Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
WEB 2.0, E-LEARNING 2.0, EAD 2.0 PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
2
Ponto de partida Crescimento contínuo da EaD
Predomínio do material escrito: 86% E-learning: 56% Crescimento de domicílios e pessoas conectadas à internet. Internet na EaD veio para ficar e a web 2.0 está aí, batendo à porta.
3
O que é web 2.0 Conferência web 2.0 - 2004 Tim O’Reilly - 2005
Definições e limitações não são consensuais
4
Desenvolvimentos tecnológicos
O que é web 2.0 Desenvolvimentos tecnológicos + Nova atitude = web 2.0 (participação, efeito-rede, utilização da inteligência coletiva, remixagem)
5
Diferentes dispositivos
O que é web 2.0 Serviços variados + Diferentes dispositivos = Internet ubíqua
6
Características Web 2.0 Usuário x autor. Usuário deixa de ser recipiente e passa a ser autor. Local x remoto. Fronteiras entre processamento/armazenamento local e remoto de dados deixam de existir Privado x público. O privado torna-se cada vez mais público (Michael Kerres)
7
Implicações da Web 2.0 Software. Aplicativos não são produtos, mas serviço (“versão beta permanente”, “quanto mais usuários, melhor o serviço”). Dados. São disponibilizados e podem ser reutilizados Conteúdos. Criados e mantidos por usuários individuais e comunidades (matéria-prima para remixagem, taxonomia x folksonomia). Software social. Interação, feedback e trabalho em rede.
8
Tendências e possibilidades para a EaD
9
Blogs: Espaço para debate, construção de conhecimentos e criação de redes sociais.
Anotações de aula, produção de textos, apresentação e discussão de projetos, divulgação e cobertura de eventos, análise de obras literárias, reflexão sobre temas específicos.
10
Wiki: criação e edição conjunta de conteúdos.
Desenvolvimento da reflexão e da autonomia, Trabalho cooperativo e desenvolvimento de redes sociais. Aplicações: Elaboração conjunta de textos, documentação e realização de trabalhos e projetos, relatórios, preparação de materiais didáticos.
11
Podcast: Programa personalizado de rádio
Possibilidade de download e uso em mp3-player Aplicações: Docente: disponibilizar partes de aula, explicações teóricas, comentários, mensagens. Estudante: criação de forma individual ou conjunta
12
O predomínio do Moodle Interface agradável e intuitiva.
Fácil adição e edição de recursos Comunidade de desenvolvedores Comunidade de usuários e tradutores “Quanto mais usuários, melhor o serviço?”
13
Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment - PLE)
Importância do indivíduo na organização do aprendizado. Aprendizado acontece em diferentes contextos e situações Aprendizado não é proporcionado por um único provedor. PLE é um conceito, e não um sistema: aluno configura seu próprio ambiente de estudo. Problemas: conhecimento e configurações, questões curriculares
14
Questões para a EaD EaD e Tecnologias sempre andaram juntas
Considerar web 2.0 e “nativos digitais” Tecnologia = ferramenta Planejamento dos cenários pedagógicos Conteúdo e apoio Sincronia x assincronia Socialização e participação coletiva precisam ser motivadas É preciso criar redes de aprendizagem Estudante como produtor de material didático.
15
Questões para a EaD Como selecionar serviços e conteúdos relevantes?
“Elite bem-informada” x “multidão que é a última a saber”. Qualidade na produção de material x participação de estudantes Como harmonizar materiais institucionais com construção conjunta? Como combinar aprendizado informal com exigências curriculares? Remixagem = versão tolerada do copiar e colar?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.