A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo Regional de Educação de Toledo"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo Regional de Educação de Toledo

2 Para iniciar a conversa...
Realidades superpostas: o aumento da exclusão social, violências... a expansão acelerada das tecnologias digitais, que vem disponibilizando inúmeros recursos e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida.

3 Perguntas... Como educadores, ou mesmo como usuários, não estamos acostumados a trabalhar e a compreender o funcionamento de um mundo em rede, de trabalhar coletivamente. Como sobreviver a tudo isto? Como aprender a dar conta de todos esses processos?

4 No meio de tudo isto está a escola, com os seus alunos e professores, tentando entender esses processos.

5 Demandas... A presença de novas necessidades: curriculares;
administrativas; pedagógicas.

6 Projeto Político Pedagógico
O Colégio tem como “filosofia a formação integral do educando como ser humano consciente, crítico, livre para o exercício da cidadania, para o fortalecimento da democracia nas relações humanas, sociais e, conseqüentemente, a conquista de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária”.

7 Proposta Pedagógica Curricular
Ementa A disciplina de matemática para o Ensino Fundamental contempla os Conteúdos Estruturantes: números, operações e álgebra; medidas geometria tratamento da informação

8 Objetivos Gerais Oferecer condições para que os estudantes se apropriem da matemática como um conjunto de resultados, métodos, procedimentos e que ele construa por intermédio do conhecimento matemático, valores e atitudes, visando sua formação integral como cidadão.

9 Reconhecer a matemática como uma ciência que está sendo construída de acordo com as necessidades humanas, portanto histórica. Proporcionar ao estudante o desenvolvimento de seu raciocínio lógico, compreendendo, interpretando e construindo seus próprios instrumentos para resolver problemas do cotidiano, permitindo assim uma melhor compreensão do meio onde vive, podendo nele participar e ser um agente para sua transformação.

10 Metodologia(s) Indicadas na DCE Matemática Resolução de problemas
Modelagem Matemática Etnomatemática Utilização de Mídias Tecnológicas Investigações Matemáticas

11 Conteúdos na PPC 8ª série
Números, operações e álgebra Conjunto dos números reais. Estudo dos radicais (operações, propriedades da radiciação e potenciação,racionalização). Equação do segundo grau (resolução através da fatoração e fórmula de Bháscara). Equações biquadradas,irracionais e sistema de equações do segundo grau. Funções Função afim. Função quadrática

12 Avaliação A avaliação deve ser vista como parte integrante em todo o processo de ensino e de aprendizagem. Ela deve ocorrer numa variedade de situações. A avaliação deve ser contínua, diagnóstica e cumulativa e nesses processos avaliativos poderão ser observados a produção escrita,a expressão oral na apresentação de argumentos.

13 Plano de Trabalho Docente
Disciplina: Matemática Série: Oitava série do Ensino Fundamental Ano letivo: 2008. Conteúdo Estruturante: Funções. Conteúdo Específico: Função afim e quadrática

14 Encaminhamentos Metodológicos
Objetivos Construir a noção intuitiva de função, diferenciando função afim de quadrática. Encaminhamentos Metodológicos Situações-problema que permitam a análise e aplicação das funções.

15 Atividades para os educandos
Resolução das situações-problema Realização de pesquisas Recursos Didáticos Recursos tecnológicos Softwares outros

16 Avaliação Avaliação contínua. Observação.
Apresentação de trabalho pelas equipes.

17 Voltando... “[...] consciente, crítico, livre para o exercício da cidadania [...] fortalecimento da democracia nas relações humanas”(PPP) “[...] compreendendo, interpretando e construindo seus próprios instrumentos para resolver problemas do cotidiano”.(PPC)

18 E as perguntas...? Trabalhar coletivamente... Superar paradigmas...
Educação para a democracia... Exclusão social…

19 Obrigado pela Atenção!!!


Carregar ppt "Núcleo Regional de Educação de Toledo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google