A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO."— Transcrição da apresentação:

1 PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

2 PROBLEMAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

3 ...os processos de ensinar e aprender na educação a distância não ocorrem de forma simultânea...;...as propostas de ensino na modalidade são mediatizadas através de materiais.

4 Ausência de uma relação face a face entre docentes e alunos. Ausência de uma relação face a face entre docentes e alunos.

5 Transferência da informação / conhecimento. Transferência da informação / conhecimento.

6 Facilitar a construção do conhecimento pelo aluno. Facilitar a construção do conhecimento pelo aluno.

7 Como transmitir o modo de pensamento do professor? Como transmitir o modo de pensamento do professor?

8 Como transmitir a estrutura da disciplina? Como transmitir a estrutura da disciplina?

9 Desenvolver materiais auto- suficientes ou boas propostas de ensino? Desenvolver materiais auto- suficientes ou boas propostas de ensino?

10 Atualizações constantes; renovação das tecnologias. Atualizações constantes; renovação das tecnologias.

11 O material torna o processo rígido, cristalizado, petrificando o conhecimento. O material torna o processo rígido, cristalizado, petrificando o conhecimento.

12 Má proposta de seleção bibliográfica. Má proposta de seleção bibliográfica.

13 Recebimento imediato de dúvidas, perguntas e preocupações. Recebimento imediato de dúvidas, perguntas e preocupações.

14 Limitação do uso de várias formas e alternativas de explicação pelo professor/mediador. Limitação do uso de várias formas e alternativas de explicação pelo professor/mediador.

15 Definir estratégia errada em relação ao estilo de aprendizagem. Definir estratégia errada em relação ao estilo de aprendizagem.

16 Adequação da linguagem. Adequação da linguagem.

17 Confusão entre texto/material para educação a distância com artigo científico. Confusão entre texto/material para educação a distância com artigo científico.

18 Falta de interdisciplinaridade. Falta de interdisciplinaridade.

19 Erro na administração do tempo; tempo x material x aprendizado x atividades extras. Erro na administração do tempo; tempo x material x aprendizado x atividades extras. Tempo em hora/aula? Tempo em hora/aula?

20 Dificuldade em interpretação de textos, principalmente materiais impressos. Dificuldade em interpretação de textos, principalmente materiais impressos.

21 Organização do texto; Organização do texto; Hierarquia / progressão temática; Hierarquia / progressão temática; Diferenciação entre idéias principais e idéias acessórias; Diferenciação entre idéias principais e idéias acessórias; Fugir de objetivos; Fugir de objetivos; Falta de determinação de objetivos; Falta de determinação de objetivos;

22 DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

23 O trabalho inicia antes mesmo do desenvolvimento do material didático, pois é necessário definir: a proposta como um todo; a proposta como um todo; O público-alvo; O público-alvo; Os objetivos e importância do curso; Os objetivos e importância do curso; A seleção dos núcleos temáticos; A seleção dos núcleos temáticos; O conteúdo; O conteúdo;

24 As mídias a serem utilizadas; As mídias a serem utilizadas; Análise financeira; Análise financeira; A viabilidade comercial; A viabilidade comercial; As estratégias de diferenciação; As estratégias de diferenciação; Os mecanismos que garantam o processo de ensino-aprendizagem; Os mecanismos que garantam o processo de ensino-aprendizagem; O que deve ser definido antes da produção do material didático.

25 Testar materiais produzidos; Testar materiais produzidos; Testar mídias; Testar mídias; Testar tecnologias; Testar tecnologias; Verificar ajustes e atualização dos materiais. Verificar ajustes e atualização dos materiais. O que deve ser definido antes da produção do material didático.

26 Dicas: Hierarquizar e ordenar conteúdos facilita a compreensão e construção dos conceitos; Hierarquizar e ordenar conteúdos facilita a compreensão e construção dos conceitos; Oferecer chaves de leitura; Oferecer chaves de leitura; Organização; Organização; Simplificação da sintaxe e do vocabulário; Simplificação da sintaxe e do vocabulário;

27 Dicas: Usar conectores; Usar conectores; Atividades que auxiliem o aluno a compreender em que momento do curso ele se encontra; Atividades que auxiliem o aluno a compreender em que momento do curso ele se encontra; Usar títulos e subtítulos(são pistas para o aluno); Usar títulos e subtítulos(são pistas para o aluno); Usar sínteses e resumos. Usar sínteses e resumos.

28 Dicas: Incluir comentários associados à vida, ao cotidiano, a algo prático; Incluir comentários associados à vida, ao cotidiano, a algo prático; Fazer recapitulações ao longo do material. Pode ser via exercícios, por exemplo. Fazer recapitulações ao longo do material. Pode ser via exercícios, por exemplo.

29 => A elaboração de materiais didáticos tem que ser compartilhado entre especialistas de várias áreas. => A elaboração de materiais didáticos tem que ser compartilhado entre especialistas de várias áreas.


Carregar ppt "PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google