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Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.

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1 Livro didático 2011 Matemática

2 A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e explicação de fenômenos. Matemática linguagem e método científico (método axiomático- dedutivo).

3 Princípios teórico-metodológicos interpretar matematicamente situações do dia-a-dia ou de outras áreas do conhecimento; usar independentemente o raciocínio matemático para a compreensão do mundo que nos cerca; resolver problemas, criando estratégias próprias para sua resolução, desenvolvendo a iniciativa, a imaginação e a criatividade;

4 avaliar se os resultados obtidos na solução de situações- problema são ou não razoáveis; estabelecer conexões entre os campos da Matemática e entre essa e as outras áreas do saber; raciocinar, fazer abstrações com base em situações concretas, generalizar, organizar e representar; compreender e transmitir ideias matemáticas, por escrito ou oralmente, desenvolvendo a capacidade de argumentação; comunicar-se utilizando as diversas formas de linguagem empregadas na Matemática;

5 Critérios Eliminatórios gerais 1 – Respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao ensino fundamental. II – Observância de princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano. III – Coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica assumida pela coleção, no que diz respeito à proposta didático pedagógica explicitada e aos objetivos visados. IV – Correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos.

6 Critérios Eliminatórios específicos apresentar erro ou indução a erro em conceitos, argumentação e procedimentos matemáticos, no livro do aluno, no manual do professor e, quando houver, no glossário; deixar de incluir um dos campos da Matemática escolar, a saber: números e operações, álgebra, geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação;

7 dar atenção apenas ao trabalho mecânico com procedimentos, em detrimento da exploração dos conceitos matemáticos e de sua utilidade para resolver problemas; apresentar os conceitos com erro de encadeamento lógico, tais como: recorrer a conceitos ainda não definidos para introduzir outro conceito, utilizar-se de definições circulares, confundir tese com hipótese em demonstrações matemáticas;

8 Critérios Eliminatórios específicos a obra que deixar de propiciar o desenvolvimento de competências cognitivas básicas, como: observação, compreensão, argumentação, organização, análise, síntese, comunicação de idéias matemáticas, memorização; valorizar excessivamente o trabalho individual; apresentar publicidade de produtos ou empresas;

9 no manual do professor, não apresentar orientações metodológicas para o trabalho do ensino-aprendizagem da Matemática; no manual do professor, deixar de contribuir com reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem de Matemática,; no manual do professor, não apresentar orientações para a condução de atividades propostas.

10 Como são as resenhas? Visão geral da obra Principais pontos positivos e negativos da obra. A coleção Breve descrição da estrutura da obra seguida de um sumário por volume.

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12 Como são as resenhas? Análise Aqui se apresenta a análise crítica da obra enfocando: seleção, distribuição,e abordagem dos conteúdos; a metodologia adotada, a linguagem e os aspectos gráficos e editorias, e o manual do professor.

13 Distribuição dos conteúdos Abordagem dos conteúdos por campo Números e operações Álgebra Geometria Tratamento da informação Grandezas e medidas

14 Como são as resenhas? Metodologia de ensino e aprendizagem Análise do tipo de metodologia adotada, do uso de materiais didáticos, da contextualização proposta e de aspectos associados à formação da cidadania. Linguagem e aspectos gráfico-editoriais Discute-se o uso de diferentes linguagens e sua associação com a Matemática, a forma de introdução da linguagem específica da Matemática, a qualidade das ilustrações como apoio à aprendizagem e aspectos gráficos facilitadores do estudo e da formação de conceitos.

15 Manual do professor Apresentam-se as características do manual do professor e uma análise do cumprimento do seu papel como material de apoio ao trabalho docente.

16 Esta seção tem por objetivos apresentar: - Recomendações sobre o uso da coleção. - Sugestões para o planejamento e uso dos materiais didáticos sugeridos na obra; - Indicações para um melhor aproveitamento da obra; - Alertas sobre os conteúdos que precisam ser complementados e inadequações presentes na obra que o professor pode contornar. Em sala de aula


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