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A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Profa. Francielle Felipe
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Análise da mensagem publicitária
O anúncio é uma mensagem que visa exercer ação psicológica sobre receptores para conseguir deles uma mudança comportamental em relação ao objeto oferecido: uma idéia, ou um serviço.
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A eficácia de qualquer anúncio depende da composição de três fatores:
Ao mercado receptor Aos veículos de comunicação Ao produto A propaganda aumenta em sua eficiência, adaptando-se ao mercado e transformando-se conforme a evolução da sociedade consumidora, como também da mídia e dos produtos. (MARTINS, 2000)
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A análise semiótica da mensagem tem por finalidade saber:
Qual é o processo usado para dar sentido aos elementos que compõem a mensagem? Como é produzido o sentido? Como é possível significar através dos signos?
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Imagem e elementos lingüísticos – de onde vem a significação?
Elementos linguísticos Imagem pura Imagem como um todo Arranjo ou composição Função publicitária ideológica Simbolismo icônico Mensagem linguística, icônica codificada ou denotada e mensagem não codificada.
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As leituras das mensagens – A Primeira Leitura
Considera a mensagem do anúncio sob dois aspectos: Substância lingüística ou suporte verbal (denotação); Substância objetiva e inteligível da imagem (analogia, representação).
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As leituras das mensagens – A Segunda Leitura
Simbólica, cultural ou conotada, capta e interpreta sentidos isolados da linguagem, vai buscá-los, portanto, em códigos culturais fora dos elementos da mensagem. (MARTINS, 2000)
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As leituras das mensagens – A Terceira Leitura
Essencialidade do produto ou serviço; Compreensão através de suas características, motivações e efeitos esperados.
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As leituras das mensagens – A Quarta Leitura
Deslocada Esta leitura separa o significante do significado da mensagem e atém-se exclusivamente aos valores decorrentes de impressões auditivas, fônicas, visuais ou semânticas que acontecem na mente do receptor e têm qualquer relação com qualidades ou funções do produto.
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título: Mude sua embalagem. MID adoçante agora em sticks
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Linguagem e Expressividade
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Linguagem X Publicidade
Para conquistar o consumidor, o texto publicitário apela para o desejo e a fantasia das pessoas. A linguagem da publicidade usa ambigüidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido.
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Linguagem X Publicidade
Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas. O uso dos recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos. A publicidade deve divertir, motivar, seduzir, fazer sonhar, excitar ou entusiasmar.
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Estimula-se a vontade criadora do redator
pelo conhecimento de técnicas e recursos lingüísticos Instrumentos que tornam a linguagem mais expressiva
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Para haver expressividade precisa-se:
Elemento perceptivo (o que se percebe pela audição ou visão) Evocação de associações (ou sensações que se quer transmitir, por ex. mais emoção, mais ritmo)
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A expressividade pode manifestar-se por:
Formas fônicas (uso intencional de significantes sonoros expressivos) como:
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Aliterações
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Encontros vocálicos e consonantais
Alternâncias fônicas Rima Ritmo fônico Consonâncias
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Recursos sintáticos, pelo uso original
Regências, concordâncias, mudanças na ordem dos termos Simbolismos semânticos Figuras de palavras: metáforas, metonímias Figuras de pensamento: antíteses, ironia, hipérbole, eufemismo
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Pontuação (uso exagerado de sinais de exclamação, interrogação, de reticências)
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Sinestesias – relações sensoriais na percepção de sentidos diferentes.
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Linguagem imperativa “Pense, fale, compre, beba Leia, vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste e viva Pense, fale, compre, beba Leia, vote, não se esqueça Use, seja, ouça, diga...” Pitty (Admirável chip novo)
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Estratégia mercadológica Argumentação criativa
O texto faz uma ponte formal entre a Estratégia mercadológica e Argumentação criativa
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Conhecer as técnicas e os recursos lingüísticos
Promove a expressividade da linguagem Tornando-a mais eficaz e com mais poder informativo
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Expressividade: Ato de representar ou comunicar por meio de formas lingüísticas impressões subjetivas, pensamentos, emoções e intenções
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