A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Mediadora. Chegamos à última aula. Aqui você estudará mais um importante assunto: avaliação. Vamos lá.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Mediadora. Chegamos à última aula. Aqui você estudará mais um importante assunto: avaliação. Vamos lá."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Mediadora

2 Chegamos à última aula.

3 Aqui você estudará mais um importante assunto: avaliação. Vamos lá.

4 Avaliação Mediadora

5 Bem, aplicada a Educação a Distância, a figura do tutor passa a ser a de um orientador de aprendizagem do aluno que, frequentemente, necessita do docente ou de um orientador. Avaliação Mediadora Interessante, não é mesmo?

6 Tanto na educação presencial quanto na educação a distância, muitos são os fatores que dificultam a superação da prática de avaliação tradicional, a qual já é tão criticada. Dentre esses fatores destaca-se a crença dos educadores na avaliação classificatória, ou seja, muitos deles defendem a mesma como sendo a garantia de um ensino de qualidade. Avaliação Mediadora

7 No ponto de vista da avaliação tradicional, a classificação do aluno acontece por meio do processo corretivo, portanto o conhecimento é mensurado de acordo com a quantidade de acertos e erros obtidos em uma determinada atividade. Onde, ao término de um período, atribui-se médias finais aos alunos, classificando-os em aprovados ou reprovados.

8 Já numa perspectiva de avaliação mediadora, a subjetividade não é considerada como um problema, mas como um elemento que pode ser trabalhado de forma positiva dentro do processo de aprendizagem. Pois se cada atividade, ou opinião registrada pelo aluno no fórum, por exemplo, for considerada como sendo uma forma de o mesmo expressar o que realmente aprendeu, esse processo poderá transformar-se em uma grande corrente de aprendizagem, na qual cada tarefa é vista como mais um elo e não como um momento terminal. Dessa forma, o tutor poderá debater com os alunos os erros cometidos por eles e expor também as suas dúvidas quanto à interpretação dos mesmos, fazendo com que esse processo se torne um diálogo em que, tanto professor quanto aluno, possam expressar suas opiniões, para assim buscarem aprimorar seus conhecimentos por meio da interação. Para Hoffmann (2003), é fundamental que o tutor utilize a avaliação durante todo o processo de ensino-aprendizagem, observando como o aluno está apreendendo o conhecimento, que dificuldades enfrenta, que reformulações em seu método de ensino devem ser feitas, etc. Ou seja, a avaliação passa a ser um instrumento de regulação da aprendizagem.

9 Com base nessas considerações, o que você pode concluir sobre a avaliação na Educação a Distância?

10 Como Avaliar na EAD

11 Com suas explicações, pude perceber que na educação a distância é praticamente impossível avaliar o aluno somente por meio de provas, ou trabalhos, visto que essa modalidade acontece em horários e realidades totalmente diversos.

12 Por isso é necessário também avaliá-lo de acordo com a sua participação e interação, sejam elas nos fóruns, chats, grupos de discussões ou quaisquer que sejam as ferramentas utilizadas. Ou seja, o acompanhamento do processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas atividades, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber. Se o tutor valorizar efetivamente toda a produção do aluno, partindo de suas ideias ou dificuldades para o planejamento de novas ações educativas, estará naturalmente tornando-o participante do processo. Em vez de atribuir a pontuação tradicional por intermédio do certo ou errado, o tutor deve fazer comentários sobre as atividades dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes a oportunidade de descobrir melhores soluções. Como Avaliar na EAD

13 O que importa não é alcançar notas altas e obter os primeiros lugares, e sim a formação no sentido de um indivíduo capaz de descobrir alternativas para enfrentar o mundo atual e resolver de forma autônoma seus próprios problemas. A perspectiva de avaliação mediadora pretende, essencialmente, opor-se ao modelo do transmitir-verificar-registrar e evoluir no sentido de uma ação reflexiva e desafiadora do educador em termos de contribuir, elucidar, favorecer a troca de ideias entre e com seus alunos, num movimento de superação do saber, transmitido a uma produção de saber enriquecido, construído a partir da compreensão dos fenômenos estudados. Como Avaliar na EAD

14 Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias e reorganizando-as. Portanto, a avaliação só será eficiente e eficaz quando esta ocorrer de forma interativa entre professor e aluno, em que ambos caminham na mesma direção, em busca dos mesmos objetivos.

15 Muito bem! Você concluiu a última aula do módulo de formação de tutores.

16 Seja você um ótimo tutor. Até a próxima!


Carregar ppt "Avaliação Mediadora. Chegamos à última aula. Aqui você estudará mais um importante assunto: avaliação. Vamos lá."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google