A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WEB 2.0, E-LEARNING 2.0, EAD 2.0 PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WEB 2.0, E-LEARNING 2.0, EAD 2.0 PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?"— Transcrição da apresentação:

1 WEB 2.0, E-LEARNING 2.0, EAD 2.0 PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

2 Ponto de partida Crescimento contínuo da EaD Predomínio do material escrito: 86% E-learning: 56% Crescimento de domicílios e pessoas conectadas à internet. Internet na EaD veio para ficar e a web 2.0 está aí, batendo à porta.

3 O que é web 2.0 Conferência web Tim OReilly Definições e limitações não são consensuais

4 O que é web 2.0 Desenvolvimentos tecnológicos + Nova atitude = web 2.0 ( participação, efeito-rede, utilização da inteligência coletiva, remixagem)

5 Serviços variados + Diferentes dispositivos = Internet ubíqua O que é web 2.0

6 Usuário x autor. Usuário deixa de ser recipiente e passa a ser autor. Local x remoto. Fronteiras entre processamento/armazenamento local e remoto de dados deixam de existir Privado x público. O privado torna-se cada vez mais público (Michael Kerres) Características Web 2.0

7 Software. Aplicativos não são produtos, mas serviço (versão beta permanente, quanto mais usuários, melhor o serviço). Dados. São disponibilizados e podem ser reutilizados Conteúdos. Criados e mantidos por usuários individuais e comunidades (matéria-prima para remixagem, taxonomia x folksonomia). Software social. Interação, feedback e trabalho em rede. Implicações da Web 2.0

8 Tendências e possibilidades para a EaD

9 Anotações de aula, produção de textos, apresentação e discussão de projetos, divulgação e cobertura de eventos, análise de obras literárias, reflexão sobre temas específicos. Blogs: Espaço para debate, construção de conhecimentos e criação de redes sociais.

10 Wiki: criação e edição conjunta de conteúdos. Aplicações: Elaboração conjunta de textos, documentação e realização de trabalhos e projetos, relatórios, preparação de materiais didáticos. Desenvolvimento da reflexão e da autonomia, Trabalho cooperativo e desenvolvimento de redes sociais.

11 Podcast: Programa personalizado de rádio Aplicações: Docente: disponibilizar partes de aula, explicações teóricas, comentários, mensagens. Estudante: criação de forma individual ou conjunta Possibilidade de download e uso em mp3-player

12 O predomínio do Moodle Interface agradável e intuitiva. Fácil adição e edição de recursos Comunidade de desenvolvedores Comunidade de usuários e tradutores Quanto mais usuários, melhor o serviço?

13 Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE) Importância do indivíduo na organização do aprendizado. Aprendizado acontece em diferentes contextos e situações Aprendizado não é proporcionado por um único provedor. PLE é um conceito, e não um sistema: aluno configura seu próprio ambiente de estudo. Problemas: conhecimento e configurações, questões curriculares

14 EaD e Tecnologias sempre andaram juntas Considerar web 2.0 e nativos digitais Tecnologia = ferramenta Planejamento dos cenários pedagógicos Conteúdo e apoio Sincronia x assincronia Socialização e participação coletiva precisam ser motivadas É preciso criar redes de aprendizagem Estudante como produtor de material didático. Questões para a EaD

15 Como selecionar serviços e conteúdos relevantes? Elite bem-informada x multidão que é a última a saber. Qualidade na produção de material x participação de estudantes Como harmonizar materiais institucionais com construção conjunta? Como combinar aprendizado informal com exigências curriculares? Remixagem = versão tolerada do copiar e colar? Questões para a EaD

16


Carregar ppt "WEB 2.0, E-LEARNING 2.0, EAD 2.0 PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google