A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Estabelecendo um padrão de qualidade para o processo de ensino aprendizagem

2 Introdução A presente aula pretende ser um instrumento de reflexão sobre o modelo de Avaliação que se pretende em Educação à Distância. Apresenta seu diferencial como conceitos, técnicas, componentes e ferramentas, além de apresentar a norma legal que o legitima.

3 Objetivos Geral Reconhecer a Educação à Distância como uma política pública de educação inserida numa proposta de inclusão social e diminuição das desigualdades sociais, bem como situar o modelo de avaliação em EaD como um instrumento de padrão de qualidade para o processo ensino aprendizagem.

4 Objetivos Específicos:
Oferecer conhecimento sobre a Avaliação em EaD; Desenvolver habilidades em processos avaliativos em EaD; Confrontar o modelo tradicional de avaliação com a proposta metodológica de colocar o aluno com o centro do processo ensino aprendizagem.

5 Avaliação: Conceitos e Técnicas
Segundo o entendimento desta autora Avaliação é um método de controle utilizado nas várias etapas de um projeto que pode ser desde pessoal a profissional. Serve para mensurar a utilização das metodologias e materiais, verificar o cronograma, estabelecer tempos pedagógicos para levantamento de resultados, revisão de metodologia e estabelecer condições de avançar no processo, incrementando a atividade ou simplesmente seguindo o pré estabelecido.

6 Possui um caráter julgador que não pode ser entendido negativamente, mas no sentido de discernir as etapas e as formas de se chegar ao objetivo estabelecido no projeto e no processo juntamente com as metas, verificando possibilidades. Por fim, deve ser um processo agregador, pois que não é constituído unilateralmente, mas de forma multifacetada, onde deve haver equilíbrio entre as partes para alcançar o objetivo comum. Pressuposto: considerar a teoria e os instrumentais que auxiliam a identificar se os objetivos educacionais foram alcançados.

7 Ingredientes da Avaliação em EaD: O aluno é o centro do processo educacional em EaD.
Projeto Político Pedagógico claro; Objetivos claros; Instrumental teórico – metodológico; Ferramentas de avaliação; Vinculação entre a teoria e a prática. Forma de Mediação no processo ensino aprendizagem; Feedback.

8 Avaliação Mediadora Proposta por Jussara Hoffmann agregando conceitos teóricos de vários autores: Paulo Freire, Ralph Tyler e Jean Piaget, acredita que pode contribuir na formulação de práticas avaliativas que levem em consideração as especificidades da EaD. Processo avaliativo constante através de ferramentas previamente estipuladas e construídas para oferecer suporte no processo ensino aprendizagem.

9 Quebrando um tabu Decreto 6303/2007 (Brasil, p.1,2007) regulamenta que a oferta de ensino à distância no Brasil deve garantir atividades presenciais obrigatórias como: avaliação, estágios, defesa de trabalhos ou prática em laboratório, as quais devem ser realizadas na sede da instituição ou nos pólos de apoio presencial, devidamente credenciados.

10 Ferramentas de Avaliação em EaD
Glossário: atividade lúdica de construção coletiva em que a expressão do conhecimento adquirido torna-se compartilhado e objeto de ampliação e socialização do mesmo; Chat: atividade síncrona que necessita de prévia programação e engajamento. Os diálogos são estimulados e mediados por um coordenador e a participação conjunta ajuda a fixar conhecimentos, tirar dúvidas sendo também um momento de expressão, visto que as idéias são expostas a um determinado grupo.

11 Diálogo: Diferentemente do fórum é um espaço privativo para duas pessoas compartilharem conhecimento, dúvidas, etc. Diário: Ferramenta que estimula a própria reflexão sobre o processo ensino aprendizagem do aluno. Fórum: espaço coletivo de construção de conhecimento, também mediado por um coordenador, mas de forma assíncrona. Tarefa: oportunidade de revisitar o referencial teórico e apresentar o conhecimento de forma sistematizada com prazo preestabelecido.

12 Questionário: é uma ferramenta prática, que pode ser utilizada em vários momentos e pode ser empregada em abordagens diagnóstica e formativa. Exemplo disso são os quiz. Wiki: ferramenta de construção coletiva de textos em que o que é publicado pode ser alterado e avaliado de forma múltipla. Também exige planejamento e regras claras pré – estabelecidas.

13 Concluindo: Em Educação à Distância, o processo de avaliação é contínuo e faz parte de um todo (um projeto) que tem como objetivo principal propiciar ao aluno através do estímulo à autonomia e de um suporte didático– pedagógica adequado, a gestão do conhecimento, gestão do tempo, construção coletiva, gestão de relacionamentos e qualidade de ensino.

14 Atividade Avaliativa Proposta:
Realizar um fórum sobre o tema Avaliação em EaD; Participar de um chat; Postar um relatório sobre o tema no portal.


Carregar ppt "Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google