Poesia, Letras de música.

11 Função metalingüística É aquela centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem. Referência ao próprio código, Poesia sobre poesia, Propaganda sobre propaganda, Dicionário.

12

13 Elementos em comunicação Num sistema de comunicação encontramos presentes os seguintes componentes: emissor ou fonte, mensagem, canal, receptor, feedback ou relação. Iremos seguidamente debruçarmo-nos sobre cada um deles e analisar a sua inter relação.

14

15 Emissor ou fonte É o indivíduo, ou grupo de pessoas, ou organização com idéias, intenções, necessidades, informações, enfim, com uma razão Mensagem Na comunicação humana a mensagem existe em forma física: há a tradução de idéias, intenções e objetivo num código. O emissor utiliza uma combinação de signos e símbolos para expressar a sua intenção comunicativa.o para se empenhar na comunicação.

16 Canal É o condutor da mensagem, o meio que permite a circulação da informação enviada pelo emissor Receptor É o alvo da comunicação. É o indivíduo ou audiência que recebe e descodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem não atingir o receptor, de nada serviu enviá-la


Carregar ppt "E.E Camilo Bonfim Trabalho de português ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B Tema:Elementos da comunicação e função da linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google