A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. RENATO MENEZES Processo de Comunicação. Processo da comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. RENATO MENEZES Processo de Comunicação. Processo da comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. RENATO MENEZES Processo de Comunicação

2 Processo da comunicação

3 Processo da Comunicação EMISSOR codificação RECEPTOR decodificação canal mensagem

4 Processo de comunicação

5 Elementos do Processo de Comunicação Emissor: A fonte da informação. É a parte que codifica e envia a mensagem para o receptor. Mensagem: A informação a ser passada. Pode ser verbal ou não verbal. Canal: Meio pelo qual a mensagem é enviada pelo emissor ao receptor. Receptor: A parte que recebe e decodifica a informação.

6 Processo de Comunicação Codificação: é feita pelo emissor. Ou seja, a parte que envia a mensagem escolhe um determinado código (verbal ou não verbal) para dar forma à mensagem desejada. Decodificação: é feita pelo receptor. É o ato de cruzar o código da mensagem enviada com o repertório do receptor para compreender a mensagem.

7 Mensagem São produtos do pensamento comunicados por meio de um sistema semiótico chamado LINGUAGEM e que se expressam por enunciados. Linguagem: Língua + Fala Língua: código – recobre a parte social da linguagem; passiva; não é absolutamente um ato Fala: recobre a fala individual da linguagem; dinâmica, ativa, operacional

8 Exemplos de códigos Língua portuguesa, língua inglesa, etc. Libras (Língua Brasileira por Sinais). Demais gestos e expressões.

9 Meio ou Veículo? Meio: é utilizado para a transmissão da mensagem, podendo contar com aparato tecnológico. Veículo: é a empressa, emissora ou entidade que faz uso de um determinado meio.

10 Meio x Veículo Um mesmo veículo pode utilizar diversos meios diferentes para se comunicar: Rede Globo: TV, Rádio, Jornal, Internet.

11 Canais / Meios Meios impressos: jornais, revistas, cartas, cartazes. Meios audiovisuais:TV, Cinema, etc. Auditivos: Fala. Mídias digitais: Internet, celulares, aparelhos eletrônicos, etc.

12 Diferenças entre os meios Aspectos a serem considerados: Abrangência Público-alvo Objetivos da mensagem

13 Diferenças entre os principais meios TV: grande abrangência, forte poder de penetração na população. Utilizado para mensagens que precisam atingir um grande público. Jornal: menor abrangência, possui caráter documental para pesquisa posterior. Tem grande credibilidade. Rádio: abrangência mediana, porém de muita agilidade. Internet: ágil, abrangência relativa.

14 Mídias As mídias começam a utilizar suportes de outras Rádio Web TV WEB Câmeras fotográficas digitais Cinema na Internet TV digital interativa

15 Ruídos no processo comunicaivo

16 Ruído é tudo aquilo que afeta a transmissão da informação. Não é sinônimo de barulho. Pode interferir em qualquer um dos elementos do processo comunicativo. Leva a um endimento errado da mensagem.

17 Ruídos no processo comunicaivo

18 Ruídos

19 Ruído é tudo aquilo que afeta a transmissão da informação

20 Dentro do processo comunicativo, ruído não é sinônimo de barulho

21 ESTABELECIMENTO LOCALIZADO NA ESTRADA LINS-GUAIÇARA Momentos especiais precisam de lugares especiais

22 A que tipo de estabelecimento refere-se o anúncio? Motel? Salão de festas.

23 PLANO DE SAÚDE RELATIVO Na vida tudo é relativo, inclusive a sua saúde.

24 Sua saúde é relativa?

25 Sua saúde pode ser essencial, primordial, mas não relativa.

26

27

28 Processo de Comunicação

29 Modificações das técnicas de comunicação Inovações tecnológicas Surgimento de novas mídias Novas formas de se comunicar


Carregar ppt "PROF. RENATO MENEZES Processo de Comunicação. Processo da comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google