A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos do Jornalismo On-line Que jornalismo é este?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos do Jornalismo On-line Que jornalismo é este?"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos do Jornalismo On-line Que jornalismo é este?

2 Jornalismo eletrônico Ciberjornalismo Webjornalismo Jornalismo digital Jornalismo On-line

3 Por que Digital ? Produção, transmissão, recepção Digital? Meios, veículos e formatos. – Newsletters –Rádios, TV on-line, streaming e podcasts –Blogs, revistas e jornais on-line. Internet como meio, ambiente comunicacional, incubadora de meios...

4 Por que Jornalismo Digital ? Digitalização das informações –Tradução digital –Múltiplas Texturas (mídias) –Independência das plataformas Convergência independência do suporte

5 Informação + Software Conteúdo Digital é Conteúdo + software –Publicação em Bancos de dados –Acesso, busca, processamento, arquivamento –Memória e atualização contínua –Interatividade (acionamento)

6 Por que Dinâmico? Digitalização traz o conteúdo dinâmico –Atualizável –Móvel (animado) –Acionável (interativo)

7 Como identificar este jornalismo? O que não fica impresso? –Os elementos dinâmicos (os que se movem e os que se modificam) –Acesso a outros blocos de informação.

8 Como identificar ? O que une todas estas diferentes opções de publicação? O documento hipertextual.

9 Características do Jornalismo On-line

10 1 - Hipertextualidade Construção modular. Links internos, externos, documentação, fontes, leia mais etc. Diversas possibilidades de entrada e trajeto. Mecanismos de busca Ligações para áudio, vídeo, galerias de fotos, etc.

11 2 - Multimídia Emissão, link para o emissor e disponibilização para download. Questões de Direitos Autorais. Especialização versus acúmulo de funções.

12 3 - Interatividade Imprevisibilidade da navegação e estruturação do conteúdo. Feedback: –índices automáticos; –Comentários; –contatos com o profissional. Jornalismo Participativo

13 4 - Personalização Navegação individual x leitura linear. –Planejamento - Projeção de perfis e segmentos de público. –Ferramentas automáticas. Perigo do Daily Me.

14 5 – Atualização Contínua Tempo real Periodicidade e fechamento da edição. A promessa: Annotative Reporting. A realidade: News Flash. Potencial para a tessitura hipertextual.

15 6 – Memória Viva Automatização das coberturas. Potencial para as coberturas de longo prazo. Onde termina a cobertura e começa o arquivo? Potencial versus rotinas produtivas.

16 Competências exigidas

17 Uma boa notícia na web ? 1.Parte de uma rede hipertextual de blocos de informação, 2.interativa, 3.em diversas mídias, 4.atualizada continuamente, 5.unindo desenvolvimentos atuais a, elementos de arquivo, 6.segundo as escolhas do usuário.

18 O que é comunicar bem on-line? 1.Compreender (e utilizar) os potenciais do meio e do formato adotado. 2.Compreender a relação estabelecida com o público e as necessidade e exigências deste. 3.Dominar o código de construção das mensagens.

19 O que é a boa notícia on-line? 1.Produzindo uma rede hipertextual coerente, 2.interativa de verdade, 3.registrando e considerando as escolhas do usuário, 4.utilizando a mídia mais adequada a cada conteúdo, 5.atualizando continuamente o conteúdo e, ao mesmo tempo, 6.incorporando a memória na prática cotidiana de produção.

20 Como aprender? 1.Analisando os bons e maus exemplos do jornalismo on-line no Brasil e no mundo 2.Mantendo um blog pessoal de conteúdo livre. 3.Aprendendo a encontrar e selecionar fatos e fontes jornalísticas, utilizando as ferramentas on-line. 4.Produzindo textos jornalísticos produzidos especificamente para a web. 5.Participando das discussões sobre as pautas mais promissoras, métodos e estratégias de trabalho. 6.Produzindo e incorporando conteúdo em várias mídias.


Carregar ppt "Elementos do Jornalismo On-line Que jornalismo é este?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google