A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de Avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de Avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Avaliação

2 Na aula anterior, você estudou sobre o perfil do aluno que estuda à distância. Agora, estamos na última aula deste módulo e você estudará o processo de avaliação. Boa aula!

3 Processo de Avaliação

4 Processo de Avaliação Você sabia que um dos maiores desafios, tanto na educação presencial como na EaD é estabelecer metodologias de avaliação que envolvam todo o processo de ensino-aprendizagem de forma sistemática, contínua e abrangente? Conforme Souza (1999), o meio mais comum de avaliação do aprendizado, a prova, geralmente, não é suficiente para atestar os conhecimentos do aluno, pois se prende a um único resultado do processo.

5 Processo de Avaliação É necessário romper com as avaliações tradicionais, classificatórias, que listam erros e acertos, com o pretenso enfoque de serem “objetivas” – embora tal enfoque contribua para agregar informações preciosas que permitirão ajustar estratégias. Esse tipo de avaliação pode camuflar o verdadeiro conhecimento do aluno. Um processo de avaliação mediadora incorpora a subjetividade como um elemento coparticipante na educação. O registro das atividades, a participação dos alunos, suas sugestões e críticas, os comentários em fóruns, chats, listas de discussão ou s; os trabalhos realizados – tudo isso funciona como parâmetro mediador para avaliar os alunos na sua integralidade. Portanto, a avaliação precisa ser realizada a partir de um diálogo em que professor e aluno interagem.

6 Processo de Avaliação Lembre-se: Assim como a educação é contínua por toda vida, o processo de avaliação também deve ser contínuo. Nesse contexto, é preciso definir o método de avaliação (o que será avaliado), os objetivos instrucionais (o que o aluno precisa apreender) e a melhor forma de acompanhamento desse aluno (tutoria). Portanto, com o intuito de auxiliar o aluno a tornar-se mais autônomo, crítico, responsável, compreendendo seu desenvolvimento pessoal, os instrumentos da avaliação, associados a uma autoavaliação devem buscar uma avaliação formativa (HADJI, 2001).

7 Hum este assunto está muito bom, não é mesmo. Ainda tem mais
Hum este assunto está muito bom, não é mesmo? Ainda tem mais! Veja agora alguns dos principais objetivos da avaliação.

8 Objetivos da Avaliação

9 Objetivos da Avaliação
Você é aluno e sabe que raramente algum aluno gosta de ser avaliado. Os professores também questionam o valor das avaliações.

10 Com tantos objetivos, é claro que dá para perceber que não existe somente um tipo de avaliação, mas vários. São esses processos avaliativos que você conhecerá a seguir.

11 Tipos de Avaliação

12 Tipos de avaliação Cada momento ou objetivo exige um tipo de avaliação. Conheça algumas das formas de avaliação mais conhecidas. Avaliação diagnóstica – tem o objetivo de verificar se o aluno possui determinadas habilidades básicas, bem como identificar se os objetivos de um curso já foram dominados pelo aluno, agrupa os alunos conforme suas características e verifica e encaminha alunos a estratégias de programas alternativos de ensino.

13 Tipos de avaliação Avaliação somativa – objetiva “somar” os valores atribuídos às diversas atividades, inserindo esse resultado ao final de uma disciplina.

14 Tipos de avaliação Avaliação formativa – ocorre de forma contínua e dialógica ao longo do processo de aprendizagem, tornando possível observar, compreender e analisar o desempenho do aluno. Consiste em uma prática educativa interativa, flexível e contextualizada. Suas principais finalidades são: conhecer melhor o aluno, constatar o que está sendo aprendido, adequar a metodologia de ensino se necessário e julgar globalmente o processo de aprendizagem.

15 Agora que você terminou seus estudos, não se esqueça de realizar as atividades propostas para este curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Vá em frente!


Carregar ppt "Processo de Avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google